A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) decidiu hoje que uma terceira dose da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer e da Moderna só deverá ser administrada na União Europeia (UE) a pessoas com “sistemas imunitários gravemente enfraquecidos”, após 28 dias.
Mais de 20 associações de 17 países formalizaram hoje a Long Covid Europe, uma organização para sensibilizar os governos para a situação das pessoas que permanecem com sintomas debilitantes após recuperarem da infeção por SARS-CoV-2.
Um surto de covid-19 num lar do concelho de Cuba, no distrito de Beja, regista 55 utentes e 12 funcionários infetados e um óbito associado à doença, revelou hoje o provedor da instituição.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer, fixando-se agora abaixo dos 100 casos por 100 mil habitantes, mas registou-se uma ligeira subida no índice de transmissibilidade.
Portugal atingiu hoje as 18.000 mortes atribuídas à covid-19, com mais sete óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados da Direção-Geral da Saúde que revelam também 193 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar um pedido de comercialização do anticorpo regkirona para tratar adultos com covid-19, devendo emitir uma decisão dentro de dois meses.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje à Marinha o seu contributo no combate à pandemia, na Escola de Tecnologias Navais, enaltecendo a competência, brio e sentido de serviço “verdadeiramente notáveis”.
A confiança dos portugueses nas instituições “melhorou, mas ainda está longe do ideal”, destacando-se o índice de confiança no ensino público, seguido do Presidente da República, Exército, Polícia e Serviço Nacional de Saúde, segundo um inquérito da Deco Proteste.
Os Açores registaram sete novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas e têm 10 doentes internados, dois dos quais em cuidados intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.798.207 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que o ‘smartphone’ pode ser usado como alternativa ao estetoscópio tradicional, ao ser capaz de gravar os sons pulmonares com qualidade e de capturar os sons anormais.
O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo tem conhecimento e se vai tomar diligências relativamente à construção de um novo armazém de resíduos nucleares em Almaraz, Espanha, a 110 quilómetros da fronteira com Portugal.
O Papa Francisco, juntamente com outros líderes religiosos e cientistas, apelou hoje à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) para agir "com urgência para oferecer respostas eficazes à crise ecológica sem precedentes".
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído conjuntamente a David Julius e Ardem Patapoutian pelo seu trabalho na descoberta dos recetores da temperatura e do toque, anunciou hoje o secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann.
A liderança de António Guterres como secretário-geral da ONU teve menos força nos primeiros anos, mas foi visível nos entendimentos multilaterais que continuaram a existir num período de “desglobalização”, sustentam especialistas em relações internacionais à agência Lusa.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023), que será encerrada pelo Papa, vai realizar-se entre os dias 01 e 06 de agosto desse ano, anunciou hoje o Comité Organizador Local.
O Governo quer integrar o pré-escolar (dos três aos cinco anos) no ensino obrigatório, uma proposta que consta da versão preliminar da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2023 aprovada pelo executivo que seguiu para consulta pública.
No Dia Europeu da Depressão que hoje se assinala, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança o documento “Vamos falar sobre depressão”, para esclarecer a população sobre esta doença prevalente e incapacitante, que continua a ser incompreendida e subestimada.
A negociação coletiva anual entre o Governo e os sindicatos da administração pública arranca hoje, uma semana antes da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no parlamento, com as estruturas sindicais a reivindicarem aumentos salariais.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer quer no continente quer a nível nacional, registando-se, por outro lado, uma ligeira subida no índice de transmissibilidade.
Portugal regista hoje quatros mortes atribuídas à covid-19, 696 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria, mas mais um em cuidados intensivos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) mandou hoje suspender a venda de quatro lotes do medicamento para ajudar a parar de fumar Champix, por ter sido detetada uma impureza com valores acima do aceitável.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre quais as medidas que estão a ser tomadas para responder à "preocupante falta" de médicos na urgência pediátrica do Hospital de Faro, no Algarve.
O grupo parlamentar do PCP solicitou hoje o “urgente agendamento” das audições requeridas pelos comunistas e aprovadas na Comissão de Saúde sobre a situação do Centro Hospitalar de Setúbal, nomeadamente do Conselho de Administração e da ministra da Saúde.