O reforço de ventiladores nos hospitais públicos para responder à pressão da pandemia sobre os cuidados intensivos foi “atempadamente concretizado”, permitindo responder às solicitações mais exigentes, entre novembro de 2020 e março de 2021, segundo o Tribunal de Contas.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou hoje, por videoconferência num festival em Viena, que o bloqueio do mar Negro ameaça uma fome iminente que por sua vez desencadearia grandes fluxos migratórios.
O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) no Brasil, Rafael Zavala, afirmou que o país deixou de ter como prioridade o combate à fome.
Quase 40 mil pessoas estão são médico de família na região de Leiria, um número considerado “absolutamente vergonhoso” numa vigília realizada hoje em Leiria, onde se lembrou que foram pedidas 30 vagas, mas a tutela atribuiu oito.
Meia centena de médicos e utentes do Serviço Nacional de Saúde mostraram hoje, em Viseu, a sua perplexidade relativamente ao número de vagas abertas para médicos de família, apesar da carência sentida na região.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) confirmou hoje constrangimentos na Urgência de Ortopedia, que se irão manter até às 08:00 de sexta-feira.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde acusou hoje a Iniciativa Liberal (IL) de “fúria privatizadora” do Serviço Nacional de Saúde, com a bancada parlamentar a lamentar o “perfeito negacionismo” do governante sobre a situação do setor.
A revisão da rede de referenciação hospitalar das urgências de ginecologia/obstetrícia arranca na próxima semana, com a possibilidade de concentrar recursos de algumas maternidades em cima da mesa, disse hoje à Lusa o coordenador nacional da comissão de acompanhamento.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda mostrou-se hoje preocupado com as paragens no funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) local e disse esperar que o problema seja resolvido “de uma vez por todas”.
A ministra da Saúde garantiu hoje que atualmente mais portugueses têm médico de família do que em 2015 e que o número desses especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) também aumentou nesse período.
O presidente do Tribunal Constitucional (TC) defendeu hoje que foi “o medo da pandemia” que motivou a resignação perante a perda de direitos e alertou que se seguem outros medos, nomeadamente “dos mísseis russos” ou da fome.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) reivindicou hoje mais médicos de família, a valorização da maternidade e obras na urgência do hospital, promovendo uma concentração na sexta-feira em frente ao centro de saúde de Abrantes.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos de acabar com o direito ao aborto é “desestabilizadora”, pelo que apoia uma mudança das regras do Senado.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, avisou hoje que, se o Governo continuar sem fazer mudanças e reformas profundas na saúde, aquilo que se dirá em breve é que “o PS afundou o SNS”.
Os doentes triados com senha azul ou verde nas urgências hospitalares vão passar a ser reencaminhados para os cuidados de saúde primários, segundo uma circular que vai ser emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
A presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) denunciou hoje à Lusa “haver muitas dezenas de especialistas à espera desde 2017” pela progressão na carreira, devido à “inércia” da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).
O presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte esclareceu hoje que não está previsto o encerramento de nenhuma unidade de cuidados especiais na área da pneumologia, assegurando ainda que a resposta aos doentes críticos está assegurada.
A aglomeração de pessoas em centros de testagem de Macau levou hoje as autoridades a recuarem na exigência de realização de testes de ácido nucleico para trabalhadores da construção civil e casinos se apresentarem ao trabalho.
O período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e a situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho, anunciou hoje a ministra da Presidência.
O Governo estendeu o prazo de comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à covid-19 prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde até ao final de julho, avançou hoje o Ministério da Saúde.
Uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) sugere que o surto de 'monkeypox' tenha uma única origem e que o vírus tem um número “anormalmente elevado” de mutações, tendo em conta as suas características.
O período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e a situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho, anunciou hoje a ministra da Presidência.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo assegurou hoje que os utentes de Alcanena e de Torres Novas vão ter médico de família já em julho, concelhos onde o défice de profissionais mais se faz sentir.
Duas freguesias de Vale de Cambra, abrangendo 40 aldeias, estão sem médico há um mês, revelou hoje a bancada CDS da Assembleia Municipal desse concelho do distrito de Aveiro, denunciando “uma situação recorrente” que quer corrigida pelo Governo.