A suspeita de contaminação de água engarrafada nas instalações do Parlamento Europeu em Estrasburgo foi classificada como “caso isolado" e "encerrado” pelo centro de gestão de crises da assembleia europeia, foi anunciado.
A Universidade de Évora (UÉ) pretende criar novas instalações para a sua Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, em construção na cidade alentejana, revelou hoje a reitora da academia.
O líder parlamentar socialista considerou hoje incompreensível e inusitado que a Ordem dos Médicos tenha instaurado um inquérito ao deputado Lacerda Sales e recusou participar numa “degradação das instituições” ao viabilizar as audições do ex-governante e de Marta Temido.
A Câmara de Oliveira do Hospital criou um pacote de incentivos financeiros para atrair e fixar médicos, que prevê uma comparticipação de despesas com habitação até ao montante máximo de 400 euros por mês.
Um projeto europeu de combate à diabetes tipo 1 vai promover o rastreio de 10.000 crianças na região de Lisboa e Vale do Tejo a partir de setembro de 2024, foi hoje anunciado.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, admitiu hoje que o acesso aos cuidados de saúde “é um problema real”, mostrando-se confiante numa redução de doentes à espera durante o primeiro trimestre de 2024.
O Banco de Leite do maior hospital de Cabo Verde arrecadou este ano 190 litros, quantidade anual mais baixa desde que existe, e o `stock´ é de apenas 6,5 litros, disse hoje à Lusa fonte oficial.
O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que a Ordem dos Médicos não tem poder para abrir inquérito disciplinar ao deputado socialista Lacerda Sales por atos que este praticou enquanto secretário de Estado da Saúde.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou hoje que é necessário aguardar pelas conclusões das investigações em curso sobre o caso das gémeas luso-brasileiras antes de falar numa comissão de inquérito e criticou “números de campanha eleitoral”.
O PSD pediu hoje a audição parlamentar urgente do ministro da Saúde para esclarecer notícias que davam conta de que os portugueses residentes no estrangeiro passariam a ter de pagar pelos serviços médicos prestados pelo SNS.
O ministro da Saúde defendeu hoje que as averiguações ao caso das gémeas residentes no Brasil tratadas em Lisboa devem “ser o mais céleres possível”, mas sem limitar o rigor e o direito de defesa dos envolvidos.
A secretária regional da Saúde dos Açores manifestou hoje disponibilidade para dialogar com os farmacêuticos do hospital de Ponta Delgada que apresentaram escusa de responsabilidades, garantindo que está prevista a contratação de mais quatro profissionais.
O ministro da Saúde explicou hoje que o encaminhamento pelas urgências hospitalares de doentes não urgentes para centros de saúde será feito de forma faseada, tendo em conta a cobertura de médicos de família de cada área.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o "uso alarmante" de cigarros eletrónicos por crianças e jovens, apelando para “ação urgente” de controlo do consumo, para minimizar danos para a saúde.
O secretário-geral do PCP criticou hoje a decisão do Governo de reencaminhar doentes não urgentes para consultas nos centros de saúde para aliviar as urgências hospitalares, alegando que não vai resolver nada e só serve "para entreter".
O ministro da Saúde garantiu hoje que “ninguém será excluído de nenhuma lista” ou perderá o seu médico de família “sem ser contactado antes” e anunciou que estão a ser “estabelecidos mecanismos” para controlar o turismo de saúde.
Os farmacêuticos do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, nos Açores, apresentaram declarações de exclusão de responsabilidade por falta de condições de trabalho, disse hoje à agência Lusa a delegada regional da Ordem.
O Chega pediu hoje a audição urgente do ministro da Saúde no parlamento para dar esclarecimentos sobre a exclusão dos portugueses residentes no estrangeiro do Registo Nacional de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O ex-secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales considerou hoje que a "intromissão da Ordem dos Médicos" ao pretender avaliar condutas exercidas fora da profissão é uma "clara ofensa ao Estado de Direito”.
A Câmara Municipal de Almeida, no distrito da Guarda, revelou já apoiou a realização de 195 cirurgias às cataratas, não havendo atualmente nenhum munícipe em lista de espera.
A cultura em Gaia registou mais efeitos negativos com a covid-19, enquanto a economia local se portou melhor do que inicialmente previsto são conclusões de um estudo sobre os impactos da pandemia no concelho que é apresentado hoje.
O médico João Goulão foi designado para a presidência do Conselho Diretivo do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), com efeitos a partir da entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2024.
O presidente social-democrata apelou hoje ao cabal esclarecimento do que aconteceu com o caso das gémeas luso-brasileiras para encerrar um assunto que “contaminou” a política do país e acusou o PS de impedir o apuramento da verdade.
A Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização (GAVI, na sigla inglesa) acredita que a maioria das crianças moçambicanas não vacinadas será imunizada em 2024, defendendo que o país deve encontrar estratégias para recuperar a imunização de rotina.