O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou hoje que se tente transferir para os médicos de família a responsabilidade do “anunciado caos nas urgências hospitalares” e pede que seja repensada a estratégia de combate à pandemia.
A Assembleia Municipal de Serpa (Beja) criticou hoje o fecho das urgências do hospital local durante a madrugada, a partir de segunda-feira, porque “coloca em causa o apoio às populações”, sobretudo em tempo de pandemia.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 288 novos casos positivos de covid-19, o terceiro recorde diário consecutivo desde o início da pandemia, totalizando hoje 1.316 infeções ativas, de acordo com a Autoridade Regional de Saúde.
O Hospital de Dia Médico de Braga tem novas instalações, podendo agora acomodar até 17 utentes, com tratamentos programados e individualizados ao doente em ambulatório, foi hoje anunciado.
Uma resolução do Conselho de Ministros que autoriza a despesa adicional de quase 292 milhões de euros no próximo ano para a compra de vacinas contra a covid-19 foi hoje publicada em Diário da República.
Portugal está classificado na pior categoria de risco de covid-19 do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) – vermelho-escuro –, após os Açores terem aumentado as notificações e os casos positivos.
A Iniciativa Liberal defendeu hoje a reavaliação das regras de isolamento, como parte de uma nova estratégia de abordagem à pandemia, deixando críticas às atuais medidas que exigem teste negativo para aceder a um conjunto de atividades.
Cerca de 72.300 bebés nasceram em Portugal até final de novembro, o número mais baixo de sempre para igual período, revelam dados do Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN), que cobre a quase totalidade dos nascimentos.
A marcação para a dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível, desde hoje, para pessoas com 50 ou mais anos e para vacinados com a Janssen, há 90 ou mais dias, com 30 ou mais anos.
Catarina Martins defende que a concretização da Lei de Bases da Saúde deverá ser a prioridade do próximo Governo e acusa o Executivo de revelar uma “enorme impreparação” na resposta à atual fase da pandemia de covid-19.
As restrições para conter a pandemia de covid-19 no período de Ano Novo entraram às 00:00 de hoje em vigor e vão manter-se até sábado, devido ao agravamento da situação epidemiológica e recente aumento de casos.
O novo presidente do conselho de administração do hospital da ilha Terceira, nos Açores, assumiu hoje como prioridades a redução de listas de espera e o aumento de idoneidades formativas para fixar médicos.
A Madeira registou hoje 310 novos casos de covid-19 e 153 recuperações, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 2.494, com 31 doentes hospitalizados.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) manifestou-se hoje preocupada e alertou para o perigo de grandes aglomerados de pessoas nos centros de testagem e vacinação contra a covid-19, numa altura em que a variante Ómicron é dominante.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou hoje que "está a avaliar tecnicamente" a questão da redução do período de isolamento de infetados com o coronavírus que causa a covid-19 e a recolher provas científicas.
Portugal ultrapassou na terça-feira um milhão de passageiros fiscalizados nos aeroportos portugueses para apresentação de teste negativo de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 ou certificado de recuperação da doença covid-19.
O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu hoje algumas dificuldades na testagem por PCR para despiste do coronavírus SARS-CoV-2, mas disse que se prendem sobretudo com falta de recursos humanos na recolha de amostras.
O presidente do Chega defendeu hoje que a redução do período de isolamento de infetados com covid-19 “faz todo o sentido”, argumentando que o tempo atual “é insustentável para a economia” e “já não se justifica”.
O Governo da Madeira anunciou hoje o prolongamento da situação de contingência no arquipélago até 15 de janeiro de 2022 e decidiu reduzir para cinco dias o isolamento de infetados assintomáticos com o vírus da covid-19.
O Governo Regional dos Açores está a ponderar a possibilidade de reduzir o período de isolamento dos infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 e dos contactos próximos, adiantou hoje o secretário regional da Saúde.
Os Açores vão ter cinco postos de despiste do coronavírus SARS-CoV-2, com testes rápidos de antigénio, a funcionar na quinta e na sexta-feira nas ilhas Terceira e São Miguel, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.
O formulário para o apoio à família associado ao encerramento das escolas devido à pandemia já foi descarregado 43 mil vezes na página da Segurança Social Direta, disse hoje fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As unidades de saúde dos distritos de Beja e Portalegre têm registado um aumento da afluência de casos suspeitos de covid-19 nas urgências e áreas dedicadas a doentes respiratórios, mas sem comprometer os cuidados de saúde às populações.
O secretário regional da Saúde dos Açores assegurou hoje que a realização de testes gratuitos de despiste do coronavírus SARS-CoV-2 não está em causa, alegando que a realização nas unidades de saúde com pagamento de taxa moderadora é complementar.