O ministro da Administração Interna disse hoje que Portugal tem dado atenção aos cuidados sanitários dos imigrantes durante o último ano no âmbito da resposta à pandemia de covid-19.
O Governo dos Açores anunciou hoje que vai possibilitar a saída de utentes de lares de idosos para atividades lúdicas e dispensar de isolamento profilático, devido à covid-19, os utentes que se ausentem por razões médicas.
O primeiro-ministro afirmou hoje que recebeu "boas notícias" do presidente executivo da Pfizer sobre a evolução da produção e distribuição das vacinas contra a covid-19, assim como sobre políticas de preços para os países em desenvolvimento.
A Madeira já administrou 104.185 vacinas contra a covid-19 desde o dia 31 de dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 76.501 correspondem à primeira dose e 27.684 à segunda dose.
O Programa Bairros Saudáveis vai financiar 246 projetos, dos quais 69 em territórios do interior, o que “praticamente esgota” a dotação disponível de 10 milhões de euros, anunciou hoje a entidade responsável.
Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 268 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e nova redução nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal atingiu hoje a marca de quatro milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população, com a inoculação de uma utente na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, anunciou o Ministério da Saúde.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) afirmou hoje que é a favor do levantamento de patentes das vacinas contra a covid-19, salientando que essa medida será essencial para os fármacos chegarem aos países mais pobres.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos no Brasil, pediu na madrugada de hoje a suspensão da aplicação da vacina da AstraZeneca em mulheres grávidas.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros estimou hoje que haja entre 1.800 e 2.000 enfermeiros que foram contratados para dar à resposta à pandemia de covid-19 e que poderão ser dispensados.
A Comissão Europeia exigiu hoje que a farmacêutica AstraZeneca entregue à União Europeia (UE), até final de junho, as 90 milhões de doses da vacina anti-covid-19 que deveriam ter sido entregues no primeiro trimestre, admitindo sanções financeiras.
O Departamento de Saúde Mental do Hospital de Santarém ganhou uma nova sala, um espaço iluminado, decorado com peças recuperadas do seu espólio, pronto a acolher artistas utentes e artistas da comunidade, eliminando estigmas e preconceitos.
Os indicadores compósitos avançados da OCDE continuaram, em abril, a apontar para uma melhoria na atividade económica em toda a zona euro e em alguns dos grandes países que a compõem, tais como a Alemanha, Itália e Espanha.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 33 novos casos de covid-19, 32 dos quais em São Miguel e um na Terceira, e 16 pessoas recuperadas da doença, informa hoje o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional.
A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.306.037 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma nova técnica, quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), para o tratamento simultâneo de um carcinoma gástrico com metastização peritoneal.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que tributar heranças e doações pode ser uma solução para aumentar receitas e esbater desigualdades, mas sublinha que medidas nesta área têm de ser bem desenhadas.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto identificaram um mecanismo molecular que explica a resistência de alguns doentes com cancro gástrico ao medicamento usado na terapia, foi hoje anunciado.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai investir dois milhões de euros em projetos de investigação e contratar 18 novos investigadores “altamente qualificados”, foi hoje anunciado.
Henrique Faria, aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), encontrou uma falha na aplicação ‘Stayaway Covid’ que coloca em causa a eficácia daquela ferramenta digital, anunciou hoje aquela instituição.
A secretária de Estado Ana Paula Zacarias preside hoje, em Bruxelas, a um Conselho de Assuntos Gerais, no qual os 27 vão começar já a preparar o próximo Conselho Europeu, agendado para 24 e 25 de maio.
As crianças entre os 12 e os 15 anos já podem receber a vacina contra o SARS-CoV-2 da Pfizer BioNTech nos Estados Unidos, anunciou hoje a Food and Drug Administration (FDA), que regula o setor farmacêutico.
A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o compromisso alcançado sobre a Lei Europeia do Clima, abrindo assim caminho para a aprovação final da legislação pelo PE, que deverá ocorrer na sessão plenária de junho.
A `task force´ que coordena a vacinação contra a covid-19 confirmou hoje que o plano não deverá sofrer constrangimentos neste trimestre, devido às restrições etárias para o uso das vacinas da Janssen e da AstraZeneca.