A Indonésia decidiu levantar de imediato todas as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, quase três anos depois de ter sido confirmado o primeiro caso da doença no país, anunciou hoje o seu Presidente.
Portugal regista uma atividade de gripe crescente, adianta o relatório sobre os vírus respiratórios da Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda a manutenção dos planos de contingência para responder ao aumento da procura dos serviços de saúde.
Mais de 65 enfermeiros do IPO de Lisboa acusam a instituição de os excluir das regras referentes à progressão da carreira aprovadas este ano, uma situação que a tutela está a analisar, garantindo que terão uma resposta na próxima semana.
O estado de saúde de Bento XVI mantém-se estável e hoje o Papa emérito assistiu a uma missa, mas a sua equipa médica considere que a sua situação é grave e irreversível.
Portugal anunciou hoje um apoio humanitário a Cabo Verde no valor de 580 mil euros para ajudar o arquipélago a mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, a crise alimentar e a seca prolongada.
O Governo espanhol anunciou hoje o estabelecimento de “controlos nos aeroportos” para os viajantes com origem na China, para garantir que não são portadores do vírus que provoca a doença da covid-19.
A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e janeiro o mês com mais preenchido, com perto de 3,3 milhões, foi hoje anunciado.
Os dados da China sobre o número de mortes de Covid-19 foram sempre transparentes, disseram as autoridades de saúde chinesas, apesar de uma discrepância com a realidade das estatísticas até agora fornecidas por Pequim.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) congratula-se com a criação de 28 novas USF B, mas diz-se preocupada com a possibilidade de criar unidades modelo C, apelidadas de “cooperativas de médicos”, em zonas carenciadas.
Os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Beja encerram às 08:00 de hoje e reabrem segunda-feira de manhã, no âmbito do plano da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As medidas de proteção adotadas por vários países face à explosão de casos de covid-19 na China são “compreensíveis” perante a falta de informação prestada por Pequim, referiu quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A pandemia de covid-19 custou ao Estado 3.719,8 milhões de euros até novembro, devido a um aumento da despesa em 3.075,2 milhões de euros e uma diminuição da receita em 644,6 milhões de euros.
A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, que termina o mandato no final do ano, manifestou a vontade junto da tutela de não renovar a nomeação, confirmou hoje à agência Lusa o Ministério da Saúde.
A pneumologista Sofia Ravara alertou hoje para os riscos do “fumo em terceira mão”, substâncias libertadas pelo fumo do tabaco que podem estar nas paredes, mobílias ou mesmo no hálito dos fumadores e que prejudicam sobretudo as crianças.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esclareceu hoje que os cidadãos de Ovar vão poder continuar a escolher hospitais onde querem ser tratados que não pertençam à Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que hoje completou 60 anos, pretende continuar a afirmar-se como uma instituição de referência no Serviço Nacional de Saúde (SNS) na prestação de cuidados com qualidade e em tempo oportuno.
Os empresários de diversão noturna consideram que as alterações que entram em vigor no domingo relativas ao fumo em espaços públicos fechados irão causar pouco impacto nos estabelecimentos das grandes cidades.
Os empresários do setor de animação noturna do Algarve acreditam que a comemoração da passagem de ano ‘sem restrições’ pode ajudar a minimizar alguns prejuízos causados pela pandemia de covid-19, numa região habituada à sazonalidade do turismo.
A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, comprou por 700 mil euros um imóvel para alojar o futuro centro de saúde de A-dos-Cunhados e Maceira, foi hoje anunciado.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês) considerou hoje injustificada a despistagem obrigatória da covid-19 na União Europeia para os viajantes oriundos da China, onde as infeções aumentaram significativamente.
A pneumologista Sofia Ravara acusou hoje os políticos de falharem na implementação das medidas defendidas pelos portugueses sobre proibição de fumar em espaços públicos "por causa da interferência da indústria” do tabaco.
A União Europeia absteve-se hoje de seguir, para já, a decisão de Itália de exigir testes à covid-19 aos viajantes provenientes da China que chegam aos seus aeroportos, mas prometeu manter-se vigilante e pronta a agir em conjunto.
A primeira passagem de ano em ‘liberdade’ pós covid está a ser encarada com bastante otimismo pelos empresários de espaços de diversão noturna, numa altura em que o setor tenta recuperar dos prejuízos causados pela pandemia.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China vai estudar o excesso de mortes e tornar estes números públicos, face à suspeita de que os dados oficiais sobre à covid-19 não refletem a magnitude da pandemia no país.