As especialidades de medicina geral e familiar, ginecologia-obstetrícia, anestesiologia e urologia são das mais carenciadas de médicos em algumas regiões do país, tendo o Governo aberto 219 vagas que contemplam incentivos para captar profissionais para estas zonas.
As deputadas Isabel Moreira e Alexandra Leitão são as primeiras subscritoras de um conjunto de perguntas dirigidas à ministra da Saúde, documento em que exigem absoluto respeito pelo livre recurso à interrupção voluntária da gravidez (IVG).
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, hoje entregue no parlamento, define como os cidadãos podem reagir judicialmente às medidas gerais adotadas e é “particularmente cuidadoso” nas medidas individuais como o confinamento e quarentena.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) exortou hoje o Ministério da Saúde a implementar um novo Plano Nacional para o Planeamento Familiar, com novos modelos de resposta e mais segurança e qualidade na saúde materna.
Alguns serviços do Centro de Saúde da Batalha, no Porto, passarão a funcionar, provisoriamente, na Escola Básica do Sol, cedida pela câmara municipal, permitindo, assim, a realização de obras naquele espaço, foi hoje anunciado.
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, elaborado por uma comissão técnica e hoje entregue no parlamento, prevê a criação formal de um conselho científico de apoio às decisões dos órgãos de soberania.
O Governo pretende avaliar com os parceiros sociais a fixação anual de um referencial para atualização dos salários por setor, no âmbito do acordo de rendimentos e competitividade cuja discussão foi hoje lançada na Concertação Social.
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, elaborado por uma comissão técnica criada por iniciativa do primeiro-ministro, assume o objetivo de conferir ao parlamento um “papel relevante” na resposta a uma situação dessa natureza.
O Governo autorizou no concurso de mobilidade a abertura 202 vagas da carreira médica ou carreira especial médica, dos quais 62 para Medicina Geral e Familiar, 10 para Saúde Pública e os restantes 130 para a área hospitalar.
Médicos dentistas da área da periodontologia vão realizar na quinta-feira uma ação de rua em Lisboa, Porto e Coimbra para alertar para os perigos da doença das gengivas.
Corporações de bombeiros da região do Tâmega e Sousa queixam-se que as ambulâncias estão a ficar demasiado tempo retidas no Hospital Padre Américo, em Penafiel, situação confirmada hoje à Lusa pela unidade hospitalar.
A linhagem BA.5 da variante Ómicron já é responsável por 37% dos casos de infeção em Portugal, uma tendência de crescimento que deve chegar aos 80% a 22 de maio, estima o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Governo enviou à Assembleia da República, aos governos regionais e associações nacionais de municípios e de freguesias o anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro.
O município da Figueira da Foz prepara um conjunto de intervenções nas unidades de saúde concelhias, cujo investimento de 3,2 milhões de euros será candidatado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Governo vai discutir com os parceiros sociais o alargamento das indemnizações por despedimento e o valor das horas extraordinárias, temas aprovados na anterior legislatura no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, sem terem passado antes pela Concertação Social.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) defendeu hoje que a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e as infeções sexualmente transmissíveis nas mulheres devem ser retirados dos indicadores de avaliação de desempenho dos profissionais.
O navio ‘Geo Barents’, da organização Médicos Sem Fronteiras, resgatou na terça-feira à noite 111 migrantes em duas operações realizadas no Mediterrâneo central, passando a ter a bordo 374 pessoas, informou hoje a organização.
O deputado do PS João Nicolau alertou hoje que mais de metade da população do Cadaval está sem médico de família e questionou o Ministério da Saúde sobre as medidas que tenciona tomar para suprir as carências existentes.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) alertaram hoje para a necessidade de prevenir surtos do microrganismo ‘Acinetobacter baumannii’ em ambiente hospitalar, considerando que, face ao contexto pandémico, estão criadas condições para uma "tempestade perfeita".
As forças russas destruíram 101 hospitais e danificaram ou capturaram cerca de 200 ambulâncias em todo o país desde o início da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, denunciou hoje o Ministério da Saúde ucraniano.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Sousa Martins da Guarda prestou cuidados a 115 doentes no seu primeiro ano de atividade, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) daquela cidade.
A China classificou hoje como “irresponsáveis” as declarações do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, que afirmou, no dia anterior, que a estratégia de tolerância zero à covid-19 do país “não é sustentável”.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) informaram hoje que, a partir da próxima segunda-feira, deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos europeus.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) queixou-se hoje dos atrasos dos apoios do Instituto Português do Sangue às associações de dadores e ameaça suspender as atividades, que incluem a recolha de dádivas.