O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que Portugal deve receber no segundo trimestre do ano as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi hoje submetido ao regulador europeu.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) recebeu hoje um pedido para a autorização da comercialização condicionada da vacina da Johnson & Johnson, produzida pela farmacêutica Janssen, prevendo emitir um parecer final em “meados de março”.
Mais de 183 mil pessoas utilizaram desde domingo o simulador ‘online’ para consultar as listas de vacinação contra a covid-19, um processo que tem levantado algumas dificuldades, mas que têm vindo a ser resolvidas, segundo o presidente da SPMS.
A Comissão Europeia (CE) confirmou hoje que a farmacêutica Moderna entregará menos doses da sua vacina contra a covid-19 durante o mês de fevereiro, esperando-se que em março recupere o ritmo de distribuição.
Portugal registou hoje 111 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.502 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os hospitais públicos da região Centro têm uma taxa de ocupação nos cuidados intensivos dedicados à covid-19 de 75%, adiantou hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que lançou um alerta para seis países africanos devido aos surtos de Ébola que surgiram na Guiné-Conacri, onde já morreram cinco pessoas, e na República Democrática do Congo.
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) recomenda ao Governo que considere aumentar a testagem ao novo coronavírus nas escolas através de métodos não invasivos como testes de saliva, adotando-os também nos serviços públicos de saúde.
O Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou um programa de telemonitorização permanente dos doentes com insuficiência cardíaca (IC) seguidos naquela unidade para prevenir descompensações e idas às urgências, foi hoje divulgado.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 2.408.243 mortes em todo o mundo e infetou mais de 109.074.730 pessoas, segundo o balanço diário feito pela AFP.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de covid-19, um em São Miguel e outro no Pico, e 26 pessoas recuperaram da doença, informa o boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde Regional.
O Hospital de Santarém tem atualmente 119 doentes internados em enfermaria covid e 15 pessoas infetadas em Unidade de Cuidados Continuados (UCI), representando os casos de infeção pelo novo coronavírus 37% da totalidade dos internamentos, foi hoje divulgado.
O hospital de campanha instalado no Portimão Arena foi desativado na segunda-feira, mas seis dos seus doentes tiveram de ser transferidos para o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), disse hoje à Lusa fonte da administração.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) disse hoje que “desconhece e não reconhece” a denúncia do Sindicato Independente dos Médicos sobre a recusa de pagamento de trabalho suplementar aos médicos que ultrapassem as 200 horas.
As florestas vão dispor de 665 milhões de euros, inclusive para a transformação da paisagem dos territórios vulneráveis e para o cadastro, segundo o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para aceder a verbas comunitárias pós-crise da covid-19.
Piratas informáticos norte-coreanos tentaram entrar nos sistemas da Pfizer para encontrar informações sobre a vacina produzida pelo gigante farmacêutico contra a covid-19, de acordo com os serviços secretos da Coreia do Sul citados pela imprensa local.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) admite que a Saúde “enfrenta importantes desafios” e avança com três reformas para uma “alteração estrutural” nos cuidados continuados, na saúde mental e na governação dos hospitais públicos.
Os bombeiros do litoral alentejano começaram hoje a ser vacinados contra a covid-19, com a primeira dose administrada a cerca de 160 operacionais, revelou a Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal.
A Comissão Europeia vai adotar e apresentar na quarta-feira uma proposta sobre “a próxima etapa” do combate à pandemia da covid-19, para “preparar a Europa para a ameaça acrescida das novas variantes” do coronavírus.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, hoje colocado em consulta pública, prevê um investimento total de 1.383 milhões de euros em diversas vertentes para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Governo britânico está disposto a fornecer “certificados" de vacinação para viagens internacionais se forem exigidos por outros países, mas descartou o uso interno, afirmou hoje o secretário de Estado responsável pelo programa de imunização contra a covid-19, Nadhim Zahawi.
As restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do verão, mas deverão ser mantidas durante mais algumas semanas, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português ao jornal britânico Daily Telegraph.
O ministro das Finanças e presidente em exercício do Conselho Ecofin, João Leão, defendeu hoje que chegou “o momento de os Estados-membros [da União Europeia] canalizarem toda a atenção” para a apresentação dos seus planos nacionais de recuperação e resiliência.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje "urgente uma resposta organizada e coordenada" para "travar o impacto" da pandemia em "vários indicadores", exemplificando com a "diminuição da esperança média de vida nas idades mais avançadas".