A Comissão Europeia propôs hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) avancem com taxas reduzidas de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para “melhorar a acessibilidade dos alimentos” e que incentivem à contenção dos preços, perante aumentos.
A Comissão europeia garantiu hoje que a disponibilidade de alimentos não está em causa na União Europeia (UE) devido aos problemas de fornecimento causados pela guerra da Ucrânia, admitindo, porém, aumentos dos preços e dependência de algumas importações.
A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Alcobaça recebeu 300 doentes no primeiro ano de funcionamento e pretende alargar o serviço com a criação de uma equipa de assistência no domicílio, anunciou o Centro Hospitalar de Leiria.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC), que avaliou o impacto da covid-19 nas férias de verão dos portugueses, concluiu que a pandemia proporcionou oportunidades de descoberta ou redescoberta do país, especialmente dos territórios rurais.
A Acreditar disponibilizou instalações para receber crianças ucranianas com cancro, mas a diretora-geral da instituição diz que procedimentos burocráticas estão a inviabilizar a sua chegada a Portugal, questão que o ministério da Saúde diz já ter começado a resolver.
A guerra na Ucrânia vai entrar no 30.º dia na sexta-feira, se nada a travar entretanto, sem números confirmados de baixas, mas com mais de 10 milhões de pessoas em fuga e imagens de morte e destruição.
Cerca de um terço dos refugiados que fugiram da guerra da Ucrânia são menores e muitos deles chegam a Portugal acompanhados por familiares, mas sem os pais, indicou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem estado atento a possíveis casos de tráfico de pessoas oriundas da guerra na Ucrânia, tendo reforçado os controlos junto à fronteira com Espanha, nos aeroportos e nos balcões de atendimento.
Quatro cientistas portuguesas foram distinguidas com um prémio no valor total de 60 mil euros por projetos de investigação sobre cancro da mama, microcefalia, comportamentos aditivos e preservação de aves aquáticas, anunciou hoje a organização.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desafiou a ministra da Saúde, hoje reconduzida no cargo, a resolver os “problemas” desta classe profissional o “mais rapidamente possível”, alegando que Marta Temido conhece os dossiers e as soluções.
A União Europeia (UE) denunciou esta terça-feira o uso da água “como uma arma de guerra” em Mariupol, com as forças russas a ameaçarem a população ucraniana “de desidratação” para forçar a capitulação daquela cidade estratégica.
A resposta à crise humanitária que derivou da invasão russa da Ucrânia levou a um confronto diplomático nas Nações Unidas, com várias propostas de resolução na mesa que ameaçam dividir a comunidade internacional.
O BE/Açores vai entregar no parlamento regional uma iniciativa para a criação de um “regime excecional” para a integração nos quadros dos trabalhadores precários da Saúde, foi hoje anunciado.
A Liga Portuguesa dos Bombeiros e o INEM acordaram hoje um conjunto de medidas para reforçar a parceira entre as duas instituições e comprometeram-se a discutir soluções para responder ao aumento do preço dos combustíveis.
O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, disse hoje que, apesar da invasão da Ucrânia “obrigar a rever as prioridades europeias”, o investimento no ensino superior, na investigação e na inovação “não pode ser descurado”.
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que o futuro centro académico clínico Nuno Grande assumirá uma “importância capital” na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.
O presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que defendeu o adiamento da descentralização numa carta enviada ao primeiro-ministro porque as verbas que acompanham a transferência de competências, sobretudo nas áreas da saúde e educação, são insuficientes.
A maioria dos partidos com assento parlamentar pediu hoje ao primeiro-ministro que desça os impostos sobre os combustíveis e a energia, embora variando nas soluções que defendem.
Um ciclo de conferências em forma de tertúlias subordinadas ao tema “Medicina e Humanismo” terá lugar em Lisboa entre março e maio, contando com a participação de nomes como Ana Jorge, Constantino Sakellarides, Isabel do Carmo e Sobrinho Simões.
O presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) vai reunir-se em Moscovo, na quarta e na quinta-feira, com diferentes autoridades russas para abordar questões humanitárias relacionadas com a guerra na Ucrânia, informou hoje a organização.
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal já recebeu até ao momento 17.504 refugiados provenientes da Ucrânia, dos quais 6.200 são menores, e defendeu que o país agilizou o conjunto de procedimentos para o reconhecimento do estatuto de refugiado.
Cerca de 1.000 freguesias foram este ano identificadas como prioritárias para limpeza de florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
A Proteção Civil dos Açores "está a preparar medidas preventivas que possam ser adotadas num possível cenário de um sismo de maior magnitude ou de uma possível erupção" em São Jorge, resultante da crise sismovulcânica, foi hoje anunciado.
A atividade sísmica em São Jorge, Açores, continua "muito acima" dos valores de referência, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), que não exclui a possibilidade de um evento de maior magnitude ou possível erupção.