O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores disse hoje que haverá um “reforço significativo” de vacinação contra a covid-19 na ilha de São Miguel, nos próximos dias, com a administração de cerca de 30 mil doses.
Portugal registou nas últimas 24 horas seis mortes associadas à covid-19, 1.020 novos casos de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 e um novo aumento nos internamentos, ultrapassando hoje os 100 nos cuidados intensivos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma doença muito mais moderada”.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 43 novos casos positivos de covid-19, 42 em São Miguel e um no Faial, e há mais 78 pessoas que recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados de autotestes à covid-19 na plataforma eletrónica criada há um mês e 2.425 ao SNS 24, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Serviço Regional de Saúde dos Açores tem condições para administrar, sem recorrer à ajuda de militares, a segunda dose de vacinas contra a covid-19 nas ilhas sem hospital, garantiu hoje o responsável governamental da tutela na região.
A covid-19 teve um impacto similar na abordagem das doenças respiratórias crónicas nos países da CPLP, mas expôs várias desigualdades, nomeadamente ao nível socioeconómico e no acesso aos cuidados de saúde, afirmou hoje a pneumologista Margarete Arrais.
Dos cerca de 260 mil residentes na Madeira, 34% já têm a vacinação completa contra a covid-19 e 43% receberam a primeira dose, informou hoje o Governo Regional.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.875.359 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
O cirurgião cardiotorácico José Fragata alertou hoje para as sequelas da covid-19 que já se começam a sentir nos pulmões de alguns doentes que ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística e a exigir um transplante pulmonar.
O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, disse hoje ter tomado “boa nota” da “debilidade” de recursos humanos do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, sobretudo ao nível de médicos e de enfermeiros.
O Papa Francisco expressou hoje a sua solidariedade para com os idosos pela "solidão" e "sofrimento", agravados pela pandemia, numa mensagem de vídeo para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
A Comissão Europeia aprovou hoje a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em 2022.
As organizações terroristas procuraram aproveitar-se da pandemia de covid-19 para “espalhar propaganda de ódio e exacerbar a desconfiança nas instituições públicas”, mantendo-se o terrorismo jihadista a “maior ameaça para a UE”, revela um relatório hoje publicado pela Europol.
A Comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu (PE) concordou hoje com a alteração do mandato da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa), mas a acordo final só acontecerá na presidência eslovena do conselho da UE.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje à Lusa a existência de seis surtos ativos de covid-19 em lares de idosos portugueses.
Um estudo realizado com jovens de Portugal, Egito e Turquia mostra que a pandemia de covid-19 teve “um forte impacto nas suas rotinas quotidianas e nos seus planos de viagens futuras”, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
Cerca de 400 mil pessoas caíram abaixo do limiar da pobreza devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, agravando o fosso entre os ricos e os pobres em Portugal, revela um estudo hoje divulgado.
Cinco distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e ilha Terceira (Açores) apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ex-presidente do Infarmed Hélder Mota Filipe é candidato a bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, uma candidatura que pretende um maior envolvimento desta estrutura nas decisões de políticas de saúde e um maior aproveitamento das competências destes profissionais.
O presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos, que anunciou já a intenção de se candidatar a bastonário, defende uma maior valorização do trabalho destes profissionais e uma aproximação das farmácias aos cuidados primários.
Vários leitores classificaram como "arrepiante" a capa em branco da edição de domingo do jornal brasileiro Folha de S.Paulo, que visava assinalar as 500 mil vidas perdidas devido à covid-19 no país sul-americano.
A Assembleia Municipal do Porto aprovou uma recomendação do BE para que, entre outros objetivos, a Câmara do Porto promova a elaboração de um plano municipal LGBT+ que “identifique necessidades e aponte respostas específicas”.
A Fundação Rockefeller e a da empresa sueca IKEA anunciaram hoje a criação de um fundo dotado de 1.000 milhões de dólares (839 milhões de euros) para financiar projetos de energias limpas.