A Comissão Europeia lançou hoje cinco estruturas de missão para atingir até 2030 objetivos como tornar pelo menos 150 regiões e comunidades europeias resistentes às alterações climáticas e melhorar a vida de três milhões de pessoas com cancro.
Portugal regista hoje seis mortes atribuídas à covid-19, 755 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.762.596 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Madeira atingiu 81% da população residente com a vacinação completa contra a covid-19 e 83% com a primeira inoculação, segundo o boletim semanal sobre a administração de vacinas no arquipélago, divulgado hoje pelo Governo Regional.
Cerca de 200 médicos de família devem aposentar-se este ano, segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que diz que o saldo negativo entre as aposentações e entradas destes profissionais no SNS deve inverter-se em 2023.
Os Açores registaram 20 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 11 doentes internados, mais sete do que na terça-feira, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde.
A assistência no Serviço Nacional da Saúde (SNS) recuperou os níveis pré-pandemia, anunciou hoje o Ministério, indicando que foram realizadas este ano, até agosto, 24 milhões de consultas, mais três milhões do que em 2019.
Um grupo de médicos do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA) alertou para a “alarmante situação de falência” da urgência pediátrica do hospital de Faro, considerando que a falta de profissionais está a colocar em risco a assistência aos doentes.
Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a procurar novos biomarcadores para detetar e monitorizar o cancro do estômago de forma rápida e muito menos invasiva, foi hoje anunciado.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) defendeu hoje que é preciso encontrar os doentes oncológicos que ficaram por identificar devido à pandemia, mas alertou que esta tentativa de recuperação não pode prejudicar diagnósticos e tratamento futuros.
A equipa de investigadores que venceu a 2.ªedição da Bolsa de Investigação em Leucemia Linfocítica Aguda quer compreender alguns mecanismos de progressão da doença para poder encontrar soluções para casos em que os tratamentos não são curativos.
Um estudo das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria, em Espanha, mostrou que as vacinas contra o novo coronavírus não causaram efeitos adversos às mulheres em fase de amamentação, informou a instituição, em comunicado.
Investigadores da Universidade de Cambridge defendem num estudo publicado hoje um novo modelo para aferir a evolução da pandemia de covid-19, em vez do indicador atualmente utilizado para apurar a transmissão de infeções.
O vice-almirante Gouveia e Melo vai ser proposto pelo Governo ao Presidente da República para substituir o atual Chefe do Estado-Maior da Armada que vai ser exonerado, adiantou à Lusa fonte próxima do processo.
Portugal registou nas últimas décadas uma evolução “bastante favorável nos indicadores da desigualdade na mortalidade”, aproximando-se dos restantes países da Europa, de acordo com um estudo hoje divulgado pela Universidade de Coimbra (UC).
A Madeira sinalizou 21 novos casos de covid-19 e mais sete recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que as autoridades de saúde têm identificadas 105 situações ativas e registam quatro pessoas hospitalizadas, foi hoje anunciado.
O PSD agradeceu hoje ao vice-almirante Gouveia e Melo e à sua equipa “todo o trabalho e esforço” na planificação e gestão do processo de vacinação contra a covid-19.
Portugal regista hoje sete mortes atribuídas à covid-19, 600 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje que Portugal dispõe de vacinas suficientes para a vacinação contra a gripe sazonal, lembrando que, ao contrário da covid-19, esta vacina não está prevista para a generalidade da população.
O arranque "cambaleante" da vacinação levou a `task force´ a criar um estado-maior para planear e controlar um processo que, cerca de 240 dias depois, termina como uma referência internacional, refere um documento a que a Lusa teve acesso.
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está preparado para executar qualquer decisão técnica e científica que seja tomada sobre uma eventual terceira dose da vacina contra a covid-19, mesmo que seja para abranger toda a população.
A coordenação do processo de vacinação contra a gripe sazonal vai ser liderada pelo coronel do exército Carlos Penha Gonçalves, coadjuvado por uma equipa com mais oito elementos, representativos dos três ramos das Forças Armadas.
A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira avançou hoje com um projeto de lei que visa alargar o prazo legal de acesso à interrupção voluntária da gravidez (IVG) para 14 semanas e o fim do período de reflexão.
A próxima fase do processo de desconfinamento anunciada pelo governo vai avançar no dia 01 de outubro, mesmo que ainda não tenha sido oficialmente atingida a meta de 85% da população com a vacinação completa contra a covid-19.