SAÚDE QUE SE VÊ

PS e PSD defendem colocação de pontos de água gratuita em Leiria

LUSA
08-10-2019 15:28h

Os vereadores do PS e do PSD aprovaram em reunião de Câmara uma proposta para a instalação de pontos de distribuição gratuita de água na cidade de Leiria, anunciou hoje o Município.

Os novos bebedouros públicos vão ser instalados na zona de lançamentos, no Jardim da Almoinha, no parque infantil do Caniço e no Parque do Avião, refere uma nota de imprensa da Câmara liderada por Gonçalo Lopes.

Segundo a autarquia, a zona polis da cidade, junto ao rio, é percorrida diariamente por centenas de munícipes entusiastas da prática desportiva informal, pelo que a existência de bebedouros se torna uma necessidade relevante para que todos possam ter acesso a água gratuita ao longo dos trajetos percorridos.

Para a Câmara, estes novos equipamentos pretendem aliar ambiente, design e tecnologia.

Do ponto de vista ambiental, o mais fácil enchimento de garrafas ou cantis contribuirá para motivar aqueles que efetuam estes percursos a encherem as suas próprias garrafas e de forma progressiva deixarem de utilizar garrafas descartáveis de plástico, entende a Câmara.

Ao nível do design, a aposta é tornar os bebedouros facilmente identificáveis e, para isso, um dos desafios é o envolvimento da população estudantil, do ensino secundário e do ensino superior, com o lançamento de um concurso municipal para a sua conceção estética.

Por outro lado, os bebedouros poderão ser equipados com dispositivos tecnológicos para medir a quantidade de água utilizada e assim mostrar aos utilizadores o número equivalente de garrafas plásticas descartáveis salvas, informa a mesma nota.

Com esta iniciativa, o Município de Leiria "não só dá resposta à necessidade verificada de existência de bebedouros que permitam a todos os cidadãos terem disponível água gratuita e de qualidade enquanto usufruem dos espaços da cidade como, em simultâneo, dá mais um pequeno, mas importante passo, ao nível das medidas com as quais se pretende sensibilizar os cidadãos para a urgente diminuição da pegada ecológica", salienta o comunicado.

MAIS NOTÍCIAS