Jovens adotados ou em instituições de acolhimento nos EUA passam por mais instabilidade e dificuldades quando passam a serem autossuficientes durante a pandemia de covid-19, sem poderem encontrar casas ou empregos, segundo testemunhos de uma reportagem da agência AP.
A Câmara de Portimão vai suportar os custos com os testes para despistagem da covid-19 aos 300 professores e funcionários das escolas do concelho que reiniciam funções na próxima semana, foi hoje anunciado.
O BE mostrou-se hoje preocupado por cerca de 20% da população afirmar que não consegue comprar máscaras por serem caras, defendendo que o investimento na saúde para combater a covid-19 saia de um orçamento suplementar.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou hoje o Financial Times e o The New York Times de espalharem “desinformação”, após ambos terem escrito que o número de casos e de mortes de covid-19 na Rússia é bastante superior.
A Rússia é o segundo país com maior número de infetados, mas fica em 18.º lugar na lista dos que contabilizam mais mortos de covid-19, o que tem levado os observadores a questionarem-se sobre uma possível manipulação dos números.
As medidas de desconfinamento decretadas pelo Governo não tiveram impacto na curva epidemiológica, embora sejam expectáveis entre 200 a 300 casos novos de covid-19 todos os dias, disse hoje a direção-geral da Saúde (DGS).
O Reino Unido registou mais 428 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 33.614 o total de óbitos durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O distrito de Viseu conta este ano com mais 63 operacionais afetos ao dispositivo de combate aos incêndios do que em 2019, nos meses de julho a setembro, época que envolve mais meios, disse hoje o comandante operacional distrital.
As autoridades iranianas declararam-se hoje preocupadas com possíveis focos de infeção do novo coronavírus em pelo menos três províncias do país, ao anunciarem 71 novos mortos e mais de 1.800 casos nas últimas 24 horas.
Dois mil pescadores vão começar a ser testados à covid-19, a partir de sexta-feira, nos diferentes portos do país, depois de várias associações terem alertado para a importância da sua realização, revelou hoje o ministro do Mar.
A Irlanda, que inicia na segunda-feira a primeira fase de levantamento do confinamento decretado a 28 de março, prevê fazer 15.000 testes de controlo diários e completar em três dias o rastreio de 90% dos casos positivos.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou-se hoje confiante nos resultados dos primeiros dias do desconfinamento gradual do país devido à pandemia de covid-19 e defendeu um reforço da segurança nos transportes e locais de trabalho.
Cerca de 74.000 profissionais de saúde estão a fazer vigilância clínica através da plataforma Trace Covid, que envolve perto de 345.000 utentes, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje 26 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos no concelho da Praia, elevando o total acumulado desde 19 de março para 315 e com um doente em estado crítico.
O presidente do CDS-PP criticou hoje a “novela triste” em volta do alegado desentendimento entre o primeiro-ministro e o ministro das Finanças e lamentou que tenha afastado os dirigentes políticos das preocupações com a pandemia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje fundamental que continue a sintonia “entre quem tem de decidir e os portugueses”, cujo comportamento vai determinar o equilíbrio entre a abertura e o controlo da pandemia.
Organizações internacionais e não-governamentais alertaram hoje que a rota migratória do Mediterrâneo está a ser palco de uma “tragédia” que decorre longe do olhar do mundo, denunciando os efeitos das medidas adotadas para travar a pandemia de covid-19.
As Nações Unidas lamentaram hoje “profundamente” a expulsão pelo Burundi de quatro peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) encarregados de aconselhar o Governo sobre o surto da covid-19, alguns dias antes das eleições presidenciais de 20 de maio.
Os Médicos Sem Fronteiras pediram hoje mais esforços e coordenação no combate à pandemia do novo coronavírus na Guiné-Bissau devido ao "aumento dramático" de casos na cidade de Bissau.
Os receios do impacto de uma segunda vaga e de infetar familiares são algumas das preocupações dos profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à covid-19 no hospital de Ponta Delgada.
O Presidente da República afirmou hoje que Portugal tem registado um "desconfinamento muito contido" que não permite ainda "conclusões firmes" sobre a reabertura gradual de atividades e estabelecimentos encerrados devido à covid-19.
O deputado único do Chega, André Ventura, pediu hoje ao governo para repensar o calendário de desconfinamento, considerando que os prazos não foram bem pensados e carecem de base científica.
O secretário-geral do PCP disse hoje acreditar que o país vai “dobrar este cabo das Tormentas” da pandemia de covid-19, mas alertou para o “drama” de “milhares de trabalhadores”.
A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, alertou hoje para o agravamento que a covid-19 está a provocar na situação alimentar no continente africano, onde mais de 200 milhões de pessoas estão subnutridas.