A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do parlamento dos Açores aprovou hoje, por unanimidade, o pedido da Inspeção Regional de Saúde para ouvir dois deputados socialistas num processo de inquérito relacionado com máscaras com defeito.
As autoridades da Madeira reportaram 11 novos casos de covid-19 e mais 21 recuperados nas últimas 24 horas nesta região, que tem 107 situações ativas sinalizadas e 10 doentes hospitalizados, informou a Direção Regional da Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que autorizou a contratação de médicos para sete especialidades do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e um investimento de 17,2 milhões de euros na ampliação das suas instalações.
Cerca de três dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para demonstrar descontentamento com a tutela e exigir a retoma de negociações laborais.
Um surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas (Portalegre) regista 22 infetados, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
Três lares do distrito de Beja têm surtos ativos de covid-19, tendo infetado um total de 136 utentes, dois dos quais morreram, revelou hoje fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está pronto para lançar “já amanhã” o concurso para a construção de uma nova maternidade em Coimbra, mas defendeu que se recomenda esperar pela posse do novo executivo municipal eleito.
A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas lançou um projeto de vídeos online promotores da atividade física destinado aos doentes e familiares, revelou hoje à Lusa a presidente da APLL, Isabel Barbosa.
Os trabalhadores da limpeza no Hospital de São José, em Lisboa, contratados pela empresa Sá Limpa, vão estar em greve de 24 horas na sexta-feira, protesto que inclui uma concentração junto ao estabelecimento hospitalar, anunciou hoje o sindicato STAD.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou a definição de caso clínico da condição pós-covid-19, considerada fundamental para o acompanhamento e tratamento de doentes que continuam com sintomas depois recuperarem da infeção.
O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) alertou hoje para um possível aumento de doença viral, com a retirada das máscaras, e defendeu que o seu uso tem de ser equilibrado.
A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.822.267 mortos em todo o mundo, desde o surgimento da doença na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP, com base em dados oficiais.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciaram hoje uma nova Estratégia de Vacinação Global contra a covid-19 para vacinar 40% da população em todos os países até final do ano.
Portugal regista hoje mais 731 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e 11 mortes associadas à covid-19, assim como um aumento no número de internamentos em enfermaria, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou hoje que faltam 50 especialistas nas áreas da Ortopedia, Cirurgia, Medicina Interna e Ginecologia/Obstetrícia, com impacto no serviço de urgências do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
Cerca de 4.600 pessoas vão participar na terceira fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) para determinar a imunidade da população portuguesa após a vacinação contra a contra a covid-19, anunciou hoje o INSA.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 12 casos de covid-19, todos em São Miguel, e 19 recuperações, a par de uma morte e nove internamentos em hospital, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
O vice-almirante Gouveia e Melo considerou hoje irrealista haver preconceito contra a utilização de capacidades das Forças Armadas quando estas são úteis e necessárias à sociedade civil, alertando, no entanto, que um militar não pode servir para tudo.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para “dezenas de situações” de hospitais com falta de profissionais de saúde, apontando, além de Setúbal, os casos de Beja, Algarve, Alentejo e Vila Franca de Xira como os mais graves.
Todas as regiões de Portugal são agora consideradas de risco moderado para a covid-19 nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), para decisões sobre viagens na União Europeia (UE), após recuo dos Açores.
A Inspeção Regional de Saúde requereu à Assembleia Regional dos Açores a audição do ex-presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e do ex-diretor regional de Saúde, Tiago Lopes, atuais deputados do PS, por causa da aquisição de máscaras com defeito.
A luta contra a covid-19, as alterações climáticas e a defesa da liberdade de imprensa estão entre as questões favoritas nas apostas para o Prémio Nobel da Paz, que será atribuído na sexta-feira, em Oslo.
Portugal é um dos países com menor exposição a choques ecológicos, mas Moçambique e Angola estão em grande risco, segundo o Relatório de Ameaças Ecológicas publicado pelo Instituto de Economia e Paz, sediado na Austrália.
O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, afirmou que o acordo-base do executivo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e misericórdias para o biénio 2021-2022 vai ter em consideração as necessidades “mais prementes” daquelas entidades.