A explosão num hospital de Gaza, cuja responsabilidade resultou numa troca de acusações entre israelitas e movimentos armados palestinianos, causou “algumas dezenas de mortos” e não centenas, adiantou hoje à agência France-Presse fonte de um serviço de inteligência europeu.
O responsável da ONU para as emergências humanitárias defendeu hoje que a ajuda a Gaza, assim que puder atravessar a fronteira do Egito, deverá ser “substancial”, da ordem dos 100 camiões por dia, e a sua segurança, acautelada.
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, coordena um projeto europeu que pretende formar alunos e graduados em diversas áreas e promete “moldar o futuro dos cuidados de saúde”.
O presidente da Assembleia da República condenou hoje o ataque a um hospital de Gaza, lamentando a existência de “muitas centenas de vítimas inocentes”, e expressou a sua solidariedade com a população civil do enclave.
A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar na quinta-feira, no domingo e no dia 26 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.
A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou que não se opõe à compra da Clínica Médica Arrifana de Sousa (CMAS) que detém um hospital em Penafiel e nove clínicas no país pelo grupo CUF, adiantou, numa nota.
Carla Araújo, médica internista e António Diniz, médico pneumologista, fizeram o Check-Up à atualidade da saúde. A análise passou por vários temas, como o Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) e os estatutos da Direção Executiva do Serviço Nacional de Sáude (DE-SNS) que foram, finalmente, publicados.
O Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda, no distrito de Aveiro, vai estar encerrado a partir das 20:00 e até às 08:00 de quinta-feira por falta de médicos, informou hoje o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar que na nova ronda negocial de quinta-feira os sindicatos dos médicos se aproximem do “gigantesco passo que o Governo já tem dado”.
O primeiro-ministro recusou hoje ter atribuído a culpa pelos problemas das urgências hospitalares aos portugueses e defendeu a adoção de uma “nova metodologia de encaminhamento” que permita a assistência de doentes nas unidades locais de saúde.
O Tribunal de Évora começa a julgar, na sexta-feira, oito funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Alandroal, a instituição e a provedora, acusados de maus-tratos contra uma utente que acabou por morrer.
A adesão ao segundo dia da greve dos médicos é de 90%, o que reflete a falta de confiança destes profissionais nas políticas do Ministério da Saúde, revelou hoje a presidente da Federação Nacional de Médicos (FNAM).
As autoridades da Faixa de Gaza acusaram hoje Israel de ter bombardeado o hospital anglicano Al Ahli no sábado, antes do ataque de terça-feira, e de ter avisado que a unidade deveria ser evacuada.
O Presidente da República declarou-se hoje chocado com o bombardeamento de um hospital em Gaza, tenha sido intencional ou não, mas escusou-se a apontar responsáveis, recomendando mais silêncio e diplomacia perante o conflito entre Israel e Hamas.
A secretária da Saúde açoriana disse hoje que a região não regista “a realidade de caos” vivida no continente pelas opções do executivo e afirmou que em breve proporá a regularização extraordinária dos trabalhadores contratados durante a pandemia.
A União Europeia (UE) retomou hoje o envio de ajuda humanitária ao Níger, com a saída do primeiro de quatro aviões que vão transportar 58 toneladas de material médico e medicamentos essenciais, anunciou a Comissão Europeia.
Os dentistas vão manifestar-se na quinta-feira frente ao parlamento para exigir a criação da carreira especial de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde e impedir a abertura de mais um curso perante a “espiral da desvalorização” da classe.
Os hospitais que tenham dificuldade em assegurar a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) têm autonomia para contratar profissionais para efetuar esse procedimento, afirmou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), considerando que “na globalidade” não há problemas de acesso.
O serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital de Portalegre vai estar encerrado na quinta-feira a partir das 14:00, reabrindo no dia seguinte pelas 08:00, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
O secretário regional da Agricultura dos Açores disse hoje que está disponível para dar explicações na Assembleia Legislativa sobre o caso da importação de gado contaminado, mas considera que o PS devia “estar orgulhoso” com a atuação das entidades.
Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) perderam mais de 1.500 voluntários desde a pandemia de covid-19, revelou hoje a Federação Nacional do Voluntariado em Saúde (FNVS), que quer recuperá-los para garantir “a humanização” do ambiente hospitalar.
A organização regional do PCP em Coimbra manifestou-se hoje contra a criação da Unidade Local de Saúde, que irá levar a uma “mega fusão” das várias unidades do distrito, e alertou para o risco de encerramento de serviços de proximidade.
O Hospital de Braga vai promover, na sexta-feira, uma ação de sensibilização dos utentes para os riscos associados à osteoporose, dotando-os de técnicas preventivas de quedas ou esforços, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde alertou hoje que 10 mil crianças podem morrer este ano no Sudão devido ao conflito, e pediu "ação urgente" para ajudar os 7,1 milhões de deslocados internos, o maior número do mundo.