A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe arranca na próxima segunda-feira e abrange pessoas em “determinados contextos” como lares, rede de cuidados continuados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
A partir de 01 de outubro o uso de máscara obrigatório cinge-se aos transportes públicos, grandes superfícies, lares e hospitais e salas de espetáculos e grandes eventos, de acordo com as medidas da terceira fase do desconfinamento hoje anunciadas.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.715.909 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Portugal continental tem hoje menos de metade do número de pessoas internadas e em cuidados intensivos por covid-19 do que em 01 de agosto, quando se iniciou o plano de desconfinamento, que deverá entrar na terceira e última fase.
Os peritos que aconselham o Governo na gestão da pandemia de covid-19 recomendaram a necessidade de manter a aposta na vacinação, na testagem e nas medidas sanitárias, além de uma maior responsabilização dos cidadãos na gestão do risco.
A Fundação Champalimaud inaugura na segunda-feira um centro de investigação e intervenção clínica dedicado ao cancro do pâncreas, três blocos operatórios com capacidade para 10 doentes por dia, 200 investigadores e parcerias internacionais na área da imunoterapia.
Um centro científico brasileiro desenvolveu um teste de deteção molecular (PCR) para a hanseníase (lepra) que permite diagnosticar a doença precocemente, antes que o paciente apresente as lesões cutâneas que a caracterizam.
Os 3,6 milhões de casos mundiais de covid-19 na semana entre 13 e 19 de setembro representaram uma descida de 9% relativamente aos sete dias anteriores, o que resulta na segunda semana consecutiva de descida a nível global.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.705.691 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
A Autoridade Regional de Saúde identificou nos Açores, nas últimas 24 horas, nove casos de covid-19 nos Açores, sendo oito em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.965 análises, estando internados cinco pacientes, divulgou hoje.
A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) promove entre 24 e 29 de setembro uma campanha informativa 'online' para aconselhar doentes e desmistificar conceitos em torno das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo, segundo a organização.
A Amnistia Internacional acusou hoje os grupos farmacêuticos que produzem as vacinas contra a covid-19 de alimentar uma “crise de direitos humanos sem precedentes”, apelando à doação de dois mil milhões de doses aos países pobres.
As empresas farmacêuticas responsáveis pelas principais vacinas contra a covid-19 estão a recusar participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e a desvalorizar o fornecimento a países mais pobres, acusou hoje a Amnistia Internacional (AI).
A qualidade do ar em Portugal e na Europa melhorou de 2019 para 2020, possivelmente devido aos confinamentos durante a pandemia de covid-19, adianta um relatório europeu, embora permaneçam sérios riscos para a saúde devido à poluição atmosférica.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje as vacinas como bem público global, num discurso nas Nações Unidas em que condenou o isolacionismo, o populismo e a xenofobia, apelando ao compromisso.
O Instituto Português do Sangue (IPST) arquivou os três processos de inquérito a profissionais por alegadas práticas discriminatórias na doação de sangue de homens homossexuais, entendendo não haver factos que justifiquem infração disciplinar.
Portugal registou nas últimas 24 horas 11 mortes atribuídas à covid-19, 780 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.
Os sete sindicatos dos enfermeiros entregaram hoje um documento reivindicativo conjunto à tutela com vista à resolução de problemas como a contratação dos profissionais em situação precária e em nome da criação de uma carreira que valorize todos.
A variante Delta do vírus SARS-CoV-2 voltou a ser responsável por todos os casos de infeção registados em Portugal, depois de a Gamma ter registado uma prevalência de 0,4% na semana anterior, anunciou hoje o INSA.
O custo das duas vacinas contra a bactéria que pode provocar doenças como a pneumonia vai baixar no próximo mês para os maiores de 65 anos, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República, a comparticipação passa dos atuais 37% para 69%.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, e têm hoje sete doentes internados, menos um do que na segunda-feira, divulgou a Autoridade de Saúde Regional.
A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 4.696.559 mortos no mundo desde que o SARS-CoV-2 foi identificado em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da AFP até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar hoje na 76.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, em defesa do diálogo global e das prioridades de António Guterres à frente desta organização.
A Associação Nacional de Beneficiários da ADSE (Associação 30 de Julho) revelou hoje que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).