A Hungria pediu à Comissão Europeia (CE) que suspenda o bloqueio de fundos de recuperação pós-pandemia imposto a Budapeste, devido à sua deriva autoritária, para usar o dinheiro na ajuda a refugiados da Ucrânia.
A Comissão Europeia disse hoje que as futuras regras do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que deverão entrar em vigor em breve, permitirão reduzir até zero as taxas para produtos alimentares, em altura de problemas de fornecimento.
A Câmara de Santa Comba Dão decidiu não assinar o auto de transferência de competências na área da saúde, disse hoje o presidente do município à agência Lusa.
O número de mortes atribuídas à covid-19 diminuiu 23 por cento na semana passada, com 32.959 óbitos declarados, o número mais baixo desde março de 2020, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os países africanos estão a fazer progressos na luta contra a violência de género, incluindo a mutilação genital feminina, mas a falta de recursos e de um compromisso político forte impedem mais avanços, revela um estudo hoje publicado.
A Comissão Europeia propôs hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) avancem com taxas reduzidas de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para “melhorar a acessibilidade dos alimentos” e que incentivem à contenção dos preços, perante aumentos.
A Comissão europeia garantiu hoje que a disponibilidade de alimentos não está em causa na União Europeia (UE) devido aos problemas de fornecimento causados pela guerra da Ucrânia, admitindo, porém, aumentos dos preços e dependência de algumas importações.
A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Alcobaça recebeu 300 doentes no primeiro ano de funcionamento e pretende alargar o serviço com a criação de uma equipa de assistência no domicílio, anunciou o Centro Hospitalar de Leiria.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC), que avaliou o impacto da covid-19 nas férias de verão dos portugueses, concluiu que a pandemia proporcionou oportunidades de descoberta ou redescoberta do país, especialmente dos territórios rurais.
A Acreditar disponibilizou instalações para receber crianças ucranianas com cancro, mas a diretora-geral da instituição diz que procedimentos burocráticas estão a inviabilizar a sua chegada a Portugal, questão que o ministério da Saúde diz já ter começado a resolver.
A guerra na Ucrânia vai entrar no 30.º dia na sexta-feira, se nada a travar entretanto, sem números confirmados de baixas, mas com mais de 10 milhões de pessoas em fuga e imagens de morte e destruição.
Cerca de um terço dos refugiados que fugiram da guerra da Ucrânia são menores e muitos deles chegam a Portugal acompanhados por familiares, mas sem os pais, indicou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem estado atento a possíveis casos de tráfico de pessoas oriundas da guerra na Ucrânia, tendo reforçado os controlos junto à fronteira com Espanha, nos aeroportos e nos balcões de atendimento.
Quatro cientistas portuguesas foram distinguidas com um prémio no valor total de 60 mil euros por projetos de investigação sobre cancro da mama, microcefalia, comportamentos aditivos e preservação de aves aquáticas, anunciou hoje a organização.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desafiou a ministra da Saúde, hoje reconduzida no cargo, a resolver os “problemas” desta classe profissional o “mais rapidamente possível”, alegando que Marta Temido conhece os dossiers e as soluções.
A União Europeia (UE) denunciou esta terça-feira o uso da água “como uma arma de guerra” em Mariupol, com as forças russas a ameaçarem a população ucraniana “de desidratação” para forçar a capitulação daquela cidade estratégica.
A resposta à crise humanitária que derivou da invasão russa da Ucrânia levou a um confronto diplomático nas Nações Unidas, com várias propostas de resolução na mesa que ameaçam dividir a comunidade internacional.
O BE/Açores vai entregar no parlamento regional uma iniciativa para a criação de um “regime excecional” para a integração nos quadros dos trabalhadores precários da Saúde, foi hoje anunciado.
A Liga Portuguesa dos Bombeiros e o INEM acordaram hoje um conjunto de medidas para reforçar a parceira entre as duas instituições e comprometeram-se a discutir soluções para responder ao aumento do preço dos combustíveis.
O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, disse hoje que, apesar da invasão da Ucrânia “obrigar a rever as prioridades europeias”, o investimento no ensino superior, na investigação e na inovação “não pode ser descurado”.
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disse hoje que o futuro centro académico clínico Nuno Grande assumirá uma “importância capital” na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.
O presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que defendeu o adiamento da descentralização numa carta enviada ao primeiro-ministro porque as verbas que acompanham a transferência de competências, sobretudo nas áreas da saúde e educação, são insuficientes.
A maioria dos partidos com assento parlamentar pediu hoje ao primeiro-ministro que desça os impostos sobre os combustíveis e a energia, embora variando nas soluções que defendem.
Um ciclo de conferências em forma de tertúlias subordinadas ao tema “Medicina e Humanismo” terá lugar em Lisboa entre março e maio, contando com a participação de nomes como Ana Jorge, Constantino Sakellarides, Isabel do Carmo e Sobrinho Simões.