O Exército israelita reivindicou hoje a morte do chefe do departamento de segurança interna do movimento islamita Hamas durante a incursão desta madrugada no hospital Al Shifa, na cidade de Gaza, norte do enclave palestiniano.
Uma greve geral de três dias arrancou hoje nos setores da Saúde e Educação na Guiné-Bissau, anunciou o porta-voz do movimento que junta sindicatos das duas áreas, Sene Djassi.
Um em cada dois habitantes da Faixa de Gaza vive uma situação alimentar catastrófica, especialmente no norte, onde a fome irá aumentar até maio, na ausência de “medidas urgentes”, alertaram hoje agências especializadas em ajuda humanitária da ONU.
A Federação Nacional da Educação (FNE) pede uma “resposta célere” do novo governo aos problemas mais urgentes que afetam a Educação, lembrando os compromissos assumidos na campanha eleitoral, como a recuperação do tempo de serviço.
O Tribunal da Relação do Porto (TRP) mandou julgar o diretor técnico de uma farmácia e o seu estabelecimento por alegadamente terem burlado o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em quase 50 mil euros.
O Exército israelita avisou hoje a população civil para se retirar da zona em redor do hospital de al-Shifa, em Gaza.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, passou a dispor de tecnologia que lhe permite monitorizar remotamente doentes de cardiologia, revelou hoje a instituição, destacando a importância desta inovação para os utentes das ilhas sem hospital.
As autoridades marítimas espanholas resgataram nas últimas horas 53 pessoas, 45 homens, duas mulheres e seis menores, de origem norte-africana que se encontravam a bordo de uma embarcação ao largo das Canárias.
O grupo Meta e as suas plataformas (Instagram, Facebook e WhatsApp) são suspeitos de facilitar e lucrar com a venda ilegal de medicamentos, levando procuradores federais norte-americanos a abrir uma investigação em 2023, avançou hoje o Wall Street Journal.
Quase 17 milhões de sírios, mais de 80% da população, precisam de ajuda humanitária e 15 milhões necessitam de assistência médica, os números mais elevados desde o início do conflito, há 13 anos, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) instou hoje Israel a abandonar um ataque a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, "em nome da humanidade".
Mais de meio milhão de crianças está em risco de vida no Iémen devido à desnutrição aguda e uma em cada quatro não tem acesso à educação, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Perto de 167.000 consultas foram realizadas, no ano passado, através dos acordos estabelecidos com instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e Misericórdias nos locais com menor cobertura de médicos, avançou hoje o Ministério da Saúde.
Quase 200 farmácias de todo o país vão fazer hoje uma recolha de medicamentos e produtos de saúde para auxiliar instituições de solidariedade social (IPSS), no âmbito de uma iniciativa do Banco Farmacêutico (BF).
A líder de uma associação de reabilitação de Macau, que abriu um restaurante vocacional de comida portuguesa, disse à Lusa que a integração no mercado laboral de doentes mentais em recuperação ainda enfrenta oposição dos empregadores.
Médicos seniores da Coreia do Sul prometeram hoje demitirem-se a partir de 25 de março, em apoio aos estagiários em greve há quase um mês em protesto contra uma reforma do setor.
O consumo de droga em Lisboa está a aumentar entre a população migrante e jovem, segundo organizações que trabalham no terreno nesta área.
O presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) reconhece que o consumo de droga em Lisboa “obriga” a mudar a resposta existente, assumindo como prioridade o reforço das equipas, que relatam estar “nos limites”.
O consumo de drogas, com tudo o que acarreta, “visivelmente piorou” no bairro da Quinta do Loureiro, na zona de Alcântara, em Lisboa, retratam moradores e profissionais que ali trabalham, temendo um regresso ao passado.
O número de bebés natimortos em Gaza tem aumentado nas últimas semanas devido à desnutrição e ao stress das grávidas, denunciou hoje um responsável da ONU, alertando que já não nascem “bebés de tamanho normal” no enclave.
A hepatite E está a espalhar-se pelos campos de refugiados no leste do Chade, onde se registaram 954 casos positivos, devido às más condições sanitárias e à escassez de água potável, alertaram hoje os Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A coordenadora humanitária da ONU para a Ucrânia condenou hoje os ataques russos em Odessa, que mataram pelo menos 20 pessoas, incluindo socorristas, sublinhando que “lançar um ataque sabendo que seria desproporcionado” viola o direito humanitário internacional.
A Universidade de Évora assinou parcerias com oito unidades locais de saúde (ULS) no âmbito da estruturação de um possível curso de Medicina, com as bases para atividades de ensino, formação e intercâmbio de docentes e médicos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) emitiu hoje um pré-aviso de greve para 11 de abril em todos os estabelecimentos e serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com paralisação da atividade médica.