O bastonário dos médicos, Carlos Cortes, reiterou hoje que o diploma sobre as ordens profissionais “fere de morte” a independência prevista no estatuto da Ordem dos Médicos (OM), criando uma intromissão que “pode ser perigosa”.
O BE pediu hoje a audição urgente do ministro da Saúde sobre a “grave situação nas urgências hospitalares”, considerando que Manuel Pizarro “não pode continuar a esconder-se atrás do diretor executivo do SNS” nem “sacudir as responsabilidades”.
O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, na ilha Graciosa, nos Açores, foi equipado com um raio-x de última geração e vai ter um equipamento de Tomografia Computorizada (TAC), disse hoje o Governo Regional.
A ecografia pode ser uma importante ferramenta de diagnóstico do cancro da mama, sobretudo em jovens e mulheres com maior densidade mamária, concluiu um estudo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).
As consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia são uma oportunidade para os governos implementarem as reformas estruturais necessárias para um crescimento forte e sustentável e economias mais competitivas, defendeu hoje a OCDE.
O prémio Nobel da Física foi atribuído a Pierre Agostini, Ferenc Kraus e Anne L’Huillier por observarem eletrões nos átomos na mais pequena fração de segundo, anunciou hoje a Real Academia Sueca de Ciências.
O Observatório de Violência Obstétrica expressou hoje “profunda preocupação” com a atual reorganização das maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo, alegando que implica sobrecarga para as restantes e provavelmente mais transferências para o privado.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) classificou hoje como “um atentado à segurança das mães e bebés em Portugal” o anúncio de novas contingências em maternidades.
A OCDE recomendou hoje aumentar os programas de formação e os incentivos à participação, especialmente para os trabalhadores em empregos mais afetados pelas transições digital e ecológica, bem como reforçar as inspeções para evitar abusos nos contratos a prazo.
Dezenas de médicos do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, mostraram-se indisponíveis para fazer mais do que as 150 horas suplementares obrigatórias, revelou hoje o diretor clínico, admitindo “preocupação” mas também “confiança”.
O hospital de Penafiel solicitou o “desvio de doentes da urgência externa”, por não conseguir reunir o mínimo de especialistas em cirurgia geral devido à recusa dos médicos em fazer mais horas extraordinárias, foi hoje revelado.
Varsóvia e Kiev anunciaram hoje um acordo que pode acelerar o trânsito de cereais ucranianos para outros países através do território da Lituânia.
O plano de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia e blocos de parto vai manter-se durante o inverno. O tema foi debatido no Check-Up desta semana com Alexandre Valentim-Lourenço, diretor interino do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria e Eunice Carrapiço, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa-Norte.
A satisfação dos portugueses com o Serviço Nacional de Saúde caiu 21 pontos percentuais em dois anos, revela um inquérito internacional hoje divulgado, segundo o qual três em cada cinco pessoas reduziram gastos em saúde por questões económicas.
A Escola Nacional de Saúde Pública desafiou mais de 50 instituições para em conjunto identificarem desafios e oportunidades de atuação em saúde pública, fazer recomendações e implementar soluções inovadoras com impacto positivo para as políticas e intervenções nesta área.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou que entre hoje e 31 de janeiro de 2024 haverá em Portugal continental 27 maternidades em funcionamento pleno, de um total de 41.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje em Matosinhos que nos últimos 44 anos só foi possível que as urgências funcionassem porque os médicos aceitaram fazer um número muito elevado de horas extraordinárias.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) divulgou hoje o mapa de urgências de pediatria para o inverno, com o Norte a manter 11 urgências, o Centro oito e o Alentejo as três existentes.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje em Matosinhos que estarão disponíveis num período de oito a dez semanas as vacinas necessárias para que todos os portugueses que têm indicação se possam vacinar.
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo sobre a contratação de médicos estrangeiros “atendendo à absoluta prioridade” de assegurar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas manifesta dúvidas, divulgou hoje a Presidência.
Os cientistas hoje distinguidos com o Prémio Nobel da Medicina já tinham sido agraciados em Portugal no ano passado pela mesma investigação através da Fundação Bial, recordou a instituição ao felicitar os premiados.
O antigo vice-primeiro-ministro neerlandês Wopke Hoekstra, agora candidato a comissário europeu da Ação Climática, reconheceu hoje falta de consideração da sua parte para com Portugal e Espanha relativamente à emissão de dívida conjunta durante a pandemia.
A administração do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, pretende contratar cerca de duas centenas de profissionais de saúde, aguardando autorização do Governo, disse hoje à agência Lusa fonte da comissão de utentes da unidade hospitalar.
Penafiel vai construir novas instalações para a Unidade de Saúde Familiar de Termas de São Vicente, de acordo com deliberação tomada hoje pelo município, que aponta para um investimento de 2,2 milhões de euros, segundo fonte autárquica.