O coordenador do Plano de Vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, admitiu hoje que os Açores têm “alguma desvantagem” no processo de vacinação, em termos comparativos com o continente, uma situação que está agora a ser corrigida.
A variante do novo coronavírus detetada na Índia, chamada Delta, pode ser 60% mais contagiosa do que a encontrada em Kent (sudeste da Inglaterra), chamada Alpha, disse Neil Ferguson, um dos principais especialistas do Imperial College London.
A França vai permitir que pessoas de outros países da União Europeia (UE) entrem no país com o certificado de vacinação a partir da próxima quarta-feira, sem ter que apresentar o teste PCR negativo como ocorreu até agora.
O ministro da Habitação britânico, Robert Jenrick, defendeu hoje a "abordagem ultra cautelosa" de despromover Portugal da “lista verde” de viagens para a “lista amarela” enquanto é avaliado o risco de uma mutação da variante Delta do coronavírus.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) enviou uma carta ao Governo a pedir a retoma das negociações para a conclusão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente à profissão, interrompidas desde setembro de 2019.
Todos os distritos do continente e a ilha de São Miguel, nos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A aceitação das diferenças, da falha e do erro, para "ligar a diversidade única de cada ser humano", está no centro do espetáculo de dança "Un Tsugi", do coreógrafo Rafael Alvarez, que terá estreia hoje, em Lisboa.
O microbiologista do INSA João Paulo Gomes disse na quinta-feira à noite que em Portugal foram detetados apenas 12 casos de uma mutação da chamada variante indiana de covid-19 e não 68 casos, como anunciou o Reino Unido.
Emmanuel Macron disse num encontro com a população no sudoeste francês que contraiu a covid-19 em Bruxelas, durante o Conselho Europeu, numa altura em que os números no país continuam a cair.
A especialista em vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) Kate O'Brien disse hoje que imunizar crianças contra a covid-19 não é uma prioridade, na perspetiva da OMS, dado o suprimento global extremamente limitado de doses.
A exploradora da National Geographic, Sylvia A. Earle, e o cofundador da Greenpeace, Paul Watson, reconhecidos ativistas ambientais, participam no WATER World Forum for Life, que vai decorrer em Reguengos de Monsaraz, entre quinta-feira e domingo.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) reclamaram hoje à Câmara da Figueira da Foz um reforço do investimento no corpo de Bombeiros Sapadores da cidade.
O prazo para a limpeza de terrenos, que terminou em 15 de maio, resultou na sinalização de “14.477 situações passíveis de infração”, processos que foram comunicados às câmaras municipais para intervirem até 31 de maio, informou hoje a GNR.
Uma proteína que ajuda os tumores a escaparem ao sistema imunológico e, em certos tipos de cancro, está associada a uma menor probabilidade de sobrevivência, foi identificada por um grupo de investigadores liderados pelo português Caetano Reis e Sousa.
O serviço de Pediatria de Leiria vai ter novas valências na consulta externa e vai garantir um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico, com o crescimento de subespecialidades, num investimento superior a meio milhão de euros.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a obrigatoriedade do uso de máscara, incluindo em espaços abertos, é uma “boa prática” para conter a pandemia de covid-19 e que no atual contexto ainda é cedo para levantar essa regra.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal mantém-se em 1,07 e a taxa de incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 66,4.
Portugal registou hoje uma morte relacionada com a covid-19 e 724 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, o maior número desde o início de abril, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS)
O primeiro-ministro disse hoje que a situação de calamidade vai manter-se em vigor depois de dia 13 de junho, justificando que a “pandemia ainda não desapareceu”, e apelou aos portugueses que sejam testados mesmo não tendo sintomas.
O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório a partir de 14 de junho com a entrada em vigor da nova fase de desconfinamento anunciada hoje pelo primeiro-ministro, António Costa.
O Governo decidiu manter a atual matriz de risco, mas vai passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.
O coordenador da 'task force' para o plano de vacinação contra a covid-19 anunciou hoje que vai ser criada uma "casa aberta" para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo possam ser vacinadas sem marcação.
Mais de 70% dos atendimentos feitos pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) durante o período de confinamento foram realizados por telefone, e o apoio à distância mostrou ter um potencial até então subvalorizado no apoio às vítimas.
Os Açores deverão atingir a imunidade comunitária à covid-19 em julho, anunciou hoje o Governo açoriano, que receberá uma majoração de vacinas para as ilhas sem hospital, o que permitirá reforçar as restantes através do contingente regional.