Trinta doentes com cancro no intestino e 60 cuidadores ou familiares vão receber a partir de março apoio na área dos cuidados paliativos, um projeto da associação Europacolon que abrange diversos concelhos da região norte do país.
Os ministros dos Assuntos Europeus dos 27 reúnem-se hoje num Conselho de Assuntos Gerais, sob presidência portuguesa, para preparar as discussões de quinta e sexta-feira ao nível de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado hoje a conhecer, sendo os resultados definitivos apresentados em abril.
Um estudo publicado na segunda-feira revelou que as células possuem estruturas que funcionam como 'autoestradas' para transportar substâncias e que podem ser usadas pelos vírus se houver infeção, mas um novo fármaco poderá inibir esse transporte.
O número de pessoas que disse sair de casa sem ser para ir trabalhar caiu para metade desde 11 de dezembro, assim como o convívio com um grupo até 10 pessoas, que desceu de 20% para 1,7%, foi hoje divulgado.
A ministra da Saúde disse hoje que a maior mobilidade registada na última semana pode indiciar um “relaxamento” no cumprimento das medidas restritivas devido à pandemia e apelou a que se mantenha o respeito pelo confinamento.
Portugal desceu na última semana 21 posições na lista de países e territórios em pior situação na média de novos casos diários de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes, passando para 41.º, segundo o 'site' ourworldindata
O epidemiologista Henrique Barros defendeu hoje que a dinâmica da infeção por SARS-CoV-2 embora seja heterogénea, apresenta momentos de grande coincidência no tempo em diferentes regiões.
O Presidente da República destacou hoje a "janela de esperança" quanto à vacinação contra a covid-19 no segundo trimestre deste ano e considerou que os especialistas deram "uma ajuda essencial" para a tomada de decisões.
Os ministros europeus responsáveis pela Política Social reconheceram hoje que a pandemia de covid-19 afetou mais as mulheres do que os homens e que os planos nacionais de recuperação têm de traduzir essa diferença.
A Comissão Europeia alertou hoje para o risco de que nem todos os países da UE possam recuperar das perdas económicas de 2020 ao mesmo ritmo, apelando, por isso, a uma “resposta conjunta e forte” dos 27.
O surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), que provocou a morte de 12 utentes, foi considerado “resolvido”, revelou hoje a autoridade de saúde local.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) já reconverteu algumas das enfermarias dedicadas a doentes com covid-19 em espaços para pacientes com outras patologias, na sequência da descida do número de casos de infeção, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um défice de 22,9 mil milhões de dólares no financiamento, em 2021, do programa internacional de apoio a vacinas, tratamentos e diagnósticos para a covid-19.
O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘taskforce’ de vacinação contra a covid-19, antecipou hoje um possível aumento do ritmo de inoculações para 100 mil por dia e sublinhou que a imunidade de grupo pode ser alcançada em agosto.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou hoje que se devem tirar lições da pandemia de covid-19 e fazer do investimento nos idosos uma prioridade para o país.
A situação da medicina intensiva “é ainda muito frágil” no contexto da pandemia de covid-19, denunciou hoje o médico João Gouveia, do grupo de coordenação da resposta em medicina intensiva, defendendo a conclusão de obras e mais recursos humanos.
O PSD questionou o Governo sobre as razões da não inclusão dos dependentes por doença mental maiores de 16 anos e não institucionalizados na 2.ª fase do plano de vacinação, perguntando se ainda pondera rever essa decisão.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir os nove partidos com assento parlamentar, por videoconferência, entre terça e quarta-feira sobre a renovação do estado de emergência.
As medidas de confinamento travaram o crescimento exponencial em Portugal da variante do vírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, disse hoje o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou hoje as “semanas difíceis” que Portugal tem tido devido à covid-19, tal como outros países, notando que a União Europeia (UE) ainda não está “onde gostaria de estar”.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje que o desconfinamento, tal como o confinamento, deve ser preparado e precisa de ter regras e cuidados.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje esperar que a União Europeia aproveite “de forma extremamente concreta” a Cimeira Social organizada pela presidência portuguesa, para fixar “objetivos comuns”, tendo os jovens em mente.
O epidemiologista Baltazar Nunes estimou hoje que o número de doentes com covid-19 internados em cuidados intensivos possa estar abaixo dos 300 em meados de março e abaixo dos 200 no final do mês.