O acordo entre Rússia e Ucrânia para a exportação de cereais "é crítico" para os países ameaçados pela fome, mas a guerra não é a causa da atual crise alimentar em África, segundo a Cruz Vermelha Internacional.
O Hospital de Ponta Delgada, a maior unidade de saúde dos Açores, conta com 28 novos enfermeiros, tendo "utrapassado em 2021 pela primeira vez o total de 600" profissionais de enfermagem, revelou hoje a instituição.
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares destacou hoje prioridades do Governo no combate à violência doméstica, particularmente contra crianças e idosos, e afirmou estar a preparar novas medidas para reforçar a inclusão das jovens famílias imigrantes.
O município de Estarreja, através da Casa Museu Egas Moniz, cedeu material histórico científico para expor no congresso anual da Sociedade Europeia de Neuroradiologia, que se inicia na quarta-feira em Lisboa, revelou hoje fonte municipal.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) participa num estudo internacional que pretende melhorar o aconselhamento prestado aos profissionais de saúde e ao público sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19.
Estamos quase a estrear novos programas de Histórias Clínicas. Enquanto isso, recorde hoje um dos episódios mais vistos do especial de verão do Canal S+, dedicado ao cancro de pele e proteção solar, com apresentação de Daniela Cunha.Às 23h - Estamos no 129 - NOS, MEO e VODAFONE
A crise alimentar está a agravar-se na Somália, onde a fome pode ser em breve declarada em zonas do centro e sul e onde mais de 513 mil crianças sofrem já de malnutrição severa, anunciou hoje a Unicef.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, Setúbal, anunciou hoje a compra de um sofisticado tomógrafo de retina que permite um diagnóstico mais específico das doenças da retina, que será instalado no Núcleo de Oftalmologia de Almada.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje uma consulta popular sobre o "fim da vida" com vista a um novo "quadro legal" a realizar-se em França, em 2023.
A investigação do cancro em Portugal necessita de beneficiar os doentes e os ensaios clínicos estão muito dependentes dos interesses das farmacêuticas, alerta um estudo hoje divulgado, que defende a criação de centros específicos de oncologia.
Pelo menos 17 milhões de pessoas nos 53 estados-membros da região europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sofreram "covid prolongada nos dois primeiros anos da pandemia", foi hoje anunciado.
A embaixadora de Portugal junto da ONU defendeu, em entrevista à Lusa, que a guerra na Ucrânia não deve impedir a comunidade internacional de continuar a trabalhar sobre outras grandes questões, como as alterações climáticas ou os direitos humanos.
Portugal intensificará os encontros bilaterais com vários países durante a 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU visando preparar a candidatura ao Conselho de Segurança, cujas eleições acontecerão em 2026, disse à Lusa a representante permanente portuguesa junto da organização.
Um em cada quatro alunos (24,4%) percebe que há um caso de ‘bullying’ na sua turma, em comparação com 15,2% durante a pandemia e 34,1% em 2019, revela um relatório sobre este fenómeno realizado em Espanha.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, manifestou esta segunda-feira o sonho de “curar o cancro de uma vez por todas”, declarações que ocorrem 60 anos depois de um discurso histórico de John Fitzgerald Kennedy sobre a conquista da Lua.
Uma equipa de cientistas espanhóis desenvolveu uma ferramenta informática que prevê a probabilidade da cardiomiopatia dilatada, a causa mais comum de insuficiência cardíaca entre os jovens, ser causada por uma mutação genética.
Cabo Verde já conta com 37,3% da população adulta elegível com a dose de reforço de vacinas contra a covid-19, numa altura em que os casos ativos continuam a diminuir, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.
O especialista Diogo Ayres de Campos defendeu hoje ser necessário aumentar a formação de internos de uma “forma diferente” da habitual, caso contrário alguns hospitais “muito deficitários” de profissionais vão ter de se encerrar urgências e blocos de partos.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste informou hoje que o bloco de partos da maternidade de Bragança poderá encerrar “alguns dias” esta semana devido a baixa médica de uma especialista.
O Tribunal de Castelo Branco absolveu hoje um médico ortopedista do Hospital da Covilhã, que estava acusado de um crime de violação e de quatro crimes de coação sexual.
Os contratos firmados pela Comissão Europeia para a compra, pela União Europeia (UE), de vacinas anticovid-19 foram tardios e não continham cláusulas para resolver falhas no abastecimento como as registadas, conclui o Tribunal de Contas Europeu (TCE).
A rede Termas Centro vai apresentar uma plataforma digital que permite realizar a monitorização da atividade termal e turística das 20 estâncias que integram a rede.
Portugal atribuiu até hoje mais de 52.000 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia e cerca de um quarto foram concedidas a menores, informou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 1.583 tratamentos no primeiro semestre do ano, segundo uma nota desta instituição.