A Cercicaper, instituição que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade e em risco social, sediada em Castanheira de Pera, está a desenvolver o projeto “Ervas da Vila”, que visa a integração dos beneficiários no mercado de trabalho.
Milhares de enfermeiros dos centros de saúde podem ser desviados para centros de vacinação rápida contra a covid-19 a partir de abril, revelou hoje o coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.486.116 mortos em todo o mundo desde que, no final de 2019, foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, esclareceu hoje, em Lisboa, que os apoios de emergência, para mitigar o impacto da pandemia, não podem ser avançados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado a concretizar reformas.
A Linha de Apoio Psicológico da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), criada durante a primeira vaga da pandemia, atendeu em 10 meses cerca de 7.850 chamadas, a maioria com queixas de ansiedade, depressão e perturbação do sono.
A Comissão Europeia apresentou hoje uma nova estratégia de adaptação às alterações climáticas, que visa preparar a União Europeia (UE) para os “impactos inevitáveis” do aquecimento global e torná-la mais resiliente aos efeitos adversos do clima.
Portugal vai destinar um milhão de vacinas contra a covid-19 aos PALOP e a Timor-Leste que deverão começar a chegar aos países no segundo semestre de 2021, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 defendeu hoje o adiamento da toma da segunda dose para permitir a vacinação de mais 200 mil pessoas até ao fim de março.
A associação cívica SEDES criticou hoje o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de resposta à crise pandémica pela falta de uma “visão estratégica ambiciosa para um crescimento robusto” e de “medidas políticas com fundamento técnico e científico”.
As medidas de combate à pandemia de covid-19 nas instituições de ensino superior agravaram as desigualdades entre os estudantes, disse hoje à Lusa um representante do movimento associativo estudantil.
A pandemia de covid-19 teve “um significativo impacto negativo na saúde mental dos jovens portugueses, especialmente nos níveis de depressão e de ansiedade”, conclui um estudo realizado por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC).
África regista 3.844.799 casos do novo coronavírus e 102.097 mortes associadas à covid-19, segundo os dados oficiais mais recentes da pandemia na região.
A Itália pediu às Nações Unidas a abertura de um inquérito e de "respostas claras" sobre a morte do embaixador italiano na República Democrática do Congo (RDC) durante um ataque a um comboio do Programa Alimentar Mundial.
O número de deslocados devido ao conflito armado em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, subiu em dezembro para 670 mil pessoas, anunciaram as Nações Unidas na mais recente atualização de dados compilados pelas agências humanitárias.
O Gana deve receber hoje o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, a nível mundial, financiado pelo Covax, organismo liderado pela Organização Mundial da Saúde e que visa fornecer os países mais desfavorecidos.
A gigante farmacêutica AstraZeneca anunciou que poderá fabricar na União Europeia apenas metade das doses que deve fornecer à UE no segundo semestre do ano e que produziria o restante das doses prometidas aos europeus em outros lugares.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina hoje mais uma ronda de audiências com os partidos políticos sobre a renovação do estado de emergência para conter a pandemia da covid-19.
As forças de segurança da Tunísia agrediram, detiveram e ameaçaram vários ativistas LGBTQ+ durante manifestações nas últimas semanas, denunciou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW).
A 60.ª Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e das Caraíbas arrancou hoje e decorre até quinta-feira centrada na luta pelos direitos das mulheres e criação de uma sociedade igualitária.
Quatro investigadoras foram distinguidas com as Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência 2020 por estudos sobre visão, cancro hereditário da mama e do ovário, toxicidade do cádmio e captura de dióxido de carbono, anunciou hoje a organização.
Perto de 250 mil portugueses já receberam as duas doses da vacina para a covid-19 segundo os dados publicados hoje pela Direção Geral da Saúde, correspondendo a 3% da população.
O Governo garantiu hoje que não existem residentes em Portugal em tratamento à covid-19 no estrangeiro e destacou a cooperação intra-europeia que tem mostrado “grande solidariedade” no combate à pandemia do novo coronavírus.
As Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), criadas para atuar em caso de surto de covid-19 nos lares de idosos, foram ativadas 431 vezes desde outubro, mês em que começaram a funcionar, revelou hoje o último relatório do estado de emergência.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o confinamento tem de ser “uma medida excecional” e não a solução para a pandemia, e pediu ao Governo que faça entrar em vigor as medidas aprovadas no Orçamento para 2021.