Quase 82% do acréscimo de óbitos em Portugal, entre 19 de outubro e 15 de novembro, deveu-se à epidemia de covid-19, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo por base a média dos últimos cinco anos.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos propôs hoje a contratação de 350 destes profissionais para os cuidados de saúde primários e criticou o facto de as farmácias não poderem fazer testes rápidos à covid-19.
Os professores querem fazer parte do grupo prioritário no acesso à vacina contra a covid-19 e ser vacinados logo após os profissionais de saúde, tendo pedido ao Governo para também serem considerados profissionais de risco.
Nenhum enfermeiro aposentado foi contratado até agora para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à Covid-19, após o apelo do primeiro-ministro, segundo a Ordem dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
O Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, que estava encerrado desde quinta-feira, na sequência de um teste positivo à covid-19 a um profissional de saúde, reabre hoje às 13:00.
O primeiro-ministro rejeitou hoje a possibilidade de todos os maiores de 75 anos sem doenças graves não terem acesso prioritário às vacinas contra a covid-19, alegando que "há critérios técnicos que nunca poderão ser aceites pelos responsáveis políticos".
Os residentes em lares, de qualquer idade, os funcionários destas instituições, os profissionais de saúde, das forças de segurança e os idosos com comorbilidades severas são os grupos prioritários propostos pela Direção-Geral da Saúde para a vacina contra a covid-19.
O CDS-PP requereu hoje uma audição parlamentar, com caráter de urgência, do responsável pela 'task force' que vai delinear o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o ex-secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.
A situação epidemiológica na região Norte está a começar a “abrandar”, embora na próxima semana a região possa continuar a contabilizar 1.400 internamentos, 300 internamentos em unidades de cuidados intensivos e 40 óbitos diários, indicou hoje um especialista.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabilizou hoje 336 casos positivos ao novo coronavírus entre reclusos (259), trabalhadores do quadro(67) e de empresas externas (10), não havendo casos nos Centros Educativos.
Um surto de covid-19 foi detetado na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Fão, confirmou hoje à Lusa o presidente da câmara municipal de Esposende.
A Índia vai produzir mais de 100 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V, após um acordo entre o Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR) e a empresa farmacêutica indiana Hetero, foi hoje anunciado.
A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23:00 de hoje e as 05:00 de quarta-feira, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado devido à pandemia de covid-19.
O cofundador e presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, considerou, em entrevista à Lusa, que a pandemia de covid-19 tem sido "uma oportunidade" para os media tradicionais reforçarem "o importante papel que desempenham".
Cem anos depois da descoberta da insulina por cientistas canadianos, cerca de metade dos 100 milhões de pessoas que precisam desta hormona para tratamento da diabetes não tem acesso ao produto, segundo dados divulgados na quinta-feira.
Cuba anunciou hoje que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a pandemia.
A farmacêutica AstraZeneca vai realizar um "estudo adicional" para validar os resultados da eficácia da sua vacina contra o novo coronavírus, depois de ter revelado que houve mudanças imprevistas na dosagem no primeiro ensaio.
O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Santarém, tem 57 pessoas infetadas com o novo coronavírus, sendo este o surto com maior número de casos no concelho de Santarém.
A pandemia de covid-19 levou já a uma diminuição do número de rastreios para a infeção pelo VIH em Portugal, avisou hoje a diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose.
O surto de covid-19 detetado na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Fão afeta 65 pessoas, adiantou a câmara municipal de Esposende.
A Madeira registou hoje 12 novos casos de covid-19, nove recuperações e 182 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 172.
O grupo parlamentar do PSD criticou hoje o Governo por “só agora" determinar a elaboração de um plano de vacinação contra a covid-19, exigindo que o executivo socialista divulgue esta estratégia assim que o documento “seja aprovado”.
O Governo da Madeira criou hoje a Comissão Regional de Coordenação para a Vacinação Contra a Covid-19, que será dirigida pelo diretor regional de Saúde, Herberto Jesus.
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos regista um total de 74 infetados com o novo coronavírus em dois dos seus lares, revelou hoje a instituição.