Os líderes da União Europeia celebram hoje nova videoconferência consagrada ao combate à pandemia de covid-19, tendo desta feita como principal preocupação a aceleração do processo de vacinação e o aumento da produção de vacinas na Europa.
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) vai hoje promover um debate entre os ministros da Indústria dos 27 Estados-membros para acelerar a produção de vacinas contra a covid-19 no espaço comunitário, de forma a aumentar as imunizações.
A empresa norte-americana de biotecnologia Moderna anunciou hoje que uma versão modificada da sua vacina, desenvolvida especificamente contra a variante sul-africana, está pronta para ser testada em humanos no quadro de ensaios clínicos.
Duas farmacêuticas chinesas, a estatal Sinopharm e a privada CanSino, anunciaram hoje a conclusão do desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, que apresentam eficácia de 72% e 65%, respetivamente.
A vacina da Pfizer é 94% eficaz contra os casos sintomáticos de covid-19, segundo um estudo realizado em Israel e hoje publicado, confirmando dados de testes clínicos e o papel crucial das campanhas de vacinação para o fim da pandemia.
A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) lamentou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência deixe de fora o apoio aos privados, alegando que o investimento previsto se destina ao “próprio Estado”.
A Madeira registou hoje 74 novos casos de covid-19 e mais um óbito, elevando para 64 o número de mortes associadas à doença desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento renovar o estado de emergência até 16 de março, defendendo que "o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos".
O PCP considerou hoje positiva a medida aprovada, no parlamento, para os atestados médicos multiusos serem atribuídos de forma mais ágil aos doentes oncológicos, mas admitiu que “ficou a faltar a resposta” aos pacientes com outras patologias.
O projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência tem conteúdo idêntico ao atualmente em vigor, mas especifica agora que a eventual definição de limites ao ruído compete ao Governo através de decreto-lei.
O novo centro de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa, inicialmente previsto para estar pronto em janeiro, ainda não entrou em obras, revelou hoje o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.
O secretário de Estado Coordenador da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro manifestou-se hoje confiante de que a região acompanhará o resto do país a atingir a imunidade de grupo contra a covid-19.
A viver em Copenhaga, desde agosto de 2020, Humberto Fonseca desvenda o segredo do sucesso da Dinamarca na luta contra a pandemia. O médico português garante que no país nórdico “A testagem foi a principal arma no combate à COVID-19”.
Os hospitais de Portalegre e Elvas têm atualmente 19 pessoas internadas devido à covid-19, tendo registado, nos últimos dias, um “decréscimo significativo” no número de internamentos de utentes com esta doença, revelou hoje fonte hospitalar.
Uma vacina experimental cubana contra a covid-19 vai entrar na próxima semana na fase final de ensaios clínicos, que testa a sua eficácia e segurança num número alargado de voluntários, foi hoje anunciado.
Cento e vinte e cinco testes rápidos foram hoje feitos a deputados, funcionários e jornalistas que acompanham os plenários da Assembleia da Madeira, depois de um funcionário ter testado positivo para a covid-19, informou o parlamento regional.
A despesa no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 11,3% em janeiro deste ano face ao mesmo período de 2020, mais 93 milhões de euros (ME), totalizando 915,9 ME, segundo dados das Finanças enviados à Lusa.
O Centro Hospitalar do Oeste realizou em 2020 menos 15.648 consultas do que no ano anterior, face às limitações ditadas pela pandemia de covid-19 nas três unidades, nas quais foram efetuadas menos 1.548 cirurgias programadas, divulgou a administração.
O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje ser “absolutamente vital” que o Governo apresente um plano que determine, ouvidos os técnicos, em que circunstâncias e com que critérios o país pode desconfinar.
O PSD questionou hoje o Governo sobre a distribuição da vacina contra a covid-19 nos países lusófonos e se os emigrantes portugueses podem ser vacinados em Portugal.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) propôs hoje a criação de equipas especializadas nos centros de saúde e nos hospitais públicos, entre os contributos que apresentou sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A coordenadora do BE defendeu hoje que o Governo não se deve conformar com a escassez de vacinas “em nome dos lucros das farmacêuticas” e deve, se necessário, negociar com mais laboratórios.
O Governo dos Açores anunciou hoje que vai cruzar dados para apurar se os passageiros que solicitam teste de despiste do SARS-CoV-2 gratuito viajam efetivamente para a região, na sequência de suspeitas de recurso abusivo aos testes.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar, no dia 03 de março, na Guarda, 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território, foi hoje anunciado.