Centenas de milhar de pessoas manifestaram-se hoje em Madrid em "defesa da saúde pública" nesta região autónoma de Espanha, que dizem ser aquela em que há menos investimento nesta área, embora seja das que tem mais recursos orçamentais.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, garantiu hoje que irá pedir “contas” ao Governo sobre os casos denunciados de hospitais públicos que recusam fazer interrupção voluntária da gravidez (IVG) e criticou quem “hipocritamente diz que nada sabia”.
Um médico turco que presta apoio em Kahramanmaraş afirmou à agência Lusa que começam a surgir casos de sarna, diarreia e febre face à falta de condições de higiene e saúde daqueles que sobreviveram ao sismo.
A prevalência da diabetes tipo 2 na Guiné-Bissau é “enorme” e afeta muitos jovens, segundo os resultados preliminares de um estudo sobre diagnóstico, gestão e educação, que está a ser feito no país.
O BE vai pedir a audição urgente do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no parlamento sobre a “falta de resposta” do Serviço Nacional de Saúde para garantir a interrupção voluntária da gravidez (IVG).
Os deputados PS querem ouvir a diretora-geral da Saúde no parlamento, com urgência, para esclarecer alegados constrangimentos verificados em hospitais no acesso à interrupção voluntária da gravidez (IVG), anunciou hoje a bancada socialista.
O Ministério da Saúde afirmou que a disponibilidade de consultas de interrupção voluntária da gravidez nos hospitais públicos está a ser avaliada e que promoverá as medidas necessárias para garantir o acesso a estas consultas.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) pediu hoje 200 milhões de francos suíços (202 milhões de euros) para ajudar a financiar as operações de apoio às vítimas dos sismos de segunda-feira na Turquia e na Síria.
O Sindicato Independente dos Médicos apelou hoje ao Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, para avisar “pelo menos” o INEM para não reencaminhar para ali doentes, porque os médicos já estão incapazes de responder à situação vivida nas urgências.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, anunciou na cidade Síria de Aleppo, a chegada de "quase 37 toneladas de suprimentos médicos de emergência", para auxílio às vítimas dos sismos de segunda-feira.
Organizações não-governamentais vão distribuir, na segunda-feira, preservativos e realizar rastreios a doenças sexualmente transmissíveis, para assinalar o Dia Internacional do Preservativo e sensibilizar a população para a importância do seu uso na prevenção destas doenças.
Quase quatro mil reclusos de todo o país vão ser alvo de um rastreio ao cancro oral, uma iniciativa que arranca no sábado no estabelecimento prisional da Carregueira, anunciou hoje a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
O Hospital Distrital da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, iniciou hoje o tratamento de paramiloidose familiar (doença dos pezinhos) em doentes seguidos no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) e residentes na região Centro.
A Câmara da Maia apresentou hoje um programa de saúde de “referencia a nível nacional” feito “a pensar no bem-estar” da população com idade superior a 60 anos que pretende “promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento”.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, criticou hoje a alegada falta de médicos de medicina interna no hospital de Évora, situação que já “ultrapassou os limites”, sobretudo no serviço de urgência.
Utentes da extensão de saúde de A-dos-Cunhados vão concentrar-se no domingo de manhã junto àquela unidade para se manifestarem contra a falta de médicos de família naquela freguesia do concelho de Torres Vedras.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) reabilitou e ampliou um centro de saúde em Montepuez, Cabo Delgado, com capacidade para atender “mais de 67 mil deslocados e residentes”, anunciou hoje em comunicado.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu, em 2022, 226 doentes, um aumento de 23% face a 2021, tendo sido realizadas 2.334 visitas e percorridos 36.610 quilómetros, afirma o HDS.
Mais de 350 profissionais dos cuidados de saúde primários subscreveram um abaixo-assinado contra a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, disse hoje o médico Rafael Henriques, que integra uma comissão criada na semana passada.
Um grupo de enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) reuniu-se hoje junto à entrada do hospital da Covilhã para exigir uma reunião com a administração e a “correta” contagem do tempo de serviço.
A Ordem dos Médicos manifestou-se hoje disponível para mediar o diálogo entre os médicos e a administração do Hospital Fernando Fonseca (HFF) para resolver o impasse no serviço de urgência, disse à Lusa o bastonário Miguel Guimarães.
Uma rede internacional que envolve 22 países, entre os quais Portugal, reuniu-se hoje em Roma pela primeira vez para partilhar e promover as melhores práticas contra as ruturas no abastecimento de medicamentos.
O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOL) lançou o procedimento de aquisição do projeto de arquitetura para a construção do novo edifício de ambulatório, anunciou hoje a instituição.
As autoridades da Guiné Equatorial confirmaram esta semana a morte de pelo menos nove pessoas no norte do território devido a febres hemorrágicas, pelo que os Camarões anunciaram hoje a limitação de viagens para o país vizinho.