A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje que aprovou o novo regulamento tarifário do setor elétrico que atualiza os mecanismos e metodologias a vigorarem no novo período de regulação que começa em 2022.
Nos primeiros cinco dias da modalidade Casa Aberta, que permite a vacinação contra a covid-19 sem agendamento, foram vacinadas “cerca de 1.300 pessoas” em Ponta Delgada, um número abaixo da capacidade de inoculações, foi hoje revelado.
As 31 pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 no Lar de Bemposta, no concelho Mogadouro, distrito de Bragança, foram hoje dadas como curadas da infeção de acordo com as normas da DGS, disse à Lusa fonte da saúde pública.
Os valores da temperatura máxima em Portugal continental vão subir até ao próximo fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do interior, esperando-se também ao longo da semana um agravamento do risco de incêndio.
A Autoestrada 1 (A1) está cortada em ambos os sentidos entre os nós de Pombal e Soure desde as 16:15 de hoje devido a um incêndio no concelho de Pombal, disse fonte da GNR de Leiria.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que a DGS não esteve “surda nem cega” ao que foi dito sobre a vacinação dos adolescentes, mas salientou que esta decisão tinha de basear-se num parecer técnico.
A Madeira já administrou mais de 324 mil vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, informou hoje a Direção Regional de Saúde, indicando que 61% da população residente no arquipélago já tem a vacinação completa.
As normas de isolamento profilático na comunidade escolar vão ser revistas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) mais próximo do início das aulas, previsto para setembro, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.
Um lusodescendente que reside no País de Gales, Francis Gonçalves, afirma que o irmão e os pais morreram em Portugal, após se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, influenciados pelos movimentos anti-vacinas.
O primeiro-ministro congratulou-se hoje por a DGS ter recomendado a vacinação universal para crianças de entre 12 e 15 anos, afirmando que “tudo está a postos” para garantir a vacinação dessa faixa etária antes do ano letivo.
Mais de 380 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram distribuídas pelo mecanismo Covax a um total de 138 países, sobretudo do continente africano, América do Sul e sudeste asiático, segundo dados publicados pelo portal da Unicef.
A vacinação contra a covid-19 em modalidade "casa aberta" passou hoje a estar disponível para pessoas a partir dos 18 anos, anunciou a 'task-force' que coordena a administração de vacinas.
A maioria das vítimas que está a morrer com covid-19 tem mais de 80 anos e tem a vacinação completa, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, ressalvando que era uma situação expectável em função da efetividade da vacina.
O especialista Luís Graça defendeu hoje que a decisão da administração da terceira dose da vacina não pode estar dependente de testes serológicos, que são insuficientes para medir a eficácia das vacinas contra a covid-19.
Portugal regista hoje 17 mortes atribuídas à covid-19, 2.232 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e menos pessoas internadas em enfermaria e nos cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
Os Açores registaram 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, 56 dos quais em São Miguel, sete na Terceira e quatro no Faial, e contam ainda 77 recuperações, adianta hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19 é a mais prevalente em Portugal, com uma frequência relativa de 98,9% na semana que terminou a 01 de agosto, segundo o Instituto Ricardo Jorge.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.303.610 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi detetado na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço diário da AFP com base em fontes oficiais.
A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.
Quarenta municípios do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), tal como as ilhas açorianas da Terceira e de São Miguel e da ilha de Porto Santo, na Madeira.
Portugal é dos países europeus com maior vulnerabilidade às alterações climáticas, pelo que este problema deve converter-se numa prioridade nacional, aconselhou hoje a organização ambientalista ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
A erradicação global da covid-19 é “provavelmente viável”, graças à vacinação, às medidas de saúde pública e ao interesse global em controlar a pandemia, segundo um novo estudo.
O principal organizador da cimeira climática COP26, prevista para a Escócia, garantiu que o evento será presencial, com a máxima participação de líderes mundiais possível, dadas as restrições de viagens impostas pela pandemia.