O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) defendeu hoje que o acidente nuclear de Chernobil, ocorrido há precisamente 35 anos, deveria fazer "refletir seriamente" sobre a central nuclear de Almaraz, localizada perto da fronteira com Portugal.
A Ordem dos Médicos vai reunir-se na segunda-feira com os diretores de serviço e de unidades médicas do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), que se debate com vários problemas, incluindo a falta de clínicos.
O coordenador da ‘task force’ da campanha de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, disse hoje que não há perspetiva falta de recursos humanos para cumprir o objetivo de vacinar 100 mil pessoas por dia.
Todas as regiões do país apresentam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, com exceção do Norte que está acima deste valor nos últimos 22 dias, anunciou hoje o INSA.
O ministro do Ambiente e Ação Climática defendeu hoje que Portugal “quer muito”, enquanto presidente do Conselho da União Europeia, que a estratégia europeia para a adaptação às alterações climáticas seja aprovada em junho.
Mais de 50 mil pessoas já agendaram a data da sua vacinação contra a covid-19 através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação, revelou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.
O Porto de Leixões, em Matosinhos, iniciou o processo de transição energética e prevê atingir a neutralidade carbónica até 2035, tornando-se o “primeiro porto na Europa” a ser autossuficiente a nível energético, adiantou hoje a administração portuária.
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe manifestou-se hoje "satisfeito" com a colocação do seu país no grupo dos oito novos países identificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com potencial para eliminar a malária nos próximos cinco anos.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) considerou hoje que a exclusão dos docentes das universidades e politécnicos das prioridades na vacinação contra a covid-19 revela despreocupação do Governo em garantir segurança no regresso às aulas presenciais.
O comissário europeu do Mercado Interno afirmou hoje que o aumento da produção na Europa vai permitir disponibilizar 410 milhões de vacinas aos Estados-membros neste segundo trimestre, assegurando o objetivo de vacinar 70% dos adultos até julho.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) defendeu hoje a administração da segunda dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, mesmo com os riscos associados à possibilidade de ocorrência de coágulos sanguíneos após a vacinação.
Portugal tem hoje 43 concelhos com incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 14 em relação ao boletim anterior divulgado na última sexta-feira.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para que países e empresas que detêm e controlam os recursos para combater a covid-19 os partilhem, reiterando que são precisos 19 mil milhões de dólares este ano para distribuir vacinas pelo mundo.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) descobriram um biomarcador em doentes com Lúpus Eritematoso Sistémico que permitirá saber como evolui a doença e agir atempadamente, prevenindo a perda da função do rim, foi hoje revelado.
A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje um aumento da capacidade de produção de vacinas da BioNTech/Pfizer e Moderna na União Europeia (UE) e a presidente da Comissão Europeia reiterou meta de 70% de adultos vacinados em julho.
A despesa total do Serviço Nacional de Saúde (SNS) cresceu 5,9%, no primeiro trimestre do ano (160,2 milhões de euros), face a 2020, atingindo os 2.883,8 milhões de euros.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal manteve-se nos 0,98 enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias desceu para 72,1, segundo dados hoje divulgados.
O Governo da Madeira investiu três milhões de euros na aquisição de 200 mil testes rápidos de covid-19 para proceder à testagem massiva da população do arquipélago a partir de segunda-feira, indicou hoje o executivo.
Portugal regista hoje uma morte atribuída à covid-19, 506 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma nova redução do número de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebe na segunda-feira um equipamento de esterilização de ar, que vai ser instalado na unidade Covid A do Hospital Geral (Covões), foi hoje anunciado.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje que os critérios da vacinação contra a covid-19 são determinados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela "task force" que coordena o processo de administração das vacinas.
A Comissão Europeia disse hoje “seguir de perto” os desenvolvimentos sobre a dupla mutação do SARS-CoV-2 detetada na Índia, pedindo aos países europeus para continuarem a adotar medidas como quarentena e testagem para viajantes de territórios com variantes.
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) considera uma "inexplicável discriminação" a ausência dos funcionários do ensino superior dos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 e pede que a situação seja corrigida.
A pandemia do novo coronavírus provocou até hoje pelo menos 3.073.969 de mortes entre as mais de 144.660.360 pessoas infetadas, segundo o balanço diário feito com base em dados oficiais pela agência France-Presse (AFP).