A Comissão Europeia aprovou um projeto português para criar uma reserva estratégica de medicamentos e equipamentos médicos, financiado em 146 milhões de euros, anunciou hoje o governo.
Os médicos do serviço de Reumatologia do hospital da Guarda foram premiados no XXV Congresso Português de Reumatologia, anunciou a Unidade Local de Saúde da Guarda.
A Universidade de Coimbra (UC) criou hoje um laboratório conjunto, com a Universidade de Macau (UM), para estudar o envelhecimento cognitivo e responder às necessidades geradas pelo aumento da esperança de vida.
A aldeia histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, recebe de 17 a 19 de novembro a 6.ª edição do “i-Danha Food Lab”, evento sobre alimentação e agricultura sustentável.
A associação ambientalista Zero pede o encerramento urgente do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que, de 2015 até agora, apresenta um prejuízo acumulado da exposição ao ruído na saúde das pessoas de quase nove mil milhões de euros.
Os sindicatos dos médicos e o ministro da Saúde vão voltar a encontrar-se hoje, após uma reunião no domingo que durou mais de nove horas e terminou sem acordo na madrugada de segunda-feira.
O presidente da Câmara do Porto alertou que, apesar do município passar a assumir competências na saúde, aprovadas por maioria pela Assembleia Municipal, a qualidade dos serviços não depende da autarquia, nem a eventual falta de médicos.
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai estar encerrada no período noturno, entre as 20:00 e as 08:00, a partir de quarta-feira, anunciou hoje a instituição.
O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), sediado em Santa Maria da Feira, diz que é falso o documento a circular no Hospital São Sebastião sobre o encerramento noturno da Urgência de Ortopedia e Traumatologia em novembro.
A Comissão de Utentes de Saúde do concelho de Almada, distrito de Setúbal, lançou um abaixo-assinado de solidariedade com os profissionais de saúde e a exigir medidas imediatas que assegurem o bom funcionamento dos serviços.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a abertura do concurso público, pelo preço base de 2.992.914,00 euros, mais IVA, para a construção de um novo centro de saúde em Alvarães, na margem esquerda do rio Lima.
O PCP/Aveiro manifestou hoje, em comunicado, preocupação pelas perturbações no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, prevendo que “no mês de novembro a situação seja agravada”.
A CUF vai investir 35 milhões de euros num hospital na Covilhã, previsto para 2027 e que irá criar mais de 200 postos de trabalho, adiantou o grupo, em comunicado.
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai remodelar o Centro de Apoio a Deficientes Profundos, em Fátima, um investimento de cinco milhões de euros (ME) que inicia em novembro, disse hoje à Lusa o administrador do centro, Joaquim Guardado.
Várias associações de doentes alertaram hoje para a importância dos testes genéticos que determinam a presença de alterações BRCA1/2, variantes genéticas frequentemente associadas a um risco aumentado de desenvolvimento de cancro da mama, próstata, ovário e pâncreas.
O PSD do Alto Minho pediu hoje ao Governo uma “resposta rápida” para aos problemas no setor da Saúde, nomeadamente para as escalas do hospital de Viana do Castelo, alertando estar em causa “uma questão de vida ou morte”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu hoje que não há profissionais disponíveis para garantir “uma porta aberta” em todos os sítios para todas as especialidades.
A Urgência de Ortopedia/Traumatologia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, estará encerrada no período noturno a partir de quarta-feira e até 30 de novembro, revelou o Centro Hospital do Entre Douro e Vouga (CHEDV).
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) reforçou a sua frota de veículos com duas viaturas para o transporte de doentes, “suprimindo uma necessidade há muito evidenciada”, anunciou o centro hospitalar algarvio.
A organização não-governamental (ONG) Human Right Watch (HRW) denunciou hoje que o Gana continua a algemar pessoas com problemas de saúde mental, uma ação que proibiu em 2017 mas que não respeita.
A Região Autónoma da Madeira regista cerca de 800 casos de acidente vascular cerebral (AVC) por ano, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil, referindo que 55% dos doentes são sinalizados fora da “janela terapêutica”.
O problema do acesso às ecografias obstétricas está resolvido nas regiões Norte e Centro, mas ainda há dificuldade de recursos humanos em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, gerando "alguns constrangimentos", reconheceu hoje o ministro da Saúde.
O ministro da Saúde disse hoje que a realização de IVG em centros de saúde poderá acontecer “em certos locais”, mas que este processo não será automático e obrigará primeiro à criação de normas e a formação de profissionais.
O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovens em Risco da Unidade Local de Saúde da Guarda organiza durante o dia 20 de novembro o seminário “A vida é feita de ESCOLHAS… Família(s): um palco de relações”.