As grávidas de baixo risco referenciadas para o Hospital de Santa Maria nos próximos dias poderão ser reencaminhadas para hospitais privados devido a "constrangimentos na escala clínica" da sala de partos, foi hoje anunciado.
O Governo nomeou o médico Luís Coentro para novo diretor clínico para os Cuidados Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), com um mandato de três anos, anunciou hoje ministério da Saúde.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o acesso à habitação não se resolve com o aumento da taxa de esforço nos empréstimos, admitida pelo Banco de Portugal, mas sim com o aumento dos salários e das pensões.
Coordenadora do BE, que anunciou uma "interpelação ao governo para a próxima semana para debater o problema das creches", frisa que este "é um problema sério, num país que se debate com problemas de natalidade".
A associação ambientalista Zero elogiou hoje a expansão das renováveis, no âmbito do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), mas duvida da sua implementação, sublinhando que os atrasos se devem às falhas de licenciamento.
O rei Zulu, o mais poderoso governante consuetudinário da África do Sul, cuja coroação em 2022 desencadeou uma guerra de clãs no seio da família real, foi hospitalizado na vizinha Essuatíni, com o palácio a referir um possível envenenamento.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai manter a greve para 5 e 6 de julho e não exclui outra em agosto, anunciou hoje a presidente, acusando o Ministério da Saúde de estar a “tratar os médicos como bolachas”.
O conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora, afirmou hoje, através de comunicado, que a “indisponibilidade” por parte dos médicos não põe em causa os “cuidados de saúde inadiáveis” aos utentes.
O Governo nomeou hoje Ivo Oliveira para presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com sede social em Vila Real.
O órgão máximo da Federação Nacional dos Médicos reúne-se no sábado para decidir eventuais novas greves em agosto, na sequência das “muitas dúvidas” sobre a proposta do Governo de valorização salarial, anunciou a presidente da estrutura sindical.
O Ministério da Saúde agendou para a próxima semana novas reuniões com os sindicatos dos médicos, após os últimos encontros previstos no protocolo negocial terem terminado hoje sem acordo, disse fonte oficial do ministério.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje uma greve nacional para 25, 26 e 27 de julho em protesto contra "a incapacidade" do Governo em "apresentar uma grelha salarial condigna".
Os utentes do centro de saúde de Odivelas, no distrito de Lisboa, realizam na segunda-feira de manhã uma vigília para reivindicar mais médicos de família e melhores condições de atendimento.
A Austrália torna-se este sábado um dos primeiros países do mundo a autorizar o ecstasy e os cogumelos alucinogénicos para fins médicos, na esperança de combater determinadas patologias mentais.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere o hospital de Beja e 13 centros de saúde do distrito, tem um novo sistema de atendimento telefónico automático, com base em inteligência artificial, anunciou hoje aquela instituição.
A oposição alertou hoje para a degradação e falta de atratividade do SNS, criticando longas listas de espera e cerca de 1,7 milhões de utentes sem médico de família, com o Governo a garantir que está a funcionar melhor.
Centros de saúde sem enfermeiros ou com “muito poucos” e blocos operatórios a responder apenas a urgências é o resultado do segundo dia de greve destes profissionais, relata hoje o sindicato, que aponta o “enorme descontentamento” da classe.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) adjudicou os projetos de execução e especialidades para o Centro Oncológico de Referência do Sul, que permitirá tratar num único espaço até três mil doentes com cancro por ano, anunciou hoje a instituição.
O PCP exigiu hoje que o Governo anuncie medidas concretas sobre a construção do Novo Hospital do Oeste (NHO), no Bombarral, para garantir a concretização da obra e evitar sucessivos adiamentos.
Algumas dezenas de enfermeiros oriundos de várias regiões do país estão hoje concentrados frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, num protesto que coincide com o segundo dia de greve nacional, para reivindicar melhores condições de trabalho.
O Governo prolongou até final de marco de 2024 o regime de incentivos para a recuperação de atividade assistencial nos hospitais, que permitiu realizar mais de 100 mil cirurgias e mais de 240 mil consultas adicionais.
O ministro da Saúde garantiu hoje que o funcionamento rotativo de maternidades em Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve constitui “uma belíssima alternativa” ao seu encerramento definitivo, recusando críticas da oposição sobre a imprevisibilidade deste modelo.
O Movimento de Defesa do Hospital de São Paulo, em Serpa (Beja), atribuiu hoje a morte de um utente esta madrugada ao encerramento do serviço de urgência da unidade durante a noite.
A Iniciativa Liberal (IL) responsabilizou hoje o Governo por o Serviço Nacional de Saúde (SNS) estar numa situação de “emergência”, críticas que o Ministro da Saúde refutou, alegando que “está melhor” e a prestar mais cuidados aos utentes.