SAÚDE QUE SE VÊ

OMS apoia Angola na revisão e validação de dados sobre Doenças Tropicais Negligenciadas

LUSA
09-10-2019 10:15h

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) partilharam com técnicos do Programa Nacional de Controlo das Doenças Tropicais Negligenciadas, consideradas endémicas em Angola, procedimentos para o manuseamento da base de dados relativa a estas enfermidades.

Segundo uma nota da OMS, a que a Agência Lusa teve acesso, durante 15 dias foi realizado o processo de revisão e validação dos dados sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas, que recorrem a quimioterapia preventiva, designadamente a filaríase linfática, oncocercose ou “cegueira dos rios”, shistosomíase, geohelmintíases ou helmintes, transmitidas pelo solo, e tracoma.

Todas estas doenças são consideradas endémicas em Angola, podendo ser encontradas em todo o país, e, segundo a OMS, “constituem uma preocupação de saúde pública mundial, tendo em conta os impactos negativos que exercem sobre a saúde da população, em particular na vida social, produtividade, desenvolvimento deficitário na infância e a perpetuação do ciclo de pobreza”.

A ação de formação dos técnicos angolanos teve como objetivo garantir a atualização e revisão dos dados sobre a situação dessas doenças em Angola, bem como determinar as áreas elegíveis a quimioterapia preventiva ou tratamento em massa de medicamentos anti-helmínticos.

A representante em exercício da OMS em Angola, Fernanda Alves, citada na nota, considerou que a revisão e validação dos dados sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas vai permitir ao país identificar com propriedade a magnitude das doenças negligenciadas, monitorizar os esforços já realizados, bem como determinar as ações necessárias para atingir o controlo e eliminação das mesmas do território angolano.

“Felicitamos Angola por esta realização e fazemos votos que o Ministério da Saúde experimente e expanda a base de dados em todo o país, para assegurar a recolha e o tratamento de dados a nível nacional e garantir a prevenção, tratamento e eliminação das DTN “, referiu Fernanda Alves.

Angola conta com o apoio da OMS para o controlo, eliminação e erradicação das Doenças Tropicais Negligenciadas, bem como para o alcance da cobertura universal sanitária, através de estratégias de combate a estas enfermidades, nomeadamente a quimioterapia preventiva, o manejo intensificado de casos, a luta antivetorial e contra hospedeiros intermediários, a garantia de água sem risco para a saúde, saneamento e higiene.

MAIS NOTÍCIAS