A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alertou hoje que os constrangimentos para os doentes acederem ao atestado médico de incapacidade “são imensos”, apesar da aprovação do regime transitório para ultrapassar os atrasos nas juntas médicas devido à pandemia.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal continua a subir, registando hoje 1,07, assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, que aumentou para 57,8.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anuncia na sexta-feira a decisão dos especialistas sobre a administração da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em jovens entre os 12 e os 15 anos.
Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19 e 594 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Açores contam hoje com 21 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e há mais 28 doentes que recuperaram da doença, de acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.
Mais de um milhão de pessoas morrem todos os anos na China de doenças relacionadas com o tabagismo, segundo um estudo publicado hoje pela Comissão Nacional de Saúde do país e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Presidente da República defendeu hoje que se deve mudar a matriz de risco que tem servido de base para o processo de desconfinamento, face à crescente taxa de imunidade da população portuguesa contra a covid-19.
A Bélgica anunciou hoje que suspendeu a utilização da vacina anticovid-19 da Johnson & Johnson em pessoas menores de 41 anos depois da morte de uma mulher dessa faixa etária a quem foi administrado esse fármaco.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou hoje o Governo de ter “dois pesos e duas medidas” e de tratar a região Norte de “maneira diferente” de Lisboa, relativamente à vacinação contra a covid-19.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.487.457 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência francesa AFP.
O Governo decidiu criar equipas multidisciplinares de avaliação médico-pedagógica para a atribuição de apoio financeiro a crianças com deficiência e decidiu também rever, até ao final do ano, os critérios de atribuição da bonificação por deficiência.
A União Europeia (UE) acusou hoje a farmacêutica AstraZeneca de "violação flagrante" do contrato de compra de vacinas contra a covid-19 e exigiu a entrega imediata das doses em falta, na primeira audiência da ação interposta em Bruxelas.
O heliporto do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), está a ser alvo de uma empreitada de requalificação para permitir o seu uso oficial, num investimento de cerca de 100 mil euros.
O Governo está a preparar uma revisão ao Código do Trabalho para incluir as medidas laborais previstas no âmbito do estatuto do cuidador informal, revelou hoje a ministra do Trabalho Ana Mendes Godinho.
A Comissão Europeia quer “capacitar os utilizadores” das plataformas digitais, como as redes sociais Facebook e Twitter, e pô-los a assinalar informação falsa, criando “rótulos de aviso” para alertar sobre “conteúdos problemáticos”, nomeadamente relacionados com a pandemia.
Um grupo de dez cidadãos colombianos, uns fugidos à justiça e outros detidos em outros processos, começa quinta-feira a ser julgado em Lisboa por furto de dezenas de aparelhos médicos de vários hospitais portugueses, entre 2015 e 2019.
Mais de 70% dos portugueses faria um rastreio ao cancro do pulmão se tivesse essa oportunidade, uma medida preventiva com provas dadas noutros países que a associação Pulmonale quer ver implementada em Portugal a médio prazo.
O novo regulamento de dispositivos médicos da União Europeia, que visa tornar os medicamentos e os dispositivos médicos mais disponíveis, acessíveis e baratos, vai ser aplicado a partir de hoje, informou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).
A variante de covid-19 detetada pela primeira vez na Índia já foi oficialmente sinalizada em 53 territórios, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O ministro dos Negócios Estrangeiros frisa que a União Europeia “está a fazer mais” no mundo para que as vacinas contra a covid-19 cheguem a todo os países, mas insiste que todos os atores mundiais têm de “fazer mais”.
O impacto económico da covid-19, associado ao encerramento de escolas e à falta de apoios sociais, fez aumentar o trabalho infantil em todo o mundo, empurrando crianças para trabalhos perigosos, alertou a organização Human Rights Watch (HRW).
O Governo anunciou que decidiu acelerar a vacinação contra a covid-19 "a nível nacional", e não apenas em Lisboa, alargando-a a maiores de 40 e 30 anos a partir de 06 e 20 de junho.
Um surto de cólera no Norte da Nigéria provocou a morte a pelo menos 20 pessoas nas últimas duas semanas e pelo menos mais 300 tiveram de ser hospitalizadas, de acordo com as autoridades sanitárias locais.
Um investigador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Araújo Júnior, anunciou na terça-feira ter identificado a P.4, uma possível nova variante do coronavírus, segundo a imprensa local.