O primeiro-ministro afirmou hoje que, durante o estado de calamidade, que começa no domingo, vai vigorar um dever cívico de recolhimento aplicável a todos os cidadãos, independentemente da idade ou de uma pessoa apresentar fatores de risco.
                O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou hoje o decreto que prorroga o estado de emergência por mais 30 dias, para a prevenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou hoje a Presidência da República.
                A Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva alerta que o país vai enfrentar novas ondas de covid-19 e que os hospitais precisam de mais camas e profissionais de saúde, sobretudo enfermeiros, para combater a doença.
                O presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Joel Azevedo, afirmou hoje estar “muito satisfeito” com as medidas anunciadas pelo Governo para o comércio e que as mesmas vão ao encontro do “desejado” pela associação.
                O governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, prorrogou até 11 de maio as medidas restritivas face à pandemia do novo coronavírus, como encerramento de escolas e centros comerciais, e a recomendação de não ida às praias.
                O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o “estado de calamidade entrará em vigor no segundo seguinte ao fim do estado de emergência”, ou seja, às 00:00 de domingo.
                A Advocacia-Geral da União (AGU) do Brasil revelou hoje que os testes de covid-19 realizados em março pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, foram negativos, num relatório enviado à justiça federal de São Paulo.
                As competições europeias de clubes de hóquei em patins foram hoje canceladas, assim como o campeonato da Europa, que deveria realizar-se em França, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a federação europeia.
                O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje que o Governo irá lançar apoios sociais para "franjas não cobertas" da população mais frágil, e apelou a um pacto para acelerar o investimento público.
                O prazo para os trabalhadores independentes pedirem o apoio extraordinário à redução da atividade económica devido à pandemia covid-19 relativo a abril terminava hoje, mas foi alargado até segunda-feira, segundo informação publicada no site da Segurança Social.
                A associação sindical de juízes quer reunir-se com a ministra da Justiça para abordar o funcionamento dos tribunais na situação de calamidade, considerando que é necessário “um melhor planeamento e execução das medidas de segurança e proteção”.
                O governo britânico está a estudar formas "criativas” de aliviar as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19 no Reino Unido, adiantou hoje o primeiro-ministro, Boris Johnson, que antecipou um levantamento gradual do confinamento.
                O banco Millennium Bim em Moçambique cancelou as festividades dos seus 25 anos e disponibilizou 15 milhões de meticais (202 mil euros) ao Hospital Central de Maputo, para o combate ao novo coronavírus, anunciou hoje a instituição.
                O acesso às praias e ao mar vai passar a ser possível já a partir de segunda-feira para a prática de desportos náuticos, segundo o plano aprovado hoje pelo Governo.
                Um especialista em fiscalidade disse à Lusa que as medidas do Governo angolano destinadas a atenuar o impacto da covid-19 nas empresas traduzem-se mais num diferimento de prazos do que num verdadeiro alívio fiscal.
                O primeiro-ministro afirmou hoje que o processo de gradual levantamento das restrições por causa da covid-19 apresenta riscos e frisou que o Governo não hesitará em dar "um passo atrás" para garantir a segurança dos portugueses.
                O Governo francês apresentou hoje um mapa do país dividido entre regiões verdes, laranja e vermelhas, mostrando que a propagação do vírus no território é desigual e que o final da quarentena vai ter medidas diferentes para cada região.
                O futebolista do Benfica André Almeida confessou hoje que a paragem da I Liga foi-lhe "particularmente difícil" de enfrentar, já que estava na fase final da recuperação da lesão, quando a competição foi suspensa, devido à covid-19.
                O Governo Regional dos Açores vai deixar, a partir do dia 08 de maio, de suportar os custos das quarentenas obrigatórias dos não residentes que chegam ao arquipélago, e que têm de as cumprir num hotel, foi hoje revelado.
                O comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam atividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio, de acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, hoje divulgado.
                Os Estados Unidos e a China bloquearam hoje no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução franco-tunisino que exige uma “coordenação reforçada” no combate à pandemia de covid-19, deixando pouca esperança aos diplomatas para uma rápida votação.
                A Câmara de Aveiro (CMA) anunciou hoje que vai avançar com o lançamento do Programa de Apoio às Associações, a prorrogação do estacionamento gratuito e aumento da oferta de transportes públicos.
                O filho mais novo do Presidente do Brasil publicou um vídeo na rede social Twitter desvalorizando ter sido infetado pelo novo coronavírus, e convocou os brasileiros a regressarem às ruas porque a doença seria "apenas uma gripezinha".
                Estudantes universitários nos Estados Unidos recusam pagar prestações das propinas durante o período de encerramento das escolas devido à pandemia de covid-19 e avançam com ações judiciais conjuntas contra as instituições de ensino que não reembolsam o pagamento.