Mais de 270 novos médicos de família estão prontos para iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje no parlamento a secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde atribuiu hoje o excesso de mortalidade em 2020 à covid-19, à gripe e ao calor, mas também a um pico sem causa específica que necessita de uma investigação num período mais longo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou hoje que o número de epidemias em África causadas por doenças com origem em animais cresceu 63% na última década, comparando com a anterior, de 2001 a 2011.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga considerou hoje que “não é agradável” os constantes encerramentos do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, assumindo que está a trabalhar diariamente para minimizar os impactos.
O neurocientista da Universidade de Coimbra e investigador na área da psicologia básica, Jorge Almeida, alertou para o perigo da visão “utilitarista” da ciência, apontando a necessidade de equilíbrio entre a ciência básica e a ciência aplicada.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje, numa conferência internacional em Haia sobre crimes de guerra na Ucrânia, a disponibilização de duas equipas portuguesas para trabalhar no terreno, uma do Instituto de Medicina Legal e outra da Polícia Judiciária.
O Chega anunciou hoje a entrega de um projeto de lei para que deixe de ser obrigatório o uso de máscara na generalidade dos locais, incluindo transportes públicos, mantendo-se apenas em estabelecimentos de saúde ou lares.
Metade das vagas abertas no concurso para médicos de Medicina Geral e Familiar ficaram por preencher na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados divulgados hoje pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
A ministra da Presidência afirma que os 40 mil milhões de euros do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) visam uma convergência duradoura com a União Europeia, mas com coesão social e territorial.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou esta quarta-feira que a inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas e o calor podem causar danos nas vias respiratórias e emitiu recomendações sobre o que deve fazer-se nestas situações.
Bill Gates, preocupado com o “sofrimento significativo” resultante de problemas globais, incluindo a pandemia do novo coronavirus, anunciou na quarta-feira que vai doar 20 mil milhões de dólares à sua fundação para que esta possa aumentar a despesa anual.
Os medicamentos fluvoxamina e colchicine não são recomendados para doentes com covid-19 leve ou moderada, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta falta de dados sobre os benefícios dos fármacos nessas situações.
A média de infeções diminuiu para os 7.690 casos diários em Portugal e o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 mantém-se abaixo do limiar de 1 e sem alterações significativas, indicou hoje o INSA.
A Tanzânia enviou uma equipa de médicos e especialistas em saúde para o sudeste do país para investigar uma doença misteriosa que matou três pessoas, anunciaram hoje as autoridades.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) teve desde 2019 perdas de receitas nos jogos de 1.500 milhões de euros, situação que a atual gestão espera ultrapassar em 2023, revelou hoje o provedor da instituição.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje a administração de anticorpos monoclonais às pessoas com o sistema imunitário deprimido para prevenir a covid-19, alegando que esse tratamento apenas é feito “tarde demais” em Portugal.
A Câmara de Santarém acionou medidas de prevenção face às temperaturas elevadas, tendo monumentos e igrejas abertos, com água gratuita, para abrigo de residentes e visitantes que circulem pelas ruas em horas de maior calor, anunciou hoje a autarquia.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo subiu hoje o estado de alerta para o nível vermelho na área geográfica que abrange, “devido às elevadas temperaturas que se têm sentido e que vão continuar nos próximos dias”.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) atribuiu hoje o excesso de mortalidade em 2020 a uma conjugação de fatores, mas alertou que o “grande problema ainda vem aí” devido ao agravamento de doenças não diagnosticadas durante a pandemia.
Os centros públicos de procriação medicamente assistida (PMA) aceitaram o repto lançado pelo Ministério da Saúde de aumentar a produção e reduzir os tempos de espera para acesso a estes tratamentos até ao final do primeiro semestre de 2023.
A reunião do Ministério da Saúde com os sindicatos médicos foi suspensa, retomando dia 26, depois de as estruturas sindicais terem apresentado uma contraposta ao protocolo negocial para incluir, entre outras matérias, aumentos salariais.
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta na sexta-feira o projeto Venda Responsável de Álcool, Tabaco e Jogos Sociais, que pretende sensibilizar os comerciantes para a legislação do setor e para a venda responsável destes produtos a menores.
O Governo anunciou um reforço de oito milhões de euros para o financiamento da procriação medicamente assistida (PMA) contratada para 2022 e avançou que o novo centro de PMA no Algarve abrirá em janeiro de 2023.
O PAN/Açores solicitou hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre o funcionamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) na região, alegando que "importa saber se os veículos de emergência pré-hospitalar falharam na resposta a alguma solicitação".