A Fundação Greta Thunberg contribuiu hoje com 100 mil euros para o COVAX, um mecanismo gerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para universalizar equitativamente a distribuição de vacinas contra a covid-19.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou hoje que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma "gradual e faseada", mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes e alunos.
A DGS reforçou junto das escolas e delegados de saúde as medidas de vigilância sobre a circulação de novas variantes de covid-19 e a deteção de surtos nas escolas, que incluem a suspensão de atividades.
Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Governo da Madeira admitiu hoje que na próxima semana se possa aligeirar as medidas restritivas em vigor desde janeiro na região para combater a pandemia da covid-19.
O Brasil autorizou hoje ensaios clínicos de uma potencial vacina contra a covid-19 financiada pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, e que será o sexto imunizante a ser testado no país.
O Brasil recebeu hoje um lote de ingrediente farmacêutico ativo para produzir 5 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, cuja produção no país havia sido interrompida devido à falta de consumíveis.
Portugal continua a descer na lista de países com mais novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, um indicador que reduziu de 58,27 para 49,13 na última semana.
Um estudo apresentado hoje pelo Centro de Desenvolvimento Global nos Estados Unidos da América sublinha a gravidade dos impactos sofridos pelas mulheres em relação à pandemia de covid-19 em África, atendendo às áreas económica, de saúde e proteção social.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Governo de ter poupado mais de um milhão de euros com o "incumprimento" na progressão salarial de 500 enfermeiros algarvios.
O Hospital Sousa Martins da Guarda registou uma diminuição de doentes internados por covid-19 e retomou a atividade normal ao máximo que conseguiu, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS).
A Comissão Europeia anunciou hoje que decidiu ativar a opção contratual para mais 100 milhões de doses da vacina da BioNTech/Pfizer contra a covid-19, prevendo que a União Europeia (UE) receba 600 milhões de unidades este ano.
O Presidente da República recusou hoje antecipar se o estado de emergência irá ou não terminar no fim deste mês e disse que essa é uma análise feita constantemente, em função dos dados da evolução da covid-19.
O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus em Portugal desceu hoje para 1, enquanto a incidência de casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias subiu para 71,8, segundo os dados hoje divulgados.
A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) disse hoje ter “chegado o momento” de os cidadãos da União Europeia contribuírem para moldar uma Europa que responda às suas expectativas.
Portugal contabilizou hoje uma morte relacionada com a covid-19, o número mais baixo desde agosto de 2020 e 220 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O PS de São Miguel considerou hoje "urgente" implementar "medidas que reforcem o processo de vacinação" naquela ilha, que tem "mais de 97% dos casos ativos de covid-19 nos Açores”, mas "pouco mais de 6% da população vacinada".
Sintomas como cefaleia, vómitos e diarreia, que isoladamente não definem a covid-19, passam a ser considerados sobretudo quando surgem em idade pediátrica, segundo uma normal hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda inaugurou hoje um serviço de hospitalização domiciliária que vai evitar internamentos e abrangerá diariamente cinco doentes residentes num raio de oito quilómetros em linha reta a partir da cidade.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos positivos de covid-19, seis em São Miguel e três na Terceira, e há a registar um óbito, de uma mulher de 81 anos, foi hoje anunciado.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje, dia que marca o regresso dos alunos do secundário e superior ao ensino presencial, conhecer o programa do Governo para a recuperação das aprendizagens, e insistiu nas propostas bloquistas.
O presidente da Câmara de Almeirim, concelho que apresenta mais de 120 casos de covid-19 por 100.000 habitantes em 14 dias, quer que sejam aplicadas já as vacinas a todos os munícipes com mais de 60 anos.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje no Porto que “não há discriminação” dos professores do ensino superior relativamente à vacinação, porque “o contacto entre estudantes e docentes é muito inferior aos outros graus de ensino”.
A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.020.765 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.