Portugal tem três concelhos em risco extremo de infeção pelo coronavírus SARS-CoV2 - Alvito, Cuba e Penedono -, mais um em relação à semana anterior, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional voltou a subir, fixando-se hoje nos 84,2 casos por 100 mil habitantes assim como o índice de transmissibilidade (Rt) é 1 em todo o território.
Portugal registou em 2020 “uma diminuição” efetiva dos casos de tuberculose, assinala a diretora do programa nacional da Direção-Geral da Saúde, afastando o cenário de subnotificação devido à pandemia de covid-19.
Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda excessivo, segundo o INE.
Portugal regista hoje mais 766 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes associadas à covid-19 e redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Açores registam hoje 22 novos casos de covid-19, menos cinco do que na quinta-feira, e as infeções ativas por SARS-CoV-2 subiram de 164 para 175, revela hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A Assembleia da República recomendou hoje ao Governo que institua o dia 26 de novembro como Dia Nacional da Anemia e “concretize medidas” com vista ao desenvolvimento de uma estratégia nacional para o tratamento daquela condição.
A Assembleia da República recomendou hoje ao Governo que crie e aplique uma estratégia integrada de combate à solidão, um fenómeno que todos os partidos concordam que se agravou com a pandemia de covid-19.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para o “risco real” de mortalidade elevada entre pessoas não vacinadas contra a covid-19 na União Europeia (UE), pedindo aos países esforços “urgentes” para convencerem esta população.
O ministro da Defesa Nacional avançou hoje que o Laboratório Nacional do Medicamento, antigo Laboratório Militar, terá uma “reserva estratégica do medicamento” que funcionará em estreita ligação com o Ministério da Saúde e o Infarmed.
A ministra da Saúde afirmou hoje, no Porto, em relação às quatro greves anunciadas no setor, que o Governo “sempre esteve disponível para dialogar” com os sindicatos, mas salientou que “não há coincidências” em relação ao 'timing' do anúncio dos protestos.
O Centro de Medicina Digital P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) lançou uma plataforma gratuita de autoavaliação da dor crónica, foi hoje anunciado.
O PS/Madeira afirmou hoje que o financiamento em 50% do novo hospital da Madeira pelo Governo da República “não é nenhum favor” e acusou o executivo regional de descurar os serviços de saúde enquanto decorre a obra.
O projeto português Food From The Block é um dos vencedores da iniciativa internacional The Healthy Food Challenge, que pretende promover sistemas alimentares saudáveis com ideias inovadoras e prevenir a obesidade entre as populações mais vulneráveis.
Um estudo sobre o acesso ao Sistema Regional de Saúde (SRS) dos Açores alerta para ausência de um sistema informático que promova uma “verdadeira integração” entre os centros de saúde e os hospitais da região.
A mortalidade diminuiu em setembro face ao mês homólogo de 2020, mas o número de óbitos por covid-19 aumentou, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram hoje autoridades de saúde britânicas.
Pelo menos 191 dos 267 médicos do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) estão solidários com os pedidos de demissão do diretor clínico e de 87 diretores de serviço e chefias médicas, revelou hoje fonte próxima da direção clínica.
A ministra da Saúde afirmou hoje que a progressão das carreiras, o regime de dedicação plena e o fim das taxas moderadoras são alguns dos “sinais” do Orçamento Estado para 2022 que visam “o regresso à normalidade”.
O parlamento discute hoje o aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra crianças, bem como o agravamento da moldura penal, e a possibilidade de os crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual passarem a ser públicos.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá “promover a recuperação” do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde estão mais “cuidados” e “qualidade de vida”.
Os secretários de Estado Adjunto e da Saúde e das Comunidades portugueses disseram hoje à Lusa que a área da Saúde é o foco da viagem que iniciaram ao Brasil e que resultará num memorando de entendimento.
A Delegação de Saúde de Ponta Delgada, nos Açores, está a acompanhar o surto de covid-19 num lar daquele concelho, que registou entre terça-feira e hoje 16 casos de infeção por SARS-CoV-2, cinco em profissionais e 11 em utentes.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou hoje que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1, uma doença que atinge cerca de uma em cada 11 mil crianças.