O plano de contingência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) previa cinco enfermarias para doentes covid-19 e já foram acionadas 10, disse hoje o presidente da administração, reconhecendo que foi necessário enviar doentes para outras unidades hospitalares.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) disponibilizou uma “declaração de exclusão de responsabilidade” a todos os enfermeiros para acautelar eventuais ações disciplinares, civis ou mesmo criminais dos doentes a seu cargo.
As unidades de Cuidados Intensivos (UCI) dos hospitais José Joaquim Fernandes, de Beja, e do Espírito Santo de Évora (HESE) encontram-se hoje com ocupação plena, revelaram à Lusa fontes daquelas unidades de Saúde do Alentejo.
Um hospital concluído, equipado, mas fechado em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, é um cenário “surreal” apontado pelo candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves num dos períodos mais difíceis da pandemia em Portugal.
As bolsas de investigação científica vão ser prorrogadas para todos os bolseiros cuja atividade for prejudicada pela pandemia e pelo confinamento, afirmou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje ao Governo retomar as negociações com vista à carreira única para todos os profissionais, lembrando que, até isso acontecer, todos os meses promoverá ações de luta.
O hospital de campanha em Viseu conta receber hoje mais seis doentes e já tem quatro internados desde a sua abertura na segunda-feira, para aliviar a pressão do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), disse o responsável pela unidade localizada no Fontelo.
Um surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal (Setúbal) já provocou a morte a quatro idosos, estando 34 residentes e 17 funcionários infetados, disse hoje à agência Lusa o provedor.
Os vereadores do PSD de Coimbra exortaram hoje o Governo a abrir o Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo, que está concluído e equipado há cerca de ano e meio, e a deixarem de lado questões ideológicas.
Os Açores detetaram nas últimas 24 horas 33 novos casos de covid-19, sendo 30 em São Miguel e três na Terceira, e 183 doentes recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
As taxas de ocupação em enfermaria e unidade de cuidados intensivos para doentes covid-19 na região Centro estão acima dos 90%, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A Bluepharma anunciou hoje o lançamento de embalagens de medicamentos com sistema de identificação para daltónicos, o código ColorADD, destacando tratar-se da primeira farmacêutica no mundo a fazê-lo.
O mundo “precisa de acordar para os riscos mundiais existentes” e preparar-se não só para o imediato, mas para ameaças a longo prazo com impacto internacional, alertou hoje o presidente do Fórum Económico Mundial, Børge Brende.
O Governo e os parceiros sociais voltam a reunir-se virtualmente na quarta-feira para analisarem a evolução da situação decorrente do agravamento da pandemia da covid-19 e do confinamento geral iniciado na sexta-feira.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.041.289 pessoas no mundo desde dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) apelou hoje para a dádiva de sangue, alertando que diversos grupos sanguíneos apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias.
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) considerou hoje que “a hora é grave” e que compete ao Ministério da Saúde liderar a resposta à crise, garantir tranquilidade à população e coordenação e ativação de meios no terreno.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) responsabilizou hoje o Ministério da Saúde, Governo e Presidente da República pela falta “inaceitável” do adequado planeamento da resposta à pandemia de covid-19 e pediu reforço dos meios.
A Sociedade de Emergência Pré-Hospitalar quer que sejam definidos critérios para não transportar doentes para as urgências, quando não se justifique, e relata pelo menos três casos de doentes que morreram nas filas de ambulâncias junto aos hospitais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) remeteu hoje a decisão sobre o isolamento da equipa de futebol do Benfica para a autoridade de saúde regional, após 17 testes positivos para o novo coronavírus detetados no clube da I Liga.
O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), no distrito de Coimbra, está na última fase do seu Plano de Contingência e caminha para o limite de resposta, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
A GNR de Esposende, no distrito de Braga, regista um surto de covid-19, com 13 militares infetados, mas a “operacionalidade e serviços de segurança não estão em causa”, disse hoje o presidente da Câmara, Benjamim Pereira.
O provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, classificou hoje de "calamidade" a situação do lar Maria Luísa, com 66 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, sendo que três estão hospitalizados.
Os únicos dois utentes que foram dados como recuperados no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), acabaram por morrer, revelou hoje o provedor da instituição.