A Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo para doentes com covid-19 vai ser desativada no dia 01 de abril, revelou hoje o presidente da proteção civil distrital.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou hoje a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 às pessoas acima dos 65 anos, depois de comprovada a eficácia neste grupo etário.
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) registou este inverno “um único caso de gripe”, facto que ajudou esta unidade hospitalar no combate à pandemia provocada pela covid-19, disse hoje a diretora da Medicina.
A doença respiratória covid-19, causada por um novo coronavírus, detetado em dezembro de 2019 na China, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia em 11 de março de 2020.
A Ordem dos Médicos (OM) lamenta não ter sido ouvida pela IGAS no inquérito ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz e aponta a tentativa de branqueamento da atuação das autoridades regionais.
O Governo apresenta hoje aos parceiros sociais o plano de desconfinamento numa reunião da Concertação Social que conta com a presença da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
Um apoio da União Europeia (UE), assinado hoje, vai permitir que o Programa Alimentar Mundial (PAM) continue pelo menos até agosto a operar voos humanitários para Timor-Leste, disse à Lusa o responsável da organização em Díli.
Uma equipa de investigação de três universidades portuguesas, que analisou cerca de três mil notícias publicadas durante as vagas pandémicas que assolaram Portugal, concluiu que o jornalismo constitui uma “arma eficaz” no combate à covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir hoje os nove partidos com assento parlamentar, por videoconferência, sobre a renovação do estado de emergência.
A cadeia de aprovisionamento para a produção das vacinas contra o novo coronavirus está a confrontar-se com várias penúrias relativas a ingredientes, vidro para fazer frascos, plástico ou tampas, alertaram terça-feira os principais intervenientes nestas operações.
O número de jovens que entrou no sistema de acolhimento e de crianças até aos seis anos sinalizadas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce está a aumentar, indica o último relatório do estado de emergência.
Vinte mil elementos das forças de segurança que fiscalizam as regras do estado de emergência para fazer face à pandemia já estão vacinados, cumprindo o estabelecido para a primeira da vacinação, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.
Mais de 293 mil portugueses têm a vacinação contra a covid-19 completa com as duas doses, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), ao avançar que já foram administradas um total de 1.032.907 vacinas desde 27 de dezembro.
Duas novas viaturas para transporte de órgãos foram entregues hoje pelo Governo à GNR, que nos últimos cinco anos realizou mais de 1.400 transportes em todo o país.
A Madeira registou 58 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, nas últimas 24 horas e uma pessoa morreu, revelou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).
Cirurgiões do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) vão realizar até ao final do ano 400 cirurgias no Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana, em Lisboa, através de um protocolo assinado hoje entre as duas entidades.
Uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física ou sexual por parte dos seus parceiros, números praticamente inalterados na última década e provavelmente inferiores à real extensão do problema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Portugal registou, entre a última semana de outubro e o fim de janeiro, “o período de excesso de mortalidade mais longo” desde 1980, devido à covid-19 e às temperaturas extremas, revela o último relatório do estado de emergência.
A empresa biotecnológica Immunethep, sediada em Cantanhede, quer avançar com a criação de uma unidade de produção de vacinas naquele concelho, que poderia dar resposta num contexto de pandemia, anunciou hoje o município.
O responsável nos Açores da Ordem dos Enfermeiros apontou hoje que são necessários cerca de 50 enfermeiros para fazer face às necessidades do Serviço Regional de Saúde, de onde saíram para o setor privado cerca de 40 profissionais.
O CDS-PP quer que sejam priorizados nas avaliações fármaco-terapêutica e farmaco-económica medicamentos inovadores sem "alternativa terapêutica eficaz" e que seja agilizada a introdução no mercado "de todas as terapêuticas inovadoras para tratamento da fibrose quística".
O hospital de Évora considerou hoje que “cumpriu plenamente a sua missão” e deu “a resposta necessária aos doentes” no surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, em junho do ano passado.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que o combate à pandemia será um “desafio difícil para os próximos meses”, mas que a reconstrução económica e social do país será “um combate para os próximos anos”.
O investigador e ex-líder da CGTP, Carvalho da Silva, defendeu hoje que a experiência do teletrabalho no contexto da pandemia de covid-19 não deve ser tomada como “alicerce” para o futuro do trabalho.