Os especialistas alertam para a importância da vacinação contra a gripe para quem tem doenças do coração e lembram que dias depois de uma infeção gripal o risco de enfarte do miocárdio é mais de 10 vezes superior.
A vacinação contra a gripe arranca hoje em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo Serviço Nacional de Saúde.
Portugal volta a ter hoje um concelho em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 e sete em risco muito elevado, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a descer hoje quer no continente quer a nível nacional, enquanto os valores do índice de transmissibilidade registaram um aumento.
O projeto de investigação MobFood, lançado pelo Portuguese Agrofood Cluster, quer responder aos desafios do setor agroalimentar, tendo em vista tornar o setor mais competitivo, sustentável e seguro, com alimentos de qualidade.
A ‘task force’ lançou hoje um apelo a todas as pessoas que recuperaram da covid-19 há pelo menos três meses e que não chegaram a receber a vacina para se vacinarem “com a maior brevidade possível”.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.725.638 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
O movimento ambientalista Fridays for Future convocou para hoje uma nova greve climática estudantil com agenda alargada a outros problemas sociais, com mais de 1.500 ações em vários pontos do mundo, incluindo protestos em 14 localidades portuguesas.
A saturação da população e a banalização das mortes causadas por covid-19 são atualmente os principais riscos da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na opinião da especialista em comunicação Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou hoje dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes.
Portugal registou nas últimas 24 horas cinco mortes atribuídas à covid-19, 885 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria e nos cuidados intensivos.
A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe arranca na próxima segunda-feira e abrange pessoas em “determinados contextos” como lares, rede de cuidados continuados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
A partir de 01 de outubro o uso de máscara obrigatório cinge-se aos transportes públicos, grandes superfícies, lares e hospitais e salas de espetáculos e grandes eventos, de acordo com as medidas da terceira fase do desconfinamento hoje anunciadas.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.715.909 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Portugal continental tem hoje menos de metade do número de pessoas internadas e em cuidados intensivos por covid-19 do que em 01 de agosto, quando se iniciou o plano de desconfinamento, que deverá entrar na terceira e última fase.
Os peritos que aconselham o Governo na gestão da pandemia de covid-19 recomendaram a necessidade de manter a aposta na vacinação, na testagem e nas medidas sanitárias, além de uma maior responsabilização dos cidadãos na gestão do risco.
A Fundação Champalimaud inaugura na segunda-feira um centro de investigação e intervenção clínica dedicado ao cancro do pâncreas, três blocos operatórios com capacidade para 10 doentes por dia, 200 investigadores e parcerias internacionais na área da imunoterapia.
Um centro científico brasileiro desenvolveu um teste de deteção molecular (PCR) para a hanseníase (lepra) que permite diagnosticar a doença precocemente, antes que o paciente apresente as lesões cutâneas que a caracterizam.
Os 3,6 milhões de casos mundiais de covid-19 na semana entre 13 e 19 de setembro representaram uma descida de 9% relativamente aos sete dias anteriores, o que resulta na segunda semana consecutiva de descida a nível global.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.705.691 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
A Autoridade Regional de Saúde identificou nos Açores, nas últimas 24 horas, nove casos de covid-19 nos Açores, sendo oito em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.965 análises, estando internados cinco pacientes, divulgou hoje.
A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) promove entre 24 e 29 de setembro uma campanha informativa 'online' para aconselhar doentes e desmistificar conceitos em torno das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo, segundo a organização.
A Amnistia Internacional acusou hoje os grupos farmacêuticos que produzem as vacinas contra a covid-19 de alimentar uma “crise de direitos humanos sem precedentes”, apelando à doação de dois mil milhões de doses aos países pobres.
As empresas farmacêuticas responsáveis pelas principais vacinas contra a covid-19 estão a recusar participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e a desvalorizar o fornecimento a países mais pobres, acusou hoje a Amnistia Internacional (AI).