SAÚDE QUE SE VÊ

Gaia candidata três projetos de capacitação e empoderamento de cuidadores informais

LUSA
08-10-2019 15:08h

A Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou hoje que submeteu três candidaturas a projetos “de capacitação e empoderamento” que podem vir a envolver cerca de quatro centenas de cuidadores informais, bem como jovens que vivem esta realidade.

As candidaturas foram submetidas ao abrigo do Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social e envolverá, se vierem a ser aceites, um investimento municipal na ordem dos 170 mil euros.

Um dos projetos denomina-se “C2iD – Capacitar os Cuidadores Informais” e está focado na área da deficiência.

De acordo com a descrição da candidatura, “a elevada responsabilidade do papel de cuidador é, em muitos casos, uma fonte de stresse provocada pela sobrecarga de exigências, às quais nem sempre consegue responder-se com a eficácia desejada”.

Em consequência desta realidade, continua a descrição, “verifica-se um impacto negativo quer a nível físico quer a nível psicológico e social, o que se reflete numa diminuição da qualidade de vida e do próprio apoio prestado”.

Assim, o C2iD tem como objetivo promover a relação entre as respostas da comunidade e o cuidador, combatendo o isolamento social através da a construção de uma rede local de suporte customizada ao cuidador.

Este primeiro projeto propõe-se acompanhar 150 cuidadores e promete não descurar o restante agregado familiar.

“Oficinas de Cuidadores” é o nome de um projeto que também foi alvo de candidatura e que tem como foco os cuidadores desempregados e como metodologia a criação de oficinas de atividades profissionais assentes na metodologia de formação.

“[O projeto] tem em vista o crescimento da formação, capacitação, emprego e autoemprego, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável que permita melhorar as condições de saúde e socioeconómicas dos cuidadores de pessoas com deficiências ou outras doenças, assim como do seu agregado familiar”, lê-se na candidatura.

No total, este segundo projeto, se vier a ser concretizado, vai capacitar 250 cuidadores, fomentando o desenvolvimento das suas competências para futura reintegração no mercado de trabalho.

A terceira candidatura chama-se “Jovens Cuidadores”, sendo uma iniciativa da Portincarers – Associação Cuidadores de Portugal, que se constituiu com o principal objetivo de dar visibilidade e voz aos cuidadores informais e influenciar as políticas a nível nacional e na União Europeia.

“Este projeto pretende suprir a ausência significativa, ou mesmo total, de respostas adequadas de apoio aos jovens cuidadores informais nas áreas da saúde, educação e juventude, o que pode colocá-los em risco em termos de saúde física e mental, pobreza e exclusão social, com potencial impacto negativo no seu desenvolvimento e qualidade de vida. Estes indivíduos apresentam, igualmente, o dobro do risco de integrar o grupo de jovens que nem trabalham nem estudam, comparativamente com os jovens que não cuidam (NEET)”, descreve a candidatura.

O objetivo deste projeto é criar “impacto significativo no desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens cuidadores”, bem como promover o sucesso educativo, a diminuição do abandono escolar e as competências que podem ser valorizadas pelo mercado de trabalho.

MAIS NOTÍCIAS