Duas farmacêuticas chinesas, a estatal Sinopharm e a privada CanSino, anunciaram hoje a conclusão do desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, que apresentam eficácia de 72% e 65%, respetivamente.
A vacina da Pfizer é 94% eficaz contra os casos sintomáticos de covid-19, segundo um estudo realizado em Israel e hoje publicado, confirmando dados de testes clínicos e o papel crucial das campanhas de vacinação para o fim da pandemia.
A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) lamentou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência deixe de fora o apoio aos privados, alegando que o investimento previsto se destina ao “próprio Estado”.
A Madeira registou hoje 74 novos casos de covid-19 e mais um óbito, elevando para 64 o número de mortes associadas à doença desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento renovar o estado de emergência até 16 de março, defendendo que "o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos".
O PCP considerou hoje positiva a medida aprovada, no parlamento, para os atestados médicos multiusos serem atribuídos de forma mais ágil aos doentes oncológicos, mas admitiu que “ficou a faltar a resposta” aos pacientes com outras patologias.
O projeto de decreto presidencial que renova o estado de emergência tem conteúdo idêntico ao atualmente em vigor, mas especifica agora que a eventual definição de limites ao ruído compete ao Governo através de decreto-lei.
O novo centro de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa, inicialmente previsto para estar pronto em janeiro, ainda não entrou em obras, revelou hoje o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.
O secretário de Estado Coordenador da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro manifestou-se hoje confiante de que a região acompanhará o resto do país a atingir a imunidade de grupo contra a covid-19.
A viver em Copenhaga, desde agosto de 2020, Humberto Fonseca desvenda o segredo do sucesso da Dinamarca na luta contra a pandemia. O médico português garante que no país nórdico “A testagem foi a principal arma no combate à COVID-19”.
Os hospitais de Portalegre e Elvas têm atualmente 19 pessoas internadas devido à covid-19, tendo registado, nos últimos dias, um “decréscimo significativo” no número de internamentos de utentes com esta doença, revelou hoje fonte hospitalar.
Uma vacina experimental cubana contra a covid-19 vai entrar na próxima semana na fase final de ensaios clínicos, que testa a sua eficácia e segurança num número alargado de voluntários, foi hoje anunciado.
Cento e vinte e cinco testes rápidos foram hoje feitos a deputados, funcionários e jornalistas que acompanham os plenários da Assembleia da Madeira, depois de um funcionário ter testado positivo para a covid-19, informou o parlamento regional.
A despesa no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 11,3% em janeiro deste ano face ao mesmo período de 2020, mais 93 milhões de euros (ME), totalizando 915,9 ME, segundo dados das Finanças enviados à Lusa.
O Centro Hospitalar do Oeste realizou em 2020 menos 15.648 consultas do que no ano anterior, face às limitações ditadas pela pandemia de covid-19 nas três unidades, nas quais foram efetuadas menos 1.548 cirurgias programadas, divulgou a administração.
O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje ser “absolutamente vital” que o Governo apresente um plano que determine, ouvidos os técnicos, em que circunstâncias e com que critérios o país pode desconfinar.
O PSD questionou hoje o Governo sobre a distribuição da vacina contra a covid-19 nos países lusófonos e se os emigrantes portugueses podem ser vacinados em Portugal.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) propôs hoje a criação de equipas especializadas nos centros de saúde e nos hospitais públicos, entre os contributos que apresentou sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A coordenadora do BE defendeu hoje que o Governo não se deve conformar com a escassez de vacinas “em nome dos lucros das farmacêuticas” e deve, se necessário, negociar com mais laboratórios.
O Governo dos Açores anunciou hoje que vai cruzar dados para apurar se os passageiros que solicitam teste de despiste do SARS-CoV-2 gratuito viajam efetivamente para a região, na sequência de suspeitas de recurso abusivo aos testes.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar, no dia 03 de março, na Guarda, 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território, foi hoje anunciado.
Uma empresa industrial de Vila Nova de Famalicão lançou no mercado os primeiros óculos de proteção individual de marca portuguesa, um nicho de negócio que surgiu “à boleia” da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
O número de internamentos de doentes com covid-19 nos hospitais da região Centro continua a baixar em bom ritmo, de acordo com o boletim diário da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Mais de 147 mil profissionais de saúde trabalhavam em janeiro no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 7,1% do que em março de 2020, quando teve início a pandemia da covid-19, indicam dados oficiais hoje divulgados.