As famílias com menores rendimentos tiveram em 2022 mais dificuldades em fazer face às despesas habituais, sobretudo a comprar medicamentos, que ainda representam a maior fatia das despesas associadas aos cuidados de saúde primários ou urgências.
Portugal registou, em 2022, mais episódios de doença e pior acesso aos cuidados de saúde para os mais pobres, segundo um relatório hoje divulgado, que aponta para um forte impulso no uso da Linha SNS24.
Vacinas contra a hepatite A, contra a difteria, tétano e tosse convulsa estão entre os 101 medicamentos que estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular informativa do Infarmed.
O financiamento de novas camas de cuidados continuados integrados vai aumentar 40%, anunciou o secretário de Estado da Saúde, ao adiantar que o Governo pretende também rever as regras de funcionamento dessa rede nacional.
O médico de saúde pública André Peralta Santos foi nomeado hoje subdiretor-geral da Saúde, em regime de substituição, entrando em funções na terça-feira, anunciou o ministério da Saúde.
O ministro da Saúde disse hoje que o reforço de meios previsto no plano do Governo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não vai pôr em causa o funcionamento do INEM ou do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Associação Chama Saúde apelou hoje aos bombeiros para participarem no primeiro estudo nacional sobre alterações do sono, para diagnosticar e tratar casos de apneia do sono e detetar doenças associadas à sua atividade como ‘stress’ pós-traumático, ‘burnout’ e insónia.
O plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) prevê a mobilização de 75 equipas móveis de suporte básico de vida e os principais hospitais terão planos de contingência para eventuais situações de exceção.
O presidente das Termas de São Pedro do Sul disse hoje à agência Lusa que nos primeiros cinco meses de 2023 a estância registou um crescimento de 30% face a igual período do ano passado.
O PSD quer ouvir o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) sobre o aumento dos internamentos sociais, pedido que será votado na quarta-feira na Comissão parlamentar de Saúde.
A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) abriu hoje o concurso urgente para diretor-geral da saúde, que será encerrado a 20 de junho.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje uma parceria com a Comissão Europeia para alargar a todo o mundo o certificado digital covid-19 da União Europeia (UE), prevendo futuros usos, como um boletim ‘amarelo’ de vacinas digitalizado.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que uma das prioridades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é alargar os horários dos centros de saúde, equipá-los melhor e dotá-los de mais recursos humanos para reduzir a pressão nas urgências hospitalares.
O plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, em agosto, que inclui de dois hospitais de campanha, é hoje apresentado, em Lisboa.
O Grupo Parlamentar do PSD requereu à Comissão de Saúde a audição do diretor-executivo do SNS sobre o encerramento das urgências pediátricas e do bloco de partos do Hospital de Portimão durante o verão por falta de profissionais.
Em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “a polis” saiu à rua, dando corpo a um movimento cívico que está a começar, mas que quer crescer, nem que seja “por teimosia” e sem ficar à espera dos políticos.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje encarar com uma “tranquilidade vigilante” as respostas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em agosto, assegurando que o dispositivo “está preparado”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje que o Estado e as ordens do setor “estão condenados a entenderem-se”, nomeadamente sobre as alterações da lei-quadro sobre o acesso ao exercício profissional.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, considerou hoje “completamente incompreensível e inexplicável” a falta de vacinas, considerando que demonstra “alguma negligência no tratamento desta questão” por parte das entidades responsáveis.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje preocupação face à proposta do Governo para os novos estatutos, afirmando que "pode estar em causa" a missão e o papel da classe, admitindo eventuais medidas de luta.
O primeiro-ministro assegurou hoje às misericórdias normalização, previsibilidade e um cofinanciamento mais equitativo nos próximos anos, considerando que o setor social desempenha um papel fundamental sobretudo nas respostas às dimensões dos cuidados continuados e das creches.
Um estudo apresentado na sexta-feira revela que adaptar a terapia do cancro da mama em função da resposta permitiu a um terço das pacientes evitar a quimioterapia em tratamentos onde era usada por defeito até agora.
Os técnicos superiores de saúde (TSS) do Instituto Ricardo Jorge anunciaram hoje ações de protesto durante este mês para exigir ao Governo que desbloqueie os concursos para progressão, alegando que estão estagnados na carreira há 20 anos.
Cerca de 53 milhões de pessoas, ou seja, uma em cada seis, sofrem de insegurança alimentar na região do Corno de África, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que alertou também para o perigo de surtos epidémicos na região.