A Agência Europeia de Medicamentos prepara-se para aprovar uma vacina contra a covid-19 a 23 de dezembro, anunciou hoje a imprensa alemã, enquanto o ministro da Saúde do país exigiu ao regulador a aprovação antes do Natal.
Profissionais de saúde do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vão começar a prestar assistência hospitalar no domicílio de doentes com residência na cidade alentejana e nos arredores, foi hoje divulgado.
Vinte e duas pessoas estão infetadas no Lar Vista da Aldeia Residence, em Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha, informou hoje o delegado de saúde coordenador para a região do Oeste.
O Município de Leiria rejeitou, na Assembleia Municipal de segunda-feira, a transferência de competências nas áreas da Saúde e da Ação Social, por ainda não estarem garantidos todos os compromissos económicos financeiros.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.621.397 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP às 11:00.
O presidente da subcomissão da Proteção Civil Distrital de Viana do Castelo disse hoje que as autarquias da região estão disponíveis para criarem espaços alternativos para as autoridades de saúde utilizarem no processo de vacinação da covid-19.
Vinte e cinco pessoas estão infetadas com covid-19 no lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, na Lourinhã, disse hoje fonte oficial do município à agência Lusa.
Ana Raimundo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), defende a criação de uma “via verde” para doentes oncológicos, com o intuito que “ninguém fique para trás” no meio da pandemia da COVID-19.
As autoridades de saúde da Suécia, que optaram por não impor um confinamento nacional em resposta à primeira onda da pandemia do novo coronavírus, avaliaram mal o poder do ressurgimento do vírus, disse hoje o primeiro-ministro do país.
A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a promover a "Filhó Solidária", iniciativa destinada a todos aqueles que desde o início têm estado no combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
Uma equipa de investigadores desenvolveu uma solução para possibilitar a auscultação convencional em pacientes covid-19, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC), referindo a impossibilidade de utilização do estetoscópio na prática médica por risco de contágio.
Os efeitos económicos da pandemia da covid-19 podem atirar até 25 milhões de pessoas para a pobreza na região Ásia-Pacífico, segundo um relatório hoje publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo sobre o novo programa de Saúde da União Europeia para 2021-2027, o EU4Health, dotado com um envelope de 5,1 mil milhões de euros.
As Misericórdias do distrito de Coimbra criaram uma “equipa de resposta solidária” para apoiar as instituições do setor que enfrentam maiores dificuldades face à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
O programa de gestão de visitas a doentes, desenvolvido pelo Hospital de Cantanhede no início da pandemia da covid-19, foi reconhecido a nível mundial pela forma inovadora como preservou a dignidade do doente e da sua família.
Treze entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) fazem parte de um total de 103 instituições de 28 países que foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais pelos “serviços excecionais” que prestaram no combate à pandemia de covid-19.
A “próxima fronteira” para as metas do progresso humano exigirá trabalhar “com e não contra a Natureza”, transformando ao mesmo tempo normas sociais, valores e incentivos governamentais e financeiros, defendeu hoje a agência de desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
Cerca de 2,7 mil milhões de pessoas, mais de um terço da população mundial, não receberam nenhum apoio público para lidar com os efeitos da pandemia, segundo uma análise divulgada hoje pela Oxfam Intermón.
Os atos sexuais consentidos entre pessoas adultas do mesmo sexo ainda são considerados crime em 69 Estados-membros da ONU, embora se tenham registado alguns avanços em termos de proteção legal destas pessoas, avançou hoje a ILGA Mundo.
A deputada social-democrata da Assembleia Municipal do Porto Mariana Macedo defendeu hoje “não ser sustentável” que as condições dadas aos sem-abrigo tenham sido “alteradas”, alertando que estes apenas recebem “uma refeição por dia”.
A candidata presidencial Marisa Matias considerou hoje que a imigração não deve ser tratada como um caso de polícia e alertou para o risco de "uma securitização da política" em Portugal, a propósito da reestruturação do SEF.
A Madeira assinalou hoje 20 casos de covid-19, elevando as infeções ativas para 293, indicou a Direção Regional de Saúde, sublinhando que foi registado mais um óbito no arquipélago, que totaliza agora seis mortes associadas ao novo coronavírus.
Os protocolos hoje assinados no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA) em Lisboa, Porto e Algarve, traduzem-se em “mais 100 vagas”, revelou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Vinte e quatro pessoas estão infetadas no Lar Vida Maior, na Maceira, no concelho de Torres Vedras, confirmou hoje o delegado de saúde na Assembleia Municipal.