Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, vão procurar marcadores genéticos em indivíduos do Norte do país com o intuito de perceber o que os torna mais suscetíveis ou resistentes à infeção pelo SARS-CoV-2.
Treze elementos dos Bombeiros Voluntários de Queluz testaram positivo à covid-19, depois de dois de técnicos da equipa de emergência pré-hospitalar terem acusado sintomas na última semana, revelou hoje à agência Lusa o comandante daquela corporação.
O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu hoje para quatro com a morte de uma mulher de 91 anos, informou a câmara municipal.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que “estigmatizar algumas freguesias” em relação à pandemia não resolve o problema e apresentou propostas “para aumentar a oferta de transportes públicos coletivos” e proteger a saúde das populações.
A Universidade de Évora vai receber quase 2,4 milhões de euros de apoios comunitários, através do programa Alentejo 2020, para contratar 19 doutorados e seis mestres para 13 das suas unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
A Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) está a desenvolver um projeto que visa avaliar e comparar o estado inflamatório e a resolução da inflamação em doentes infetados com o novo coronavírus, assim como identificar novos alvos terapêuticos.
Os concelhos da Guarda, Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O CDS-PP entregou na Assembleia da República um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo o reforço, pela Marinha e Polícia Marítima, da vigilância nas praias não concessionadas e também com recurso a drones.
O Bloco de Esquerda considera urgente que o Governo coloque em circulação todas as carruagens à disposição na linha ferroviária de Sintra e que acione um complemento rodoviário como forma de evitar sobrelotação nestes transportes públicos.
A pandemia da covid-19 já matou mais de 500.000 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China, em dezembro, segundo um balanço da agência AFP até às 22:00 TMG (23:00 em Lisboa) de hoje.
O lar de Vale de Lobos, no concelho de Sintra, regista uma morte e um total de 26 infeções com o novo coronavírus, sendo que os restantes casos confirmados “são, para já, assintomáticos”, segundo o vereador local da Saúde.
A Madeira continua sem novos casos de covid-19 desde o passado domingo, mantendo os dois doentes em situação ativa, 90 recuperados e um total acumulado de 92 infetados até a data, anunciou hoje a autoridade regional de saúde.
A região de Lisboa e Vale do Tejo é responsável por 85% dos novos casos de covid-19 divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), albergando 391 das 457 pessoas infetadas nas últimas 24 horas.
Portugal regista hoje mais três mortes causadas pela covid-19 do que no sábado e mais 457 infetados, mais de 85% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que não existem novos casos de contaminação pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no arquipélago desde quarta-feira, ou seja, há cinco dias consecutivos.
Com o número de casos de COVID-19 a subir na região de Lisboa e Vale do Tejo, o professor de infecciologia garante, em entrevista ao Canal S+, que as festas clandestinas, as concentrações de mais de 10 pessoas e o não cumprimento do distanciamento social e do uso da máscara podem conduzir muito rapidamente ao descalabro.
Um total de 31,3 mil milhões de dólares (27,9 mil milhões de euros) vai ser necessário para produzir testes, vacinas e medicamentos contra a covid-19 e distribuí-los de forma equitativa no mundo, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O presidente da Direção dos Açores do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Francisco Branco, manifestou hoje a sua "indignação" por o processo de valorização remuneratória da classe não avançar no arquipélago, como foi prometido pelo Governo.
O parlamento chumbou hoje, com votos contra do PS, projetos para reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de PCP, BE, PEV e PAN e também a contratualização com os setores privado e social, proposta pelo CDS-PP.
Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa propõem a criação de equipas mistas para o acompanhamento no terreno das infeções por covid-19, nomeadamente as possíveis cadeias de contágio, e defendem georreferenciação dos casos, salvaguardando o anonimato.
Investigadores do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge afirmam que "a tendência e a magnitude" dos valores da curva epidémica em Lisboa e Vale do Tejo não permitem concluir que se está perante uma segunda vaga de covid-19.
As obras de reabilitação no Hospital do Desterro, em Lisboa, correm o risco de parar, anunciou hoje o grupo que explora o espaço justificando ter pedido uma suspensão temporária do pagamento da renda devido à covid-19 que não foi aceite.
Portugal espera que a Comissão Europeia autorize a utilização do Remdesivir em casos de covid-19 na próxima semana, afirmou hoje a ministra da Saúde, indicando que já há um programa para acesso ao medicamento nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
O número de doentes confirmados como positivos para a covid-19 no Hospital de Torres Vedras subiu hoje para 12, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que tem ainda a registar três mortos entre esses doentes.