Elisabete Ramos apresenta o balanço ao Canal S+, onze meses depois da pandemia da COVID-19 ter chegado a Portugal.
O vírus que provoca a covid-19 está a “competir com ele próprio neste momento”, gerando novas variantes que vão predominar em qualquer parte do mundo em função da eficácia de disseminação que apresentarem, afirmou hoje o virologista Pedro Simas.
As instituições de solidariedade social estão numa situação próxima da rutura financeira e a precisar que o Estado aumente o valor das comparticipações, que neste momento rondam os 30%, sob pena de se começarem a escolher utentes.
Carlos Antunes, professor de engenharia geoespacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa garante em entrevista ao Canal S+ que “já ultrapassamos o pico na Região de Lisboa e vale do Tejo desta terceira vaga da pandemia da COVID-19.
Um robô autónomo vocacionado “para descontaminar” espaços “de grande dimensão” e “combater a pandemia” de covid-19 está a ser desenvolvido em Portugal, graças a uma parceria entre três instituições, duas delas do distrito de Beja.
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defendeu hoje o alargamento do período entre as duas tomas da vacina contra a covid-19 até seis semanas para conseguir vacinar até março os maiores de 80 anos e as pessoas de alto risco.
A vacinação contra a covid-19 em Amares, distrito de Braga, arrancou hoje e abrange 1.700 utentes, num total de 3.400 doses de vacina, durando esta primeira etapa oito semanas, adiantou à Lusa fonte da autarquia.
O número de óbitos no surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, subiu de oito para 13, estando três idosos hospitalizados, revelou hoje o provedor.
O Hospital de Santarém tem 141 doentes com covid-19 em enfermaria, o que representa 40,5% do total de doentes internados, e ainda 16 pessoas infetadas com o novo coronavírus em cuidados intensivos (88,9% dos doentes em UCI).
O primeiro-ministro e a titular da pasta da Justiça elogiaram hoje a organização dos serviços prisionais ao nível do cumprimento de normas de prevenção da covid-19 e a eficácia do plano de contingência delineado nas prisões portuguesas.
Misericórdias e IPSS defenderam hoje em audição parlamentar a vacinação contra a covid-19 de dirigentes ativos nos lares, considerando-o “um dever moral” de proteção aos utentes e um ato para o qual tinham orientações.
Os principais hospitais da margem Sul do Tejo, Garcia de Orta, em Almada, e São Bernardo, em Setúbal, voltaram hoje a apresentar um registo diário com centenas de doentes covid-19 internados em enfermaria e algumas dezenas nos cuidados intensivos.
Portugal ultrapassou o pico de contágios por covid-19 na última semana de janeiro, estando o número de novos casos diários a descer "a um ritmo bastante bom”, disse hoje à Lusa o epidemiologista Manuel do Carmo Gomes.
A câmara de Esposende quer que a vacinação contra a covid-19 dos seus idosos seja feita no concelho e não em Barcelos, tendo aprovado hoje uma moção com esse pedido ao ministério da Saúde.
O pico de novos casos de infeção foi atingido a 28 de janeiro com cerca de 13.000 notificações e o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana, revelou um investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
O PSD quer saber o motivo pelo qual o Governo, passados 10 meses, ainda não nomeou o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), foi hoje anunciado.
O Ministério Público anunciou hoje que delegou na Polícia Judiciária a investigação de irregularidades com o plano de vacinação contra a covid-19 e na sequência da instauração de diversos inquéritos.
O município de Sintra, no distrito de Lisboa, vai dispor de cinco polos de vacinação contra a covid-19, estimando nesta fase vacinar cerca de 15.000 utentes, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a demissão de Francisco Ramos de coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 nada teve a ver com o trabalho no âmbito deste programa, cuja operação está a decorrer "com sucesso".
Três cidadãos do Reguengo Grande, no concelho da Lourinhã, foram vacinados contra a covid-19 com doses que sobraram da campanha que decorreu no lar do Centro Social e Paroquial daquela freguesia, confirmou hoje a instituição.
O Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, Braga, disse hoje que a lista de vacinados contra a covid-19 na instituição foi validada pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) enviou para o novo coordenador do Plano de Vacinação contra a covid-19, uma lista com 1.037 médicos da região ainda por vacinar que integram grupos prioritários.
O número de óbitos nos surtos ativos de covid-19 em três lares do concelho de Évora, com um total de 110 utentes infetados, subiu para nove, disse hoje o presidente da câmara municipal.
O espaço cedido pela Câmara da Póvoa de Varzim para a vacinação contra a covid-19 da população do concelho e do município vizinho de Vila do Conde, tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, disse hoje o autarca.