O Governo pretende rever o modelo de financiamento dos hospitais e reforçar a sua autonomia de gestão ao nível da contratação de profissionais de saúde, prevê o Programa do executivo de António Costa hoje entregue no parlamento.
A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, vai disponibilizar, durante seis meses, um plano de saúde gratuito a cerca de 1.500 refugiados da Ucrânia que vão viver no concelho, anunciou hoje a autarquia.
Os Açores registaram, na última semana, 2.603 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, tendo atualmente 2.434 casos ativos, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, afirmou hoje que a região pretende ser a ‘Singapura do Atlântico’, defendendo que essa ambição “não pode ser considerada desmesurada”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou o Governo de excluir as instituições públicas dos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência para investimento nos cuidados continuados e paliativos, uma crítica que o Ministério da Saúde rejeita.
Cerca de três dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje no Hospital de Portimão, no Algarve, para exigir que sejam cumpridas as promessas de contabilização dos pontos para a progressão nas carreiras e de justiça remuneratória.
A ala poente do serviço de cirurgia do Hospital de Faro está “encerrada a novos internamentos” devido a um surto de covid-19, mas a assistência está garantida noutras áreas da unidade, disse fonte hospitalar.
A poluição atmosférica desceu temporariamente em 2020 por causa dos confinamentos forçados, afirmou hoje a Agência Europeia do Ambiente, que assinala que quase todos os europeus respiram ar que faz mal à saúde.
O bastonário dos médicos defende que a gestão dos doentes crónicos deve ser feita em conjunto e proximidade pelos médicos de família e os de medicina interna e que é preciso recuperar a relação médico-doente, desgastada pela pandemia.
O bastonário da Ordem dos Médicos defende que é preciso fazer alterações nos cursos de medicina e nas especialidades para no futuro ter uma resposta adequada às necessidades da população, uma discussão que decorrerá no Congresso Nacional em Lisboa.
Com os terrenos de cultivo arrasados pelas bombas e os agricultores mobilizados para a guerra, a invasão russa pode reduzir para metade a colheita de cereais na Ucrânia, fundamental para a alimentação mundial, alertou esta quinta-feira o governo ucraniano.
O medicamento oral contra a covid-19 molnupiravir elimina o vírus SARS-Cov-2, na sua fase infecciosa ativa, ao terceiro dia desde o início da toma, revela um estudo que será apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.
Os casos de gripe em Portugal estão com tendência crescente em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, perspetivou hoje que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) em curso para o novo aeroporto de Lisboa esteja concluída em 2023 e apelou a um consenso nacional.
Mais de 300 dentistas inscreveram-se numa plataforma de apoio ativada pela Ordem dos Médicos Dentistas para ajudar refugiados ucranianos, disponibilizando cuidados de saúde oral e até alojamento e postos de trabalho, avançou hoje à Lusa a Ordem.
O Governo dos Açores vai realizar obras no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo para corrigir a sua “situação indigna” e investir nos bombeiros, anunciou hoje o titular da pasta da Saúde.
O Centro Hospitalar do Oeste apelou hoje a que apenas os doentes urgentes recorram ao serviço de urgência, admitindo que a elevada procura pode obrigar ao reencaminhamento de utentes para outras unidades.
A União de Freguesia de São Cosme, Valbom e Jovim, em Gondomar, no distrito do Porto, dispõe a partir de hoje do primeiro Balcão SNS24 do país a disponibilizar acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos avançou no programa Corpo Clínico, que é preciso alterar a forma como o Serviço Nacional de Saúde está a funcionar. Estabelecer uma parceria transitória com os setores privado e social é um dos caminho apontados.
O presidente da Câmara de Mangualde disse hoje à agência Lusa que não assinará o auto de transferência de competências na saúde por um “conjunto de fatores”, entre os quais o encerramento do serviço permanente.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), disse hoje que a autarquia só aceitará a transferência de competências na área da saúde com “a mochila adequada” para as exercer bem.
O número de sismos registados na ilha de São Jorge, nos Açores, registou "uma redução significativa", havendo ainda "uma alteração relativamente à localização dos epicentros", informou hoje a Proteção Civil açoriana.
A urgência pediátrica do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo registou, “em alguns dias”, o “dobro de procura” daquele serviço, “predominantemente, casos de gripe A, mas “respondeu adequadamente sem necessidade de reforço de profissionais de saúde”.
O Centro de Saúde de Portel (Évora) ‘ganhou’ uma resposta “mais rápida” às carências, com benefícios para utentes e profissionais, desde que a câmara assumiu competências na área da saúde, há pouco mais de um ano.