Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) estão a desenvolver uma aplicação para ajudar a diagnosticar e prever o desenvolvimento de asma em refugiados ucranianos que estiveram expostos ao conflito, foi hoje revelado.
O médico Diogo Ayres de Campos considerou hoje que o fecho rotativo das urgências de obstetrícia e ginecologia "não é uma solução civilizada para um país europeu”, porque quebra a ligação entre os hospitais e as grávidas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou hoje que as subvariantes do coronavírus SARS-CoV-2 que dominam na China, onde explodiram os casos de covid-19, são conhecidas e já circulavam noutros países.
Mais de 20 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos em obras e equipamentos no hospital de Portalegre e centros de saúde da região, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
O Ministério Público (MP) acusou quatro médicos de ginecologia/obstetrícia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho do homicídio por negligência, na forma grosseira, de um recém-nascido, em 12 de setembro de 2019, foi hoje anunciado.
O médico Diogo Ayres de Campos revelou hoje que a mortalidade materna observada em Portugal em 2020 “não é tão grave como se pensava”, explicando que muitos dos óbitos notificados informaticamente não se deveram a complicações na gravidez.
Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, criaram uma solução que, com recurso a Inteligência Artificial, permite classificar crises de epilepsia em tempo "quase-real", foi hoje anunciado.
O bastonário da Ordem dos Médicos e dirigentes sindicais defenderam hoje que a primeira resposta para os problemas do Serviço Nacional de Saúde passa por melhorar as condições de trabalho e salários dos profissionais.
O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) defendeu hoje ser urgente criar formas de manter a mobilidade humana quando houver uma nova pandemia, sublinhando que os confinamentos associados à covid-19 reforçaram as redes de tráfico humano.
O médico Diogo Ayres de Campos lamentou hoje que tenham saído para a comunicação social notícias pouco rigorosas sobre o relatório da comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia e obstetrícia, que causaram “mal-estar” nas populações.
Os serviços do plano de saúde gratuito “Lisboa 65+”, para 130 mil lisboetas com mais de 65 anos, vão estar disponíveis a partir de 16 de janeiro, contando já com 500 idosos inscritos, revelou hoje o presidente da câmara.
O Ministério da Saúde indicou hoje que 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) transitarão durante o primeiro semestre deste ano para o modelo B, o que permitirá melhorar os cuidados primários a prestar aos cidadãos.
Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) descobriram uma proteína “crucial” no desenvolvimento de duas doenças neurodegenerativas para as quais não existe, atualmente, qualquer terapia que possa atrasar ou parar a sua progressão, anunciou hoje esta instituição de ensino.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) participa num projeto europeu que busca uma solução digital para o acompanhamento pós-hospitalar de doentes com acidente vascular cerebral (AVC), foi hoje anunciado.
A nova onda de covid-19 na China é "a fonte de legítima preocupação para a Europa", disse hoje o Governo francês, garantindo, em resposta aos protestos de Pequim, que os testes obrigatórios a viajantes serão aplicados "sem pestanejar".
A Comissão Europeia (CE) vai recomendar a reposição da utilização de máscaras por passageiros em voos provenientes da China e está a avaliar a testagem obrigatória, por causa do aumento de infeções pelo SARS-CoV-2 naquele país.
As maternidades e blocos de partos vão continuar a abrir de forma rotativa nos primeiros três meses deste ano, seguindo um plano que deverá ser anunciado até dia 15, avançou hoje o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.
Farmacêuticos disseram hoje à Lusa que, quase um mês após o início do maior surto de covid-19 em Macau, o território continua a enfrentar carência de medicação, principalmente para tratar sintomas da infeção viral.
A maioria dos europeus interessa-se por ciência, que considera ser o conhecimento mais objetivo, verdadeiro e válido porque, além de revelar aspetos fascinantes da natureza e reduzir superstições, leva ao progresso material, bem-estar e avanços na saúde.
A nova subvariante da Ómicron, a XBB.1.5, está a propagar-se pelos Estados Unidos e já representa cerca de 40% dos casos de covid-19 no país, perante os 20% registados na semana passada, foi divulgado esta terça-feira.
O número de crianças que ingerem acidentalmente canábis comestível aumentou de forma dramática nos últimos anos nos Estados Unidos, onde esta droga recreativa se tornou legal num grande número de estados.
A medida de Washington de exigir um teste negativo à covid-19 para viajantes oriundos da China é baseada “apenas e exclusivamente na ciência”, assegurou hoje o porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos.
O Algarve recebeu um total de 196 médicos internos que escolheram as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região para desenvolverem o internato médico de formação geral e de especialidade, foi hoje anunciado.
A maioria dos Estados-membros da União Europeia é favorável a que sejam pedidos testes de covid-19 a todos os viajantes procedentes da China, mesmo antes de saírem do país, como resposta ao pico de infeções no gigante asiático.