O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) defendeu hoje uma maior agilização do acesso a bombas de insulina para permitir que cheguem mais rapidamente a cerca de 15 mil diabéticos.
A Universidade de Évora (UÉ) vai inaugurar, na quinta-feira, uma infraestrutura científica pioneira dedicada à investigação do uso de sais fundidos na conversão termoelétrica da energia solar, anunciou hoje a instituição.
A empresa RPK Biopharma, que produz canábis medicinal em Sintra (Lisboa) e Aljustrel (Beja), mudou de proprietária, depois da canadiana Flowr Corporation ter vendido a Holigen Holdings Limited à Akanda Corporation por cerca de 32,3 milhões de euros.
A Relatora Especial da ONU para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Lepra e seus Familiares, Alice Cruz, inicia quinta-feira uma visita oficial de duas semanas a Angola.
Os trabalhadores das carreiras de regime geral com contrato individual de trabalho nos hospitais dos Açores vão começar a receber atualizações salariais, com retroativos a 2019, ainda este semestre, avançou hoje o Governo Regional.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) está a monitorizar os casos notificados em vários países de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças e conta publicar na quinta-feira uma avaliação rápida de risco.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, foi alvo de um ataque informático, durante a noite passada, tendo ativado de imediato o protocolo de segurança, anunciou hoje a unidade hospitalar.
O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba, anunciou hoje que, entre quarta-feira e sábado, vai ser realizada uma campanha de vacinação de “todas as crianças até cinco anos” contra a poliomielite, novamente detetada no país.
Perto de 30 pessoas manifestaram-se hoje junto do Hospital da Luz, em Lisboa, reivindicando a aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), estando os trabalhadores hoje em greve.
Os microplásticos que poluem os oceanos podem ser veículos para germes patogénicos terrestres que provocam doenças em organismos marinhos e seres humanos, concluíram cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a morte de 51 pessoas por covid-19, nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde fevereiro de 2020, no início da pandemia.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) avançou com uma ação em tribunal contra a TCM, empresa concessionária do estacionamento, lê-se numa nota interna do hospital a que a Lusa teve hoje acesso.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, foi reconhecido internacionalmente como um centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna.
O presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tondela disse hoje que vai ser implementado um plano que teve como base a auscultação dos mais novos que se queixam de não serem ouvidos.
O uso de máscaras ou viseiras deixa de ser obrigatório também nos Açores, à exceção de locais frequentados por pessoas vulneráveis, como lares, serviços de saúde e transportes públicos, anunciou hoje o Governo Regional.
O Ministério da Saúde aumentou para 745 o número de camas disponibilizadas nos hospitais públicos para acolher refugiados da guerra da Ucrânia, entre os quais crianças, segundo dados avançados hoje à Lusa.
Os Açores registaram, na última semana, 2.411 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, tendo atualmente 2.328 casos ativos, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Uma nova dose de reforço da vacina contra a covid-19 só deve ser administrada se a situação da pandemia se agravar e apenas em pessoas de maior risco, defendeu hoje o investigador Miguel Castanho.
Portugal acolheu na quinta-feira uma doente ucraniana para tratamento no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, a primeira a ser transferida ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As unidades ou serviços hospitalares ´livres de covid' e as áreas dedicadas a doentes com infeção respiratória (ADR), criadas no âmbito da pandemia, vão ser desativadas no sábado, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que o uso de máscara deixou de ser obrigatório no parlamento, ressalvando que “ninguém está impedido” de usar caso queira.
O fim da obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas “não terá impactos muito significativos” no aumento de casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, indicam os modelos de previsão da pandemia do Instituto Superior Técnico (IST).
A atividade epidémica da gripe está disseminada em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), que indica uma ligeira subida da incidência, que tinha caído de forma abrupta.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que a imunoterapia, também conhecida como vacina antialérgica, pode prevenir a progressão da doença alérgica e diminuir em 25% o risco de as crianças desenvolverem asma.