Bruno Maia é conhecido por ser uma voz muito activa na defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em entrevista ao Canal S+, o coordenador da Unidade de Doação do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) garante que “se antes da pandemia já era evidente a necessidade de se investir mais no SNS, a COVID-19 veio mostrar de forma clara que é preciso contratar mais recursos humanos dedicados em exclusivo ao SNS”, explica.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu um "aumento abrupto" de queixas devido à cobrança de dinheiro pelos equipamentos de proteção individual (EPI) por parte do setor privado e social, refere a ERS num documento hoje divulgado.
As escolas nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em estado de calamidade devido à covid-19 devem retomar o ensino presencial em setembro, um objetivo assumido hoje pelo Governo e autarcas.
O acesso aos cuidados de saúde entre março e junho deste ano teve uma "queda acentuada" devido aos constrangimentos causados pela pandemia, conclui a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) num documento hoje divulgado.
O controlo da pandemia nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em estado de calamidade devido à covid-19 regista “uma evolução claramente positiva”, com 65 surtos ativos, disse hoje o ministro da Administração Interna.
Sindicatos e ordens profissionais são unânimes quando afirmam que os profissionais de saúde estão cansados e que os bons resultados que se vivem em período de pandemia se devem à sua boa vontade, mas que esta também pode acabar se não houver um reconhecimento.
A estrutura dos Açores da Ordem dos Enfermeiros disse hoje que o Governo Regional manifestou "abertura" para contratar em agosto de cerca de 80 enfermeiros para reforço do Serviço Regional de Saúde.
O Ministério da Saúde foi alvo de um ataque informático, estando o Centro Nacional de Cibersegurança e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a analisar e a tratar da situação, disse hoje fonte da tutela.
A câmara de Vila Nova de Gaia estima ter despendido com apoios e aquisições relativas à pandemia da covid-19 cerca de seis milhões de euros, valor que pretende amortizar com um empréstimo de 10 milhões, foi hoje explicado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje alarmante o impacto da pandemia de covid-19 nos povos indígenas e nativos das Américas, onde 70.000 membros destas comunidades foram contaminados e 2.000 morreram.
A Madeira mantém 102 casos de covid-19 notificados, com 94 doentes recuperadas e oito com infeção ativa, informou hoje o Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).
O presidente do Governo da Madeira disse hoje não ter “problema em tomar as medidas que forem preciso” para garantir a saúde pública na região e declarou apoio às forças de autoridade na fiscalização no âmbito da covid-19.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou-se hoje preocupada com a aceleração da epidemia de covid-19 no continente africano, que até agora tinha estado relativamente incólume.
Os serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), transferidos em março de forma provisória para Torres Novas, regressam quinta-feira à Unidade Hospitalar de Abrantes, anunciou hoje a administração.
O PCP manifestou-se hoje contra o “progressivo desmantelamento” do Hospital dos Covões, que integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), criado em 2011.
O deputado social-democrata Maló de Abreu defendeu hoje uma “decisão urgente” do Governo que faça avançar a construção da nova maternidade de Coimbra e considerou que a localização deve ter uma base técnica.
O primeiro-ministro indicou hoje que Portugal irá receber 15,3 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação, segundo acordo de princípio alcançado pelos líderes da UE na última madrugada, que considerou “bom”, apesar de menos ambicioso que o plano original.
Cientistas da Universidade de Oxford afirmam que os resultados preliminares de testes a uma vacina contra a covid-19 mostraram que provocou uma resposta imunitária em centenas de pessoas, segundo um artigo publicado hoje.
A linha de aconselhamento psicológico do serviço SNS 24 atendeu mais de 23 mil chamadas desde que foi criada, no início da pandemia da covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde.
Um dos cinco profissionais ligados ao ramo da saúde detidos na quinta-feira pela Polícia Judiciária ficou em prisão domiciliária e está obrigado ao pagamento de uma caução de 10 mil euros.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) mostrou-se hoje surpreendido com a demissão do diretor do serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), na quinta-feira, último dia de mandato do anterior Conselho de Administração.
A ministra da Saúde confirmou hoje que estão ativos 10 surtos de covid-19 na região do Alentejo, um dos quais associado a um lar em Reguengos de Monsaraz, onde não se registaram novos casos nos últimos dias.
A nova prova de acesso à especialidade médica exige mais raciocínio clínico e revela que a experiência prévia com doentes ajuda na nota do exame que permite escolher a especialidade que os futuros médicos querem seguir.
Os passageiros que pretendam viajar para a Madeira com origem no Porto podem efetuar testes à covid-19 sem custos, a partir de terça-feira, no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental, informou hoje o Governo Regional.