O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje que chegou a acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, no âmbito da revisão parcelar do contrato coletivo de trabalho, mas as 35 horas semanais continuam a ser “uma exigência”.
O município de Vila Nova da Barquinha vai acolher o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, disse hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna, fechando assim a localização de todos os 23 futuros comandos.
O coordenador do plano de vacinação admitiu hoje que a inoculação contra a covid-19 destinada a crianças está aquém das expectativas e pediu aos pais que não iniciaram o processo que façam “ainda hoje” o auto-agendamento para sábado.
O coordenador do plano de vacinação disse hoje que “80% das pessoas elegíveis” para a terceira dose da vacina contra a covid-19 estão vacinadas e apelou às faixas mais jovens para que se juntem ao processo.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integram um projeto europeu que visa implementar um modelo para melhorar a qualidade e segurança no acesso aos cuidados de saúde oral para todos os cidadãos.
A Ordem dos Médicos em Lisboa acolhe, a partir de hoje, o Symposium da Loucura, uma mostra artística concebida pelos artistas do Manicómio como “um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde mental”.
As pessoas que recuperaram da covid-19 têm uma probabilidade significativamente maior (60%) de sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, indica um estudo publicado quarta-feira pela revista científica British Medical Journal (BMJ).
Mais de 25% das mulheres entre os 15 e os 49 anos já sofreu violência por parte do seu parceiro ao longo da vida, segundo um estudo publicado na quarta-feira pela revista Lancet com dados entre 2000 e 2018.
Mais 24.907 pessoas tomaram na terça-feira o reforço da vacinação contra a covid-19, elevando o total para 5.735.632, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As câmaras de Barcelos e Esposende equacionam assinar um protocolo de colaboração “alargado”, para a prossecução de projetos comuns, à cabeça dos quais um novo hospital a instalar no primeiro daqueles concelhos, foi hoje anunciado.
As medidas em vigor para controlar a pandemia de covid-19 deverão revistas na quinta-feira pelo Governo, depois dos peritos terem sugerido um alívio nas restrições, como o fim das limitações de acesso a lojas, bares e discotecas.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Évora, que enfrentam dificuldades na captação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde, vão poder recorrer a uma plataforma digital para fazer contratações para as suas valências.
O PCP considerou hoje que deixou de deixou de ser “aceitável a manutenção” de restrições face à “forte desaceleração” da pandemia no país, reivindicando o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para continuar a monitorização.
O encerramento da urgência de Obstetrícia no Algarve por falta de médicos é “recorrente” e a transferência de grávidas para hospitais a norte da região “sobrecarrega” serviços já deficitários em profissionais, advertiu hoje o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
O presidente do Chega defendeu hoje a eliminação do uso de certificados digitais para aceder a espaços como restaurantes, bares ou discotecas, considerando que o governo já tem condições para avançar com o alívio de restrições pandémicas.
O índice de transmissibilidade (Rt) nacional do coronavírus SARS-CoV-2 registou uma nova descida para 0,76 e a incidência de infeções voltou a baixar, estando agora nos 4.390,9 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Portugal registou 20.041 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 46 mortes associadas à covid-19 e uma nova diminuição dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PAN defendeu hoje que “é altura” de os profissionais de saúde que foram “alocados à monitorização” da pandemia retomarem as suas tarefas, considerando que o país está perante uma “nova forma de encarar” a covid-19.
A DGAV comunicou que foi detetado um novo foco de infeção pela gripe das aves numa exploração comercial de patos em A-dos-Cunhados e Macieira, Torres Vedras, o terceiro caso nesta freguesia desde o início do mês.
O investigador Henrique Barros afirmou hoje que o coronavírus SARS-CoV-2 está “objetivamente” endémico, mas alertou que isso não significa descurar a gravidade da doença covid-19, como a malária ou a tuberculose que também são patologias endémicas.
O BE defendeu hoje o levantamento imediato da “esmagadora maioria” das restrições no âmbito da covid-19 com vista a uma eliminação total daqui a “algumas semanas”, reforçando a importância do investimento no Serviço Nacional de Saúde.
O executivo da Câmara de Vieira do Minho aprovou hoje a adjudicação da empreitada para a construção do novo centro de saúde, no valor de 1 milhão e 558 mil euros, anunciou hoje este município do distrito de Braga.
A Iniciativa Liberal saudou hoje “o novo tom de normalidade” quanto à nova fase da pandemia da covid-19 e o levantamento de restrições, pedindo “sentimento de urgência” na recuperação de aprendizagens, saúde mental e cuidados de saúde primários.
O primeiro-ministro elogiou hoje os progressos registados ao longo de quase dois anos de combate à pandemia da covid-19, mas advertiu que a ameaça da doença persiste enquanto não houver vacinação à escala global.