O primeiro-ministro manifestou-se hoje "satisfeito" com a decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em relação à vacina anticovid-19 da Janssen, mas salientou que o Governo cumprirá a decisão técnica da DGS e do Infarmed sobre restrições.
A diretora-geral da Saúde anunciou hoje que quem recuperou da covid-19 há mais de seis meses começará a ser vacinado no final de maio, assim que terminar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos.
O primeiro-ministro afastou hoje o levantamento para breve das restrições de circulação nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, alegando que essa decisão será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que o portal para o auto-agendamento da vacinação contra a covid-19 estará a funcionar na próxima semana.
A Câmara de Barcelos informou que a partir de hoje o centro de vacinação contra a covid-19 funcionará no pavilhão do Colégio La Salle, em Barcelinhos, com 10 cabines e capacidade para vacinar mais de 12.800 pessoas por semana.
A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.046.134 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
A Câmara Municipal de Espinho vai desenvolver um projeto-piloto de imagiologia ao domicílio, revelou hoje essa autarquia do distrito de Aveiro, que assim se propõe realizar radiografias pulmonares na residência de utentes acamados e em lares de idosos.
A ministra da Saúde disse hoje que não há qualquer restrição à utilização da vacina da Janssen e que as autoridades nacionais seguirão as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos e aguardar a análise da comissão técnica de vacinação.
As pessoas maiores de 60 anos serão vacinadas até ao final de maio e passam a ser prioritárias na vacinação as pessoas com doença oncológica ativa, doenças neurológicas e mentais, com grande obesidade e as imunossupremidas.
Uma falha elétrica durante a madrugada de hoje no centro de vacinação de Famalicão provocou a inutilização de vacinas contra a covid-19, afirmou a autarquia, remetendo mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa.
A DGS reforçou as orientações sobre gravidez e parto para que os hospitais assegurem as condições necessárias à presença do pai no parto e que as mães com covid-19 possam amamentar o filho caso seja a sua vontade.
A despesa com medidas extraordinárias da Segurança Social decorrentes da pandemia somou 804,9 milhões de euros no primeiro trimestre, representando 42% da despesa de todo o ano 2020 e superando o total orçamentado para 2021, informou hoje o Governo.
O primeiro-ministro saudou hoje o acordo político provisório em torno do objetivo de neutralidade carbónica da União Europeia em 2050, considerando que se trata de um "sinal inequívoco de determinação" para o combate às alterações climáticas.
O grupo português de saúde IGHS, que detém a Idealmed e que está sediado em Coimbra, inaugurou hoje um novo hospital privado em Omã, na Península Arábica, um investimento superior a 100 milhões de euros, anunciou a empresa.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) vai pedir esclarecimentos ao INEM sobre como pretende formar os 178 técnicos abrangidos pelo concurso publicado na terça-feira.
A Ordem dos Médicos, Federação Nacional dos Médicos e Sindicato Independente dos Médicos voltaram a defender a vacinação dos médicos que já tiveram covid-19, alegando que a evidência científica mostra que a imunidade não se perpetua no tempo.
O pneumologista do Centro Hospitalar Universitário de São João e investigador Hélder Novais e Bastos é premiado hoje com a bolsa D. Manuel de Mello, com um trabalho que visa melhorar o diagnóstico e o tratamento da fibrose pulmonar.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje a realização do desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974, tendo em conta a “garantia dada pela organização” do cumprimento das medidas relativas à pandemia da covid-19.
Os Açores vão deixar de exigir teste de despiste à covid-19 na chegada à região quando o estado de emergência for levantado e criar incentivos para quem tiver teste prévio, anunciou hoje o Governo açoriano.
O coordenador do plano de vacinação afirmou hoje que, dentro de duas a três semanas, será possível vacinar em média 100 mil pessoas por dia, um processo que será “complexo” pela rapidez e número de doses a administrar.
A Madeira registou hoje 17 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, e 48 recuperações, segundo o boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde (DRS).
A segunda fase da vacinação contra a covid-19 vai obrigar a um reforço de 1.700 profissionais de saúde, que poderão ser do Serviço Nacional de Saúde ou contratados, afirmou hoje o coordenador da `task force´.
O plano nacional de testagem à covid-19, hoje divulgado, prevê testagens dirigidas e programadas em contextos como eventos de massa e testagem generalizada que inclui os auto-testes.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) contestou hoje a não atribuição de pontos para progressão na carreira a 40 profissionais do hospital de Évora e exigiu esclarecimentos, mas a unidade hospitalar disse que ”aguarda clarificação” do assunto.