A ADSE registou até agora 868 novas inscrições de beneficiários titulares e 32 familiares no âmbito do alargamento do subsistema de saúde aos contratos individuais do Estado, que arrancou no início do mês, disse à Lusa fonte oficial.
As máscaras comunitárias são proibidas em França devido às novas variantes do vírus sendo assim apenas autorizados três tipos de máscara em locais públicos: máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2 e máscaras em tecido categoria 1.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) prevê aprovar, até ao final desta semana, a vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, apesar dos problemas de fornecimento, estando ainda em contacto com as autoridades russas relativamente à Sputnik V.
O surto de infeção pelo novo coronavírus no Lar de São Martinho, no concelho de Miranda do Douro, está sanado e os 22 utentes voltaram às atividades normais, indicou hoje o diretor técnico.
O Presidente da República afirmou hoje que, se houver autorização do parlamento, o estado de emergência deverá ser renovado nos mesmos termos do decreto presidencial em vigor e com o mesmo conjunto geral de medidas do Governo.
A Segurança Social inicia hoje um projeto-piloto de atendimento por videoconferência através dos quais poderão ser tratadas questões relacionadas com contribuições, proteção jurídica ou o pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, foi hoje anunciado.
A mudança das circunstâncias no combate à covid-19 pode vir a implicar a exigência do uso de máscaras tipo FFP2 nos transportes públicos e supermercados no Reino Unido, como defendem especialistas, mas o governo britânico resiste à decisão.
O Presidente da República afirmou hoje que não há neste instante razão que determine um recurso à ajuda internacional para o acolhimento de doentes covid-19, embora exista essa disponibilidade por parte da União Europeia.
O presidente da JSD defendeu hoje que a vacinação prioritária para titulares de cargos políticos “não faz sentido”, exceto para Presidente da República e primeiro-ministro, e que enquanto deputado vai aguardar a sua vez como qualquer cidadão.
O PCP criticou hoje a “generalização excessiva” na prioridade da vacinação contra a covid-19 dada aos políticos e insistiu que é necessário “garantir as condições para a rápida vacinação da população”.
Marcelo Rebelo de Sousa teve hoje a sua primeira iniciativa pública após ter sido reeleito Presidente da República no domingo, ao lado do Governo e das Forças Armadas, para afirmar que há "total união" no combate à covid-19.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje que priorizar a vacinação contra a covid-19 de todos os titulares de cargos políticos “é um péssimo exemplo” e “um insulto” ao país.
Castelo Branco regista novos surtos de covid-19, em dois lares situados em Salgueiro do Campo e em Almaceda, que infetaram com o novo coronavírus um total de 72 utentes, informou hoje o presidente do município.
O Presidente da República considerou hoje que é prematuro avançar uma data para a sua vacinação contra a covid-19, referindo que recebeu uma carta do primeiro-ministro sobre esta matéria e remetendo esclarecimentos para autoridades sanitárias e Governo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou hoje recomendações para doentes de covid-19 com sintomas persistentes, mesmo após a sua recuperação, e que incluem a medição do oxigénio no sangue e o uso de anticoagulantes de baixa dosagem.
Portugal registou hoje 291 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 10.765 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O líder parlamentar do PSD/Açores destacou hoje a “capacidade de estratégia e de ação” do executivo regional na educação e na saúde e pediu a colaboração dos açorianos e o “empenho dos partidos da oposição” no combate à pandemia.
O primeiro-ministro elogiou hoje a ação das Forças Armadas "na linha da frente" do combate à covid-19, tanto ao nível do acolhimento e tratamento hospitalar de doentes, como na evacuação de lares ou no plano de vacinação.
A Câmara de Torres Vedras solicitou hoje ao ministro dos Negócios Estrangeiros a ativação de ajuda internacional para reforçar o hospital local com cinco médicos e 10 enfermeiros face à evolução da pandemia da covid-19 no concelho.
A recém-eleita presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos, Margarida Moura, defendeu hoje a necessidade de o Governo Regional promover o relançamento do Plano Regional de Saúde.
Os pedidos de ajuda à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para compra de medicamentos, alimentação ou pagamentos de serviços aumentaram cerca de 30% com a pandemia, avançou hoje à Lusa o presidente da instituição.
Mais de mil cancros do colo do útero, da mama e do colorretal estão por diagnosticar, estimou hoje a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), alertando que as conquistas feitas nesta área foram “muito abaladas”.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos positivos de covid-19, sendo 21 em São Miguel, um na Terceira e um nas Flores, e há ainda a assinalar mais uma morte e 102 recuperações.
Pessoas com doença mental grave de oito concelhos da Lezíria, no distrito de Santarém, estão a ter acompanhamento domiciliário por uma equipa da Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico (FARPA), no âmbito do projeto InclusivaMente.