A ministra da Saúde disse hoje que o reforço no Serviço Nacional de Saúde (SNS) permitiu “de forma inegável combater” a pandemia de covid-19, destacando que Portugal é atualmente “o segundo país com melhores números da União Europeia”.
O continente africano precisa "urgentemente" de mais vacinas contra a covid-19, numa altura em que os fornecimentos estão a diminuir e os lotes iniciais quase esgotados em alguns países, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As comissões de utentes do litoral alentejano alertaram hoje para o encerramento da Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém (Setúbal), implicando a transferência de doentes para outras unidades.
A Suécia, que suspendeu o uso da vacina anti-covid da AstraZeneca após relatos de possíveis efeitos secundários, incluindo casos suspeitos de coágulos sanguíneos, anunciou hoje ter recomeçado a usá-la em pessoas com mais de 65 anos.
A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, apelou hoje a uma "ação política concertada" na disponibilização de vacinas a todos e à definição de "um enquadramento" para a cobertura global de saúde.
A acumulação de funções dos profissionais de saúde do Hospital do Divino Espírito Santo com o Hospital Internacional dos Açores, uma estrutura privada no concelho da Lagoa, gerou hoje discórdia no parlamento açoriano.
Um estudo de investigadores de instituições do estado norte-americano de Massachusetts concluiu que as vacinas com a tecnologia RNA mensageiro (mRNA) são altamente eficazes na produção de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 em mulheres grávidas e lactantes.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) confirmou hoje que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 é segura e não está associada a problemas de coágulos sanguíneos, mas prossegue avaliação dos casos reportados.
Portugal registou hoje nove mortes relacionadas com a covid-19, o valor mais baixo desde domingo, e 423 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, passou hoje do nível de risco médio para médio alto no contexto da pandemia de covid-19, enquanto o município da Lagoa passou do nível alto para muito baixo.
Cerca de 18,2 milhões de cidadãos da União Europeia (UE) foram já totalmente imunizados contra a covid-19, o correspondente a 4,1% da população adulta comunitária, num total de perto de 62 milhões de doses de vacinas administradas.
Grandes plataformas digitais como Twitter, TikTok, Google e Microsoft reforçaram, nas últimas semanas, a remoção de desinformação sobre vacinas contra covid-19 na União Europeia (UE), criando novas ferramentas de alerta e de informação, anunciou hoje a Comissão Europeia.
Os Açores diagnosticaram nove novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel, e oito pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) abriu hoje a porta a eventuais novos processos de aquisição conjunta, como se verifica atualmente a nível europeu em relação às vacinas contra a covid-19, sobretudo na área dos antibióticos.
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria está com dificuldade em convocar para a vacina da covid-19 idosos que se encontram nos ficheiros dos centros de saúde sem qualquer contacto associado, disse hoje o seu coordenador.
O Escritório das Nações Unidas para a Droga e o Crime Organizado (UNODC) apela num relatório divulgado hoje para o combate aos problemas ligados ao aumento do uso de drogas pelos idosos, fenómeno descrito como uma “epidemia silenciosa”.
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana alertou hoje contra uma “guerra de vacinas” entre os países, numa altura em que atrasos no envio de vacinas para o continente suscitam receios renovados.
A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) deu hoje parecer favorável à renovação do estado de emergência proposto pelo Presidente da República até 15 de abril, no âmbito da pandemia de covid-19, anunciou o parlamento regional.
Os líderes europeus iniciaram hoje ao início da tarde, pouco depois das 13:00 locais (12:00 de Lisboa), um Conselho Europeu ‘virtual’, sendo o primeiro grande debate consagrado aos problemas na campanha de vacinação contra a covid-19 na União Europeia.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.745.337 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A Dinamarca anunciou hoje que vai manter a suspensão da vacina anti-covid-19 da AstraZeneca durante mais três semanas, apesar de ter sido declarada “segura e eficaz” pelo regulador europeu e pela Organização Mundial de Saúde.
A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou hoje para o risco da terceira vaga do novo coronavírus e a ameaça das mutações para o país, mas disse acreditar que com a vacina será possível derrotar o SARS-CoV-2.
A diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), Andrea Ammon, reconheceu hoje as dificuldades do organismo no combate à desinformação sobre as vacinas contra a covid-19 e apelou ao alinhamento das orientações clínicas a nível internacional.
O Brasil deve oferecer tratamentos que respeitem os direitos humanos e a dignidade dos dependentes químicos, exigiu hoje o organismo das Nações Unidas (ONU) que zela pelo cumprimento dos tratados antidrogas.